Empoderamento e liderança a visão de Ana Gonçalves
Na entrevista exclusiva com Ana Gonçalves, CEO da Academia Negócios de Saúde, conhecemos a essência, a visão e os desafios de uma líder que se tem destacado na área da saúde, tanto pela sua capacidade de inovação como pelo seu compromisso com a promoção de uma liderança, onde a comunicação e inteligência emocional são cruciais.

Ana Gonçalves, CEO
Quem é Ana Gonçalves? O que a inspira e motiva diariamente enquanto mulher e profissional? Quais
são as palavras que a definem a sua essência?
Sou filha, mãe, mulher, empresária, consultora e mentora e adoro ser assim, muitos papéis numa
mesma Ana. Sou fisioterapeuta, neste momento, já não praticamente, e Mestre em Gestão de Serviços de Saúde. Adoro criar projetos novos e simplificar processos. O que sempre me caracterizou foi a minha capacidade de descomplicar e ensinar, algo que hoje me ajuda na minha liderança (aos mais de 100 colaboradores) e na Academia Negócios de Saúde a ajudar outros profissionais de saúde empreendedores. Acredito que podemos ser empreendedores e ter um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, que o negócio serve e impacta clientes, colaboradores e empresários. Acredito que ter os certos ao nosso lado alavanca-nos os resultados e que no sucesso não existe um pódio, mas um palco em que todos podemos brilhar.
Ana Gonçalves é empreendedora na área da saúde há mais de 15 anos. É uma líder nata, mentora e uma inspiração para todos aqueles que sonham ter liberdade de tempo e liberdade financeira enquanto donos do seu negócio. Como descreve o seu percurso até chegar a este patamar de realização profissional?
Olhando para trás, percebo que houve um acontecimento que me fez mudar a visão que tinha da vida e, acima de tudo, do negócio.
Cresci com as telenovelas brasileiras em que o empresário era sempre o mau. Ter dinheiro e sucesso era mau e foi com essa crença que cresci. Quando decidi ter a minha primeira clínica, em 2009, vivia o projeto 24h por dia, achava que tinha que ser a primeira a chegar e a última a sair, que o negócio tinha que depender de mim e que se não recebesse financeiramente o justo, era o custo de ser empresária. Em 2016, e já com duas clínicas, tive cancro e tive que me ausentar totalmente dos negócios. Foi aí que percebi que não tinha um negócio, tinha uma verdadeira prisão que sem mim e sem a minha presença não funcionava. Foi, também, o momento que percebi que tinha uma grande equipa, que me ajudou a mudar processos e a perceber que só a paixão pelo negócio não chegava, tinha que investir na minha competência de Gestão. Comecei pelo Executive Master em Gestão de Saúde no ISCTE e recebi o prémio de melhor aluna. Percebi, claramente, que a minha paixão era a gestão e liderança. Fui para Mestrado em Gestão de Empresas e, em 2020, em plena pandemia e já com quatro negócios de saúde, ingressei no digital fundando a Academia Negócios de Saúde. Nestes 15 anos, desenvolvi o meu método, baseado no meu conhecimento académico, mas também na prática do dia a dia de quem gere um negócio, com um passo a passo para quem quer atingir a sua liberdade de escolha, de tempo e financeira. Corremos muitos riscos em sermos empreendedores, só faz sentido se neste caminho tivermos a recompensa que merecemos.
Como se define enquanto CEO da Academia Negócios de Saúde? Que qualidades e características a Ana Gonçalves mulher empresta à Ana Gonçalves profissional?
Tenho uma grande capacidade de trabalho, desde pequena que organizo o meu tempo e sou produtiva. A minha mãe conta que com dez anos tinha no calendário escolar tempo para estudar, brincar e já utilizava a técnica dos blocos de tempo sem saber. Como fui atleta de alta competição, acredito que o desporto deu-me as competências Ana Gonçalves, CEO para conseguir definir prioridades e manter o foco. Aliado a isso, considero que sou uma pessoa muito comunicativa e empática, o que ajuda na minha posição de liderança, a ganhar o direito de liderar e conquistar a confiança dos outros. Só desta forma, consigo ter a equipa certa e, simultaneamente, o tempo para ser esposa, mãe de três filhos e, neste momento, CEO de três empresas.
