F-PACE celebra nove décadas de inovação Jaguar
A Jaguar celebra 90 anos de design, performance e inovação pioneiros, no seu percurso para um futuro totalmente elétrico, com uma nova edição especial de um dos seus veículos de maior sucesso: o SUV de alta performance de luxo F-PACE.
O modelo 25.5MY do 90º aniversário (disponível em todos os modelos, exceto o SVR e 400SPORT) será a última versão do F-PACE. Apresenta logótipos subtis, um exterior que remete para o R-Dynamic e varias opções, incluindo cor metalizada e jantes em liga leve com periféricos 3D. No interior, os bancos reforçados com costura contrastante, o revestimento em Ebony e os acabamentos interiores em alumínio criam um ambiente luxuoso.
Os clientes podem escolher entre as especificações S e SE com uma variedade de motores, incluindo Mild-hybrid e elétrico híbrido plug-in. Este último proporciona uma autonomia elétrica de ate 64 km (WLTP) e um carregamento rápido CC que permite carregar a bateria de 0 a 80 % em apenas 30 minutos.
O SVR 575 Edition é o topo da gama F-PACE e uma homenagem ao motor de combustão interna com o seu potente V8 Supercharged, que proporciona um desempenho excecional e – graças ao seu sistema de escape ativo de válvula variável – uma banda sonora a condizer.
A essência do F-PACE SVR é a performance, impulsionado pela personalidade potente do V8 de 5,0 litros Supercharged da Jaguar. Com um aumento de potencia de 25 CV para 575 CV, o SVR 575 Edition é o F-PACE mais potente de sempre e disponibiliza uma combinação única de performance e emoção. Com um binário de 700 Nm, pode acelerar de O a 100 km/h em apenas 4,0 segundos.
0 SVR 575 Edition beneficia de uma carroçaria SVR exclusiva, com um para-choques dianteiro otimizado para a performance no Black Exterior Pack, com uma grelha e grelhas do capot em preto, e um para-choques traseiro SVR com detalhes em preto. 0 SVR 575 Edition inclui também jantes em liga leve forjadas de 22 polegadas com acabamento polido espelhado e contrastante Satin Technical Grey.
No interior, os bancos Performance em camurça e couro Windsor – climatizados e com 14 ajustes elétricos – proporcionam conforto táctil, mas também se encontram disponíveis em couro semi-anilina. 0 volante foi decorado com o logótipo SVR, enquanto os acabamentos em alumínio são exclusivos dos modelos SVR.
Rawdon Glover, Managing Director, Jaguar, afirmou: “O F-PACE disponibilizou aos clientes novos na marca uma gama de modelos – do eficiente veículo elétrico híbrido plug-in ate ao F-PACE SVR de alta performance. A sua liderança inerente em termos de qualidade e design ter encantado os nossos clientes em todo o mundo.
Enquanto nos preparamos para um futuro totalmente elétrico, a edição do 90º aniversario é o tributo perfeito para celebrar nove décadas de design, performance e inovação pioneiros.”
Tanto a edição do 90º aniversario do F-PACE como o SVR 575 Edition estarão disponíveis para encomenda a partir de 16 de maio de 2024 em www.jaguarportugal.pt.
90 anos de inovação na Jaguar
Por trás da edição do 90º aniversario do F-PACE estão nove décadas (1935-2025) de história de liderança no setor automóvel. Ocupa uma posição de destaque no legado da Jaguar, sendo o primeiro SUV de uma linhagem extraordinária de veículos e inovações.
O espírito pioneiro da Jaguar remonta aos anos trinta e acelerou na década de 1940 com o desenvolvimento do motor XK, que se manteve em produção durante 40 anos e se tornou na pedra basilar do sucesso setor autom6vel.
O primeiro veículo desportivo Jaguar foi um roadster de dois lugares com elegância e conforto inigualáveis. Os primeiros 240 veículos tinham uma carroçaria em alumínio produzida manualmente e estavam equipados com o novo motor XK DOHC 3.4 de seis cilindros em linha e 160 CV da companhia. Com uma velocidade máxima de 193 km/h, o XK120 tornou-se o veículo de produção em serie mais veloz do mundo. A Jaguar demonstrou-o numa autoestrada fechada ao transito no município belga de Jabbeke, onde atingiu 203 km/h. Entre os numerosos sucessos do XK120 na competição automóvel incluem-se vitórias nos ralis Alpine de 1951 e 1952.
Em 1951, o C-Type, com a sua estrutura multi-tubular triangulada para redução de peso, foi o primeiro Jaguar a vencer as 24 Horas de Le Mans na sua primeira participação e estabeleceu recordes de distancia percorrida e velocidade media. No seguimento dessa vitória, os engenheiros da Jaguar desenvolveram uma tecnologia pioneira de travões de disco em parceria com a Dunlop. Em Reims, em 1952, o C-Type tornou-se o primeiro automóvel com travões de disco a vencer uma prova internacional.
Em 1961foi apresentado um dos automóveis mais emblemáticos do mundo, o Jaguar E-Type, que estabeleceu novos padrões de design e performance automóvel, com mais de 70 000 exemplares produzidos ao longo de 14 anos. Este modelo icónico, proposto como roadster de dois lugares ou coupé, foi a consequência direta de uma obsessão pela aerodinâmica. Com uma versão 3.8 do motor XK de 265 CV com carburador triplo, conseguia acelerar de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. Em 1964, a cilindrada do motor do XK foi aumentada para 4,2 litros e, em 1966, foi adicionado a gama um coupé de 2+2 lugares. Como na sua versão Serie 3, o E-Type foi o primeiro Jaguar a incorporar o novo e potente motor v12 de 5,3 litros e 272CV, produzido integralmente em alumínio, que estabeleceu novos patamares de suavidade e requinte.
Outro Jaguar que conquistou o título de automóvel mais veloz do mundo foi o XJ220. Começou a ser produzido em 1992 e foi constru1do com uma avançada estrutura alveolar em alumínio que o tornava, simultaneamente, extremamente robusto e extremamente leve: pesava apenas 1470 kg. Com uma velocidade máxima de 213 mph em 1991, continua a ser o veículo de produção mais veloz da história da Jaguar.
O glorioso motor 5.0 V8 foi introduzido em 2009 e substituiu o aclamado 4.2 V8 da Jaguar. Tal como o seu antecessor, o motor de 32 válvulas e quatro árvores de cames produzido integralmente em alumínio, encontrava-se inicialmente disponível nas versões atmosférica e Supercharged (em vários veículos Jaguar) e disponibilizava mais potencia, binário e requinte superior. O F-TYPE encontra-se equipado com este motor desde 2012 e o F-PACE SVR desde 2018.
O marco seguinte de engenharia pioneira da Jaguar foi a apresentação de um dos primeiros veículos elétricos Premium do mundo em 2018: o I-PACE. Com uma arquitetura exclusiva em alumínio para veículos elétricos, e a estrutura Jaguar com maior rigidez torcional ate a data, com uma distribuição de peso ideal e dois motores concebidos pela Jaguar que desenvolvem 400 CV e 696 Nm de binário. Desde o seu lançamento, o I-PACE conquistou mais de 90 galardões, incluindo um triplo inédito nos World Car of the Year Awards 2019 (World Car Design of the Year, World Green Care World Car of the Year), e Carro do Ano na Europa em 2019.
A Jaguar irá transformar-se numa marca de luxo totalmente elétrica a partir de 2025, com veículos de expressão única, com contributos tecnológicos pioneiros e um design visionário.