Esposende: Um privilégio da Natureza

Benjamim Pereira, presidente da câmara municipal de Esposende, revela os motivos pelos quais Esposende deve constar no seu roteiro de visita pelo país.

Benjamim Pereira, Presidente

O Município de Esposende foi distinguido nos Prémios Autarquia do Ano 2022, com quatro prémios e duas menções honrosas, reconhecendo o mérito e a qualidade de projetos municipais, que vão desde a educação à área social, passando pela economia e ambiente. Para si, o que representam estas distinções?

Em primeiro lugar dizer que, foi com grande satisfação que vi o Município de Esposende ser distinguido nos Prémios Autarquia do Ano 2022, reconhecendo o mérito e a qualidade de projetos municipais. Importa, também, dizer que, Esposende foi o Município que arrecadou o maior número de prémios.   O reconhecimento destes projetos, em áreas tão distintas, para além de refletir o profissionalismo, esforço e dedicação dos colaboradores do Município reflete, também, a qualidade e a excelência destas apostas implementadas, num contexto de um desenvolvimento sustentado, abrangente e harmonioso do território concelhio. Estes prémios vêm reforçar e legitimar a excelência do Município de Esposende enquanto destino para viver e trabalhar.

 

A praia de Esposende é o ex-líbris da região. Ainda assim, para quem vos visita, quais são os outros pontos de passagem obrigatórios?

Esposende é muito mais que praia. Ao longo de 18 Km de costa há todo um território para descobrir e usufruir, entre mar, rios e monte. Seja no litoral, de belas praias e mar azul, ou no interior, verde e intenso, as paisagens são encantadoras, ora convidando ao descanso, ora desafiando à descoberta. Mas o território concelhio é fértil em ofertas para o visitante, nomeadamente o património natural, paisagístico, arqueológico, religioso, cultural e etnográfico, bem como a Rede de Miradouros, Rede de Observatórios de Avifauna e Rede de Percursos Pedestres. O epíteto de “Privilégio da Natureza” que Esposende ostenta, deriva do vasto património material e imaterial, intimamente ligado à relação com o mar, o rio e a comunidade piscatória. Esta aposta na valorização e projeção do património material e imaterial, destaca a excelência da gastronomia atlântica e a diversificada oferta de atividades náuticas que os rios e o mar proporcionam experiências infinitas. A predominância do Vento no nosso território, muitas vezes associada à “Nortada”, pode ser analisada como um ponto forte e diferenciador no desenvolvimento territorial, ou mesmo uma oportunidade, fundindo as naturais sinergias entre os dois temas: a influência atlântica na gastronomia local; e o convite desse mesmo mar, do vento e da excecional costa para a prática de desportos de água, onde o kitesurf regista crescente adesão.

Visitar Esposende é descobrir um verdadeiro Privilégio da Natureza!

 

O associativismo está muito presente neste município e isso deve-se também ao apoio financeiro (e não só) que tem sido dado por parte do executivo. Nesse sentido, que associações destaca? É importante promover o desporto, bem como uma vida mais saudável e ativa junto dos seus cidadãos?

O Associativismo, nas suas múltiplas vertentes, constitui, indubitavelmente, um dos pilares estruturantes das sociedades atuais, não apenas pela preponderância e relevância evidenciadas ao nível do fomento e expressão das dinâmicas sociais, como ainda pelo papel determinante que desempenha em todo o processo de desenvolvimento das comunidades a nível Local, Regional e Nacional. No concelho de Esposende existem dezenas de associações, sejam de cariz social, cultural, desportivo, um tecido associativo único no país. O Município de Esposende tem, por isso, procurado honrar, ao longo dos anos, o seu compromisso de apoio e promoção das atividades desenvolvidas por essas entidades (Associações e Clubes) sedeadas no nosso concelho, no pleno reconhecimento do assinalável esforço, dedicação, empenho e abnegação que caracterizam a atuação dos Órgãos Sociais das referidas entidades, os quais, através das suas ações, continuam e continuarão, diariamente, a contribuir de forma decisiva, insubstituível e inestimável para o desenvolvimento social, cultural e desportivo das gerações Esposendenses. Tendo por base este pensamento, criamos e desenvolvemos projetos na área do desporto que abrangem todas as faixas etárias, das quais destaco o projeto “dar vida aos anos”, os contratos programa de desenvolvimento desportivo para apoio à promoção de todas as modalidades e provas nacionais e internacionais em várias modalidades.

O tecido associativo ocupa, por isso, um lugar fundamental e único na dinâmica das comunidades, sendo por excelência elemento de extrema relevância nas iniciativas culturais, recreativas, desportivas e sociais do Município de Esposende.

 

Ao nível da agenda, quais os próximos eventos a realizarem-se na região? O que nos pode revelar sobre os mesmos?

O Município de Esposende promove durante todo o ano uma programação cultural regular e bastante diversificada, sendo que nos meses de verão multiplicam-se os espetáculos e animação no exterior. Tal como acontece todos os anos, com exceção dos dois últimos por via da situação pandémica, este ano temos um amplo e diversificado programa de eventos, que promete proporcionar um verão excecional, tanto aos nossos residentes como aos nossos turistas e visitantes. Ao todo teremos cerca de uma centena de eventos, da cultura ao desporto, passando pelo lazer, que prometem dias intensos e noites surpreendentes, de forte animação e saudável convívio, atendendo à vocação turística do nosso concelho. O  com Mariza, Matias Damásio, Bárbara Tinoco e Delfins, bem como os eventos que são já referência no Verão de Esposende, como a Silent Party, a Noite Branca ou a Esposende Summer Party 80’s. A Festa do Emigrante terá nova edição.

Será, certamente, um verão em cheio em Esposende, este ano com a particularidade de se assinalarem os 450 anos da elevação de Esposende à categoria de Concelho. Para o efeito preparamos um vasto programa, que se estenderá até 2023 e cujo arranque será dado a 19 de agosto deste ano (dia da Cidade e do Município).

 

No futuro, onde vê o município de Esposende? Como presidente, o que é que ainda ambiciona concretizar?

O que lhe posso dizer é que estamos em franco crescimento e que o nosso Município é hoje visto como um território muito atrativo para viver e para investir. É neste rumo que pretendemos seguir. Prova disso foi o facto de o concelho de Esposende ter sido o segundo município do Norte que registou, nos Censos 2021, o maior aumento da população, relativamente aos números da última contagem, em 2011. O projeto político que encetamos em 2013 e que estamos a executar irá afirmar cada vez mais este Município como uma referência no desenvolvimento sustentável, acompanhado de uma qualidade de vida inultrapassável na região. Como Presidente ambiciono desenvolver e concretizar todos os projetos estruturantes que apresentamos no nosso programa eleitoral de 2021, estando mesmo em condições de revelar, que muitos e bons passos já foram e continuam a ser dados com vista à sua efetiva materialização.   Serão, certamente, projetos emblemáticos para Esposende, e falo do Parque da Cidade, da Zona Desportiva Municipal, na consolidação do ensino superior, com base nas parcerias que temos com o IPCA e com a Universidade do Minho, o Pavilhão Multiusos, o processo da Barra de Esposende e de Cedovém/Pedrinhas em Apúlia. Iniciaremos, ainda, a implementação da estratégia local de habitação, acompanhando o forte investimento privado que se faz sentir no nosso território.

 

You may also like...