O equilíbrio entre as exigências da vida profissional e pessoal é um tema importante para as mulheres líderes. Quais são as estratégias que utiliza para manter esse equilíbrio?
Tenho muito claro o que é importante para mim, o que me dá energia e ao que quero dedicar o meu tempo. Tenho muitos inegociáveis, ir levar e buscar os meus filhos à escola, ter tempo para fazer exercício e ter tempo de qualidade com o meu marido e filhos. Gerir tudo isto e ser empresária não é fácil, mas consigo gerir bem o meu tempo. Primeiro, coloco na agenda este tempo, o que é inegociável para mim, de forma a marcar reuniões e trabalho sem descurar esse tempo para mim e para os meus. Depois, a importância de ter as pessoas certas, só desta forma consigo ter os meus negócios a funcionar sem dependerem de mim, porque tenho pessoas incríveis à minha volta. E, por último, ter um excelente trabalho de equipa com o meu marido, nunca deixarmos de ter tempo para namorar e para nós, bem como ter a dinâmica do dia a dia bem alinhada. Se é fácil? Não é! Mas é possível com o método e disciplina. Acredito que o segredo é saber bem aquilo que quero, que valorizo e onde quero gastar o meu tempo.
A liderança no feminino centra-se na capacidade de resolução de problemas de forma criativa e inovadora, autoconfiança, espírito de iniciativa, influência e resiliência, sem esquecer o poder da comunicação e a inteligência emocional. Revê-se nestas palavras e características?
Sim, digo muitas vezes que ser empresária é um doutoramento da vida, exige que se tomem decisões rápidas e com responsabilidade, tendo em conta, não só a saúde financeira do negócio, mas também o bem-estar dos colaboradores. Vejo a liderança como uma parceria, tem de funcionar tanto para o colaborador, como para o cliente, como para a empresa, o que exige comunicação e inteligência emocional. Considero que para liderar pessoas, precisamos de perceber de pessoas, os funcionários são pessoas, os líderes são pessoas, os fornecedores são pessoas, os clientes são pessoas! Se não tivermos isto bem presente, é difícil levar qual- quer negócio a bom porto. Depois, como o meu filho Tomé diz: “O trabalho da mãe é resolver problemas!” E é verdade! Quem é empreendedor, dono de negócio, vai estar constantemente a resolver problemas e, aqui entram, a autoconfiança, resiliência e o espírito de iniciativa.
Atualmente, vemos cada vez mais mulheres a assumirem cargos de liderança no mundo dos negócios. Qual é a importância de apoiar e promover a igualdade de género nas empresas?
Acredito que este será o caminho. Cada vez mais é aceite o papel da mulher enquanto mãe e profissional. Temos de olhar para as pessoas como uma pessoa, cada uma com as suas capacidades, os seus talentos, independentemente, de sermos homens ou mulheres. Acredito que as novas gerações estão muito mais despertas e conscientes para esta evolução e, por isso, acredito que o futuro será muito promissor neste sentido. E gostava mesmo que houvesse uma igualdade genuína. Por exemplo, não sou muito adepta às obrigatoriedades de haver uma percentagem para mulheres em cargos públicos. Aceito e compreendo que talvez seja necessário para que haja uma mudança, para apoiar e promover a igualdade de género. Contudo, acredito que as pessoas devem chegar a determinados cargos pela sua competência e não porque são homens ou mulheres.
Sendo a Ana Gonçalves um exemplo nato de empreendedorismo e uma inspiração para as mulheres que querem aventurar-se no mundo dos negócios, que conselhos gostaria de deixar?
Diria para serem as comandantes da sua própria vida, não vivam a vida que os outros querem, a vida que a sociedade nos fez acreditar. Escolham ser responsáveis pela sua vida e façam por isso! Sou a prova de que é possível ter tantos papéis e fazer tantas coisas diferentes ao mesmo tempo. Que vão, mesmo que com medo. O medo vai existir sempre. A diferença está nos planos que colocamos em ação mesmo que com medo! E depois, que não desistam e que tenham consistência. As coisas levam tempo. Nada acontece do dia para a noite. Costumo dizer que o empreendedor que admiramos no futuro, é o empreendedor que não desiste hoje. Foco, consistência e ação são as palavras-chave.