Europastry: A arte da panificação moderna

Data:

Partilhar

A Europastry tem vindo a redefinir a panificação industrial ao unir tradição artesanal e inovação tecnológica, garantindo produtos autênticos. Em entrevista, Filipe Canário, Sales & Marketing Director da Europastry Portugal, revela como a empresa mantém uma vantagem competitiva através de inovação e soluções tailor-made e fully baked, alinhadas com as tendências de mercado.

 

Filipe Canário, Sales & Marketing Director

 

 

 

A Europastry equilibra tradição artesanal e inovação para redefinir a panificação industrial. Como é que a empresa transforma essa fusão em vantagem competitiva e quais são as principais inovações que estão a moldar o futuro do setor?

A Europastry tem sido pioneira a combinar a tradição artesanal da panificação com as mais avançadas inovações tecnológicas, criando um modelo único que nos coloca na vanguarda do setor. Temos apostado fortemente em processos de produção automatizados e eficientes, criando um modelo único que combina excelência e eficiência, mantendo qualidade e autenticidade, e oferecemos produtos com sabor artesanal em escala global. A nossa grande vantagem competitiva reside na agilidade em integrar a inovação, assim como o desenvolvimento de soluções “tailor-made” e fully baked na cadeia produtiva, alinhadas às tendências do mercado, garantindo eficiência operacional e consistência de qualidade, respondendo às necessidades específicas dos nossos clientes e às tendências do mercado.

 

 

 

 

Sendo a inovação parte essencial do ADN da Europastry, pode partilhar insights sobre as próximas novidades que a empresa pretende lançar? De que forma essas inovações refletem as tendências emergentes no setor da panificação e as novas exigências dos consumidores?

A Europastry continua a colocar a inovação no centro da sua estratégia, respondendo às exigências dos consumidores e acompanhando tendências de mercado. Priorizamos a criação de produtos mais nutritivos e equilibrados, destacando a importância da utilização de ingredientes naturais e locais. Esse compromisso reflete o crescente interesse dos consumidores por alimentos mais autênticos. Em janeiro lançámos a nossa primeira coleção anual de inovação, com 30 novos produtos que incorporam conceitos inovadores, novos formatos e sabores. Destacamos a coleção de Cheesepies, o Burger Croissant e pães Gran Reserva Fully Baked, feitos com massa mãe e farinhas locais, promovendo a proximidade e a qualidade. No segmento American Bakery lançamos o Muffin de Pistacho e o Muffin Chocolate Lion®, ambos muito bem recebidos pelos nossos clientes.

A gama Le Brió foi reforçada com a linha Beach, composta por um Burger e Hot Dog elaborados com massa brioche rica em ovo, manteiga e massa mãe, que se destacam pelo formato de tabuleiro, pela sua aparência dourada e apelativa e textura incrivelmente fofa. Estamos já a trabalhar nas novidades de abril, com um foco especial no Canal Horeca. Estas novidades alinham-se à procura crescente por alimentação saudável, responsável e às novas tendências em sabores, texturas e formatos. Entre elas, destaca-se a nova coleção de Bolas de Berlim para o verão e uma linha de pães diferenciados destinados á restauração e hotelaria.

A sustentabilidade, para a Europastry, é um compromisso com o futuro do planeta. De que forma a empresa está a implementar práticas sustentáveis na produção e na embalagem, para acompanhar essa demanda global?

A sustentabilidade é um compromisso central da Europastry em que estamos fortemente empenhados. Entre 2020 e 2023, reduzimos 50% das emissões de CO2, economizando 27.776 toneladas de carbono. Utilizamos 91% de energia elétrica proveniente de fontes renováveis nas nossas unidades de produção e promovemos o uso de matérias-primas locais, como trigo cultivado de forma sustentável. Investimos também na otimização do uso de água, em embalagens ecológicas, numa frota sustentável e práticas de economia circular. Este é um caminho que vamos continuar a seguir, de forma a garantir que continuamos a liderar o setor com práticas responsáveis e inovadoras.

Newsletter

Últimas Edições

Artigos Relacionados

PUB