“Em equipa tudo se torna mais fácil”

Na LeiriBruno a equipa e as parcerias são o segredo para que se consiga fazer um trabalho diferenciador no país. O desafio de Bruno Ponte, fundador e diretor-geral, sempre foi e será no futuro, trabalhar em parceria e unir sinergias, como nos explica em entrevista à Revista Business Portugal.

 

A LeiriBruno é uma empresa ligada ao tecido empresarial, nas mais diversas áreas, em especial na nutrição animal, química e energias renováveis, e está envolvida em tudo o que sejam processos de produção contínua, para que os seus clientes se diferenciem nos produtos produzidos, assim como nos serviços oferecidos. A principal missão, para com os seus clientes, é serem parceiros no desenvolvimento de uma solução, pois “o sucesso dos clientes está inerente ao sucesso da LeiriBruno”.

Para se estar num registo de profissionalismo de excelência e qualidade, é preciso, “obrigatoriamente”, trabalhar com grandes marcas, porque só assim se consegue prestar um bom serviço. Neste sentido, a empresa trabalha, desde o início, com um conjunto de marcas e equipamentos de prestígio, e pretende “continuar a trabalhar”. Atualmente, fala-se na indústria 4.0 e na conversão europeia e mundial. Nessa vertente, as soluções eletromecânicas e soluções de automação – que preconiza aos clientes – vão ao encontro das necessidades do mercado: linhas de produção mais eficientes e rentáveis. “A sustentabilidade é um desafio permanente, mas nós também estamos num processo evolutivo contínuo”.

 

As parcerias são a fórmula para o sucesso

Bruno Ponte, Fundador

As parcerias são a chave de todos os negócios e fundamentais para sobreviver aos desafios que surgem diariamente. Quem nos diz é Bruno Ponte, que acredita que “quanto mais fortes são as parcerias, serão também mais fortes as sinergias criadas entre elas”. Desde que iniciou o projeto, encara os desafios com o espírito de que “o trabalho em equipa resultará num bom trabalho para todos.

Todos os projetos da LeiriBruno, apesar das dificuldades inerentes, são singulares e únicos, um diferencial importante que os obriga “a oferecer uma capacidade de resposta e inovação permanente”. A empresa desenvolve soluções eletromecânicas, com a valiosa ajuda dos seus parceiros. Como nos refere Bruno Ponte, são os clientes que colocam os desafios e procuram a LeiriBruno no desenvolvimento de soluções que já têm, previamente, pensadas. “Há um mérito conjunto, porque o cliente quer arriscar, evoluir e procurar soluções inovadoras, e nós tornamos o sonho realidade”.

No entanto, o empresário revela com insatisfação que as parcerias estão “muito pouco enraizadas, culturalmente, no nosso tecido empresarial”. Enquanto jovem realça que faz falta essa união, para que, em conjunto, se encontrem novas e melhores soluções e, dessa forma, ultrapassar os obstáculos que a pandemia e outras situações possam vir a impor.

 

O espírito de equipa está muito presente

Na LeiriBruno há uma aliança entre a eficiência com o elevado know-how de toda a equipa. Como nos refere o empresário, “só com muito trabalho e dedicação e com uma equipa de técnicos com esse espírito, é que se consegue abraçar uma filosofia com tamanha responsabilidade”.  No papel de diretor, Bruno Ponte acredita que o sucesso não é apenas seu, mas sim de toda a equipa que constitui a LeiriBruno. Uma equipa que, garante, tem de ser ressarcida dos ganhos e reconhecimentos da empresa. A equipa trabalha por objetivos, todos concorrem entre si de forma a conseguirem melhorar a cada dia. “São as pessoas que fazem uma empresa. Quando isso não acontece, mais cedo ou mais tarde, deixa de ser uma empresa”.

No sector empresarial, é de extrema importância a aposta na formação, não só das empresas, mas também do trabalhador, pois é de interesse mútuo. “As pessoas têm de construir o caminho, para que consigam obter os frutos que resultam daquilo que construíram e não ao contrário”.

 

Resiliência perante as adversidades

Na sua fase inicial, a pandemia era desconhecida e, por isso, a empresa decidiu parar algumas semanas. Em virtude do desconhecimento, existiu medo e ainda existe, “mas hoje é mais controlado”, como nos garante o empresário. Houve o medo de não conseguir dar resposta aos clientes, mas também um medo das empresas, porque não previam o futuro e estavam condicionados nos investimentos. “O grande desafio da pandemia vai ser quebrar esse medo que se instalou, mais ainda do que a própria, porque essa, havemos de conseguir ultrapassar.

Bruno Ponte considera que, apesar de tudo, com a pandemia e todas as dificuldades que lhes estão inerentes, são fundamentais a persistência e a confiança, “com estes dois lemas é possível vencer todos os obstáculos”.

 

Bruno Ponte com Hugo Costa

 

“O segredo é a evolução contínua”

Em termos estratégicos, a LeiriBruno pretende manter as parcerias que tem construindo ao longo dos anos e relançar toda a divulgação e comercialização das diversas soluções em termos internacionais, em especial, nos mercados lusófonos.

A inovação passa, também, pela aposta em novos rostos e novas formas de pensar. Nesse sentido, Bruno Ponte irá, brevemente, passar o testemunho de diretor geral ao engenheiro Hugo Costa. A trabalhar na empresa há sete anos, o atual diretor técnico assume que será um “desafio exigente”, porque a gestão e as negociações não são atualmente as suas áreas de trabalho, mas será “uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional”. As dificuldades são transversais a todos os cargos e o desafio é responder às necessidades dos clientes, mantendo o rigor e excelência no trabalho, que só é possível com “uma equipa muito dedicada e que trabalha com empenho”. Desta forma, a LeiriBruno quer passar a mensagem de que, os lugares não são eternos. Bruno Ponte acredita que, dentro do mesmo projeto, há outras pessoas que devem ter a possibilidade de o abraçar, com novas ideias e outra forma de pensar, porque, como diz “o segredo é a evolução contínua a que os mercados obrigam”.

 

________

Morada: Rua 13 de Junho, 34 A, Fontinha | 2410-018 Leiria

Contactos: 244 739 086 / 919 378 885

Email: leiribruno@gmail.com

You may also like...

This will close in 0 seconds