ER Home Living: a Nova Era da Construção Civil

Elisa Coelho é a CEO da ER Home Living, uma referência em inovação e sustentabilidade no mercado de construção civil. Numa entrevista exclusiva, Elisa partilha a sua visão, o primeiro aniversário da empresa, os desafios de implementar práticas sustentáveis e como a ER Home Living se posiciona como líder na criação de espaços que refletem os valores de uma sociedade em transformação.

A ER Home Living celebrou recentemente o seu primeiro aniversário. Quais foram os maiores desafios que enfrentou e como conseguiu transformar esses obstáculos em conquistas? Que lições aprendeu que considera fundamentais?

Este primeiro ano não foi fácil, até porque surgem desafios todos os dias, mas apesar disso, posso considerar que estamos a celebrar um ano de crescimento e sucesso profissional. Foi com grande sacrifício que fomos criando a nossa existência, agarrando os trabalhos mais pequenos para que pudessem e possam chegar os maiores. Comecei literalmente do zero e tudo isto nasceu fruto do meu trabalho ao longo destes anos. Cheguei a trabalhar a full-time numa empresa de construção civil, a part-time numa outra empresa de construção civil, onde só fazia a parte de orçamentação e ainda assim fazia alguns projetos de arquitetura a título particular. Tudo em simultâneo. Isso fez-me crescer todos os dias.
Acredito que o maior desafio neste setor é que para começarmos precisamos de trabalhadores, não é um trabalho só nosso. Para termos trabalhadores, precisamos de capacidade financeira para contratá-los, para eles trabalharem precisam de condições, viaturas, equipamentos e tantos outros. É uma roda e temos de garantir trabalho para que ela não deixe de girar.

A ER Home Living tem-se destacado na construção civil. Quais foram as principais estratégias que utilizaram para se destacar e garantir que a empresa se diferenciassem neste mercado competitivo?

Acredito que a organização é meio caminho andado para que tenhamos um trabalho de excelência e para nos diferenciarmos num mercado cada vez mais competitivo. O meu objetivo é que a minha empresa seja notada pela organização com que trabalha, pelo brio, cuidado e limpeza. Além disso, temos muito equilíbrio na compra dos materiais para que não haja qualquer desperdício. Na realidade, muitas vezes, inovar não é mais do que colocar em prática conceitos simples, o que não acontece em grande parte das empresas de construção.
Na ER Home Living procuramos sempre estar atualizados com a inovação dos materiais e das técnicas aliados à nossa postura de trabalho, que considero verdadeiramente diferenciadora.

A inovação tem sido uma característica marcante na ER Home Living. Como conseguem garantir um trabalho de excelência? Como a inovação e tecnologia têm sido integradas para melhorar a precisão e eficiência no processo de construção?

Neste âmbito, começamos logo pelo controlo de materiais, para que o desperdício não exista. Isto é mesmo muito importante. Muito do prejuízo tem a ver com esta falta de noção. Ter uma ferramenta de apoio para controlar tudo ao pormenor é muito bom. Vamos sempre tentado atualizar-nos, isso é fundamental.
Podemos também referenciar as “Construções Inteligentes”. A capacidade que temos de monitorizar a nossa habitação à distância, a redução de custos e desperdícios que os novos sistemas “alertam” para que não os façamos, não só na obra, mas no dia a dia, traz-nos bastante “conforto”. Assim conseguimos aliar um conjunto de elementos que de facto facilitam a nossa forma de viver, desenvolvendo-se em torno da inovação e tecnologia.

No contexto da sustentabilidade, como a ER Home Living integra práticas ecológicas nas obras e na escolha de materiais? Quais são as soluções que têm implementado para garantir a eficiência energética e reduzir o impacto ambiental dos projetos?

A promoção da sustentabilidade na construção civil tem cada vez mais relevância. O desenvolvimento de edifícios sustentáveis é muito importante para o meio ambiente, tendo em conta o seu impacto, a durabilidade dos materiais e a sua manutenção. No mercado, existem inúmeras as soluções para facilitar a inserção de práticas sustentáveis nas obras, nomeadamente, nas energias renováveis, como painéis solares, gestão de resíduos, de forma a que durante a construção se reduza o desperdício e promova a reciclagem. Por outro lado, a eficiência energética é de extrema importância, na qual se insere o uso de isolamentos térmicos, caixilharias eficientes, sistemas de iluminação led e tantas outras tecnologias que permitem reduzir o consumo de energia. O aproveitamento das águas da chuva, podendo ser usada para realizar lavagens de pavimentos exteriores, sistemas de rega. São diversas as soluções que podemos desenvolver para melhorar a sustentabilidade na construção.

Quais são as principais metas e planos de crescimento para a ER Home Living nos próximos anos, especialmente no que diz respeito à expansão e à consolidação da marca no mercado? E o que espera para o futuro do setor em Portugal?

Nos próximos anos, espero alcançar reconhecimento, respeito e valorização. Quero fazer crescer esta empresa da melhor forma possível e todos os que estão comigo vão crescer ao mesmo tempo. Valorizo muito os meus trabalhadores, sabem que para além de uma líder, têm uma pessoa que no que depender dela os irá ajudar em tudo. Ter um controlo máximo das “minhas pessoas”, estar presente em todas as obras/equipas, motivá-los e mostrar que “estou aqui” ´é a minha principal meta. Sempre com os pés assentes na terra e conscientes de que para se subir a escada começa-se sempre pelo primeiro degrau e nunca pelo último.

You may also like...