Encosta dos Túneis: O encontro entre o charme, o conforto e a natureza
O projeto Encosta dos Túneis – Turismo e Lazer nasceu em 2016 da paixão de uma família pela sua terra, pelas suas raízes e pelo gosto de as partilhar com o mundo, mostrando o que de mais belo e autêntico existe em Sever do Vouga e no nosso país.
Com cerca de 72 hectares, numa zona privilegiada entre o mar e a serra, a Quinta do Vale Côvo, onde se encontra inserido este empreendimento, é atravessada pela Ecopista do Vale do Vouga e confronta com o rio Vouga.
A Encosta dos Túneis oferece diferentes tipologias de alojamento, desde villas equipadas com kitchenette, suites e quartos duplos, todos eles mantendo a traça original das casas em pedra, mas aliando o conforto ao requinte.
O dia neste empreendimento inicia-se com um delicioso e variado pequeno-almoço, feito com os produtos produzidos e colhidos na quinta, para que se atinja a máxima qualidade e frescura na sua confeção.
Revigorados pelo pequeno almoço, existe uma panóplia de atividades a realizar. Desde um mergulho na maravilhosa piscina de borda infinita, uma caminhada até ao rio ou um passeio de bicicleta na Ecopista, que permitirá descobrir túneis em pedra e a ponte centenária do Poço de Santiago.
Os hóspedes não podem deixar de reservar um tempo da estadia para uma visita à quinta, cujas encostas estão repletas de uma vegetação rica, com árvores centenárias e autóctones, de cascatas, de um moinho de água, podendo, ainda, observar-se pavões e outras aves, coelhos bravos, cavalos e até trutas. A máquina fotográfica é obrigatória!
Terão ainda ao seu dispor áreas equipadas para fazer um churrasco; ler um livro com toda a tranquilidade; fazer uma massagem; jogar às cartas. Para os mais aventureiros, estão pensados vários pacotes que incluem a estadia acompanhada de atividades lúdicas, desde rappel, passeios todo o terreno, caminhada aquática, canoagem, passeios a cavalo, passeio guiado em BTT, percursos pedestres, tudo com o grau de aventura adequado a cada hóspede.
Todos os que visitam a Encosta dos Túneis são convidados a participar nas vindimas, no magusto e nas demais atividades temáticas, assim como a contactar com a natureza, colhendo os mirtilos, as laranjas, os limões, os morangos, as castanhas, os medronhos existentes ao longo de toda a quinta; bem como a disfrutar da horta biológica e do quanto ali se produz para a confecção das suas refeições.
No último ano, tiveram uma ocupação compreendida entre os 95 e os 100 por cento nos meses de verão, verificando-se a mesma tendência em datas festivas. 70 por cento dos hóspedes são portugueses, os restantes 30 por cento são essencialmente oriundos de França, Espanha e Bélgica.
São, assim, metas para os próximos anos o aumento do número de reservas nas épocas mais baixas.
Como forma de diversificar as potencialidades de um espaço tão apelativo, encontra-se já a ser construída uma adega turística, com a possibilidade de organização de eventos, bem como um ginásio e novas áreas de lazer para os hóspedes.