Europastry celebra 25 anos em Portugal

O Grupo Europastry existe de 1987, mas foi há 25 anos que a empresa surgiu em Portugal. Desde então, já foram internacionalizados vários produtos portugueses. Entre os mais apreciados estão o pastel de nata, o Pão de Deus ou o Bretzel ®, como conta em entrevista Filipe Canário, Marketing Manager, em entrevista à Business Portugal.

Filipe Canário, Baker and Sales & Marketing Director

Em 2022, a Europastry assinala 25 anos de presença em Portugal. Na sua ótica, que posição ocupa a operação nacional no universo de mais de 60 países onde a empresa marca presença?

Portugal é um projeto muito acarinhado pelo grupo, pois foi pioneiro no processo de internacionalização e, ainda hoje, é uma plataforma para novos mercados. Em Portugal, já contamos com duas unidades fabris e com mais de 450 pessoas na equipa, o que nos posiciona no segundo país de maior investimento por parte do grupo. Adianto ainda, que do ponto de vista de inovação, a contribuição do nosso país tem sido muito bem sucedida, quer nos mercados europeus quer em outros continentes.

 

 

O sucesso tem sido constante e, mesmo em tempo de pandemia, a empresa apresentou 500 novas referências. Isto demonstra a capacidade de inovação da empresa, assim como a disponibilidade do consumidor português receber novidades?

O ciclo de inovação para nós é contínuo, o mercado nacional aceitou 153 novos produtos, apesar de, no universo global, tenhamos criado mais de 500 nestes últimos anos. O consumidor nacional está disponível para receber novidades, mas acima de tudo, exige que a qualidade da oferta seja surpreendente, pelo menos os consumidores Europastry, já nos habituaram a que o nível seja o mais elevado. A inovação que praticamos é sempre focada no cliente e a considerar as tendências e hábitos de consumo.

 

Portugal é reconhecido como pioneiro em vários produtos. Que produtos “made in” Portugal vos dá mais orgulho em ver viajar para os quatro cantos do mundo? A inovação e a qualidade são e vão continuar a ser pilares da vossa atuação?

Mais que orgulho é satisfação e, obviamente, é o pastel de nata, acarinhado e reconhecido internacionalmente e que, de uma forma feliz, nos tem representado, mas existem outros, como o Croissant Brioche Porto e, mais recentemente, o Pão de Deus que muito tem surpreendido outras geografias e como estrela, o Bretzel ®, um produto criado em Portugal, que hoje já se apresenta com uma família própria e completa com vários sabores e dimensões, mas sempre com a classe Premium que um Bretzel ® representa.

A inovação e a qualidade são uma consequência do espírito inquieto que contagia positivamente toda a organização, mas hoje, a sustentabilidade representa outro pilar fundamental da nossa organização que iremos cultivar, da mesma forma como cultivamos os trigos com que produzimos, por exemplo, a nossa gama de Pão Saint Honoré, e contribuirmos para que o nosso sector seja, verdadeiramente sustentável.

 

 

 

Que novidades estão previstas para apresentar ao mercado? Esta efeméride será comemorada com o lançamento de um novo produto?

Temos várias, mas destacaria dois novos Bretzel, um com Maçã de Alcobaça e outro com Pêra Rocha do Oeste no seu interior, onde procuramos também promover a região do Oeste, pelas ricas frutas que nos proporcionam, além de promover o consumo de fruta junto dos nossos consumidores. Por outro lado, teremos no mês de setembro o lançamento de um novo pastel de nata de café, em parceria com uma marca de café bem presente no mercado nacional.

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