Do Douro para o Mundo

A Douro Acima é fruto de uma grande ambição. Atualmente, disponibiliza uma panóplia de serviços turísticos, a partir do Douro para o resto do Mundo. Em entrevista à Revista Business Portugal, o mentor do grupo, Manuel Almeida, falou-nos do empreendimento que é uma referência no setor do turismo português.

 

Manuel Almeida, administrador

Falar com Manuel Almeida é beber de uma fonte de sabedoria. Com uma experiência de vida inigualável, é um empreendedor nato que iniciou a sua carreira profissional com apenas 13 anos. Com a ambição de ser médico cirurgião, piloto-aviador ou vendedor, quis o destino que o nosso entrevistado percorresse o caminho empresarial. Os primeiros passos foram dados no Mercado das Frutas, onde aprendeu a negociar e, como o próprio indica, aprendeu “a arte da compra e da venda.”

Desde então, nunca mais parou… ao mesmo tempo que foi adquirindo uma vasta experiência, colecionou histórias, vivências e sucessos pelos vários sítios por onde passou, deixando em todos eles a sua marca e saudades. Tendo preservando sempre uma grande ambição, depois de fazer parte de várias empresas de referência, em cargos de prestígio, Manuel Almeida investiu naquele que é um dos mais icónicos restaurantes da cidade do Porto – Chez Lapin –, em 1982. A partir daí, o empresário foi investindo até ao presente dia, fazendo da Douro Acima uma empresa de referência no setor do turismo, que disponibiliza uma panóplia de serviços.

Apesar do sucesso do empreendimento também se dever ao empenho da equipa, Manuel Almeida confessa que “se não tivesse a família que tenho, sem dúvida que não teria chegado onde cheguei.” A esposa e a filha são um alicerce importante, estando agora Alexandra Almeida (filha) a dar continuidade ao legado da família.

A conquista começou pelo estômago

Como já foi referido, a restauração foi a primeira aposta da Doura Acima (na altura Issimo), com a aquisição de um dos restaurantes mais antigos e conhecidos da cidade do Porto: o Chez Lapin, que já tem as portas abertas desde 1938, tendo, com a atual gerência, cerca de 40 anos.

Posteriormente, o grupo completou a sua oferta com a Casa Vitorino e o Downing Street, também eles localizados na Ribeira do Porto, privilegiando de uma vista de cortar a respiração. Em todos os espaços encontrará a arte de bem-receber, simpatia e pratos deliciosos da gastronomia tradicional portuguesa.

No Chez Lapin, um restaurante repleto de história, com um charme e harmoniza bem característicos, poderá degustar, entre outros pratos, o polvo e o bacalhau assado no forno, o novilho com Vinho do Porto e o coelho à Chez Lapin.

Por esta casa passaram e continuam a passar inúmeras figuras púbicas, que após cada visita deixam uma fotografia para assinalar a sua presença, tornando o mural do Chez Lapin intemporal e memorável, chamando a atenção de cada visitante.

Mesmo na porta ao lado, na Casa Vitorino, também se irá deparar com um espaço sedutor, com um conceito semelhante ao Chez Lapin. Aqui poderá experienciar os mesmos pratos, enquanto usufrui de um serviço de requinte.

Com um conceito diferente dos dois primeiros espaços, mas igualmente com uma comida deliciosa, temos o Downing Street: um restaurante vocacionado para grupos e eventos.

Para breve, o grupo promete a abertura de um novo espaço. “Temos outro restaurante de tapas para abrir”, avança o nosso entrevistado, que se compromete em continuar a criar excelentes experiências gastronómicas a quem os procura.

Da mesa passou-se para os barcos

Não há experiência que se compare a um passeio de barco pelos nossos rios. Todo o romantismo em volta, o contacto com a natureza, a possibilidade de saber um pouco mais sobre a nossa história… é uma experiência terapêutica e enriquecedora.

Em 1997 a Douro Acima começou a proporcionar estas experiências, com a aposta na organização e comercialização de passeios turísticos pelo rio Douro. Atualmente, a empresa possui uma frota composta por seis barcos Rabelo, que realizam percursos entre o Porto, Vila Nova de Gaia, Régua, Pinhão e Barca D’Alva.

Quem quiser ter um dia diferente e passear pelo rio Douro, poderá usufruir de duas tipologias de cruzeiros: o cruzeiro das seis pontes, com a duração de 50 minutos pelas margens do Porto e Vila Nova de Gaia; e os cruzeiros de um dia para o Douro Vinhateiro, podendo usufruir não só de um excelente serviço, mas também de uma paisagem limpa que as encostas do Douro e sua natureza proporcionam.

De realçar que a Douro Acima se tem destacado nos eventos a bordo, sejam eles de origem particular ou empresas, como casamentos, batizados, aniversários, almoços e jantares a bordo ou reuniões profissionais.

No seguimento da aposta em experiências no rio, a Douro Acima não poderia deixar de lado a cidade de Aveiro. Assim, passou também a organizar cruzeiros na Ria da cidade, a bordo dos históricos moliceiros da Memórias da Ria. Para além de rotas mais curtas, com duração de 45 minutos, o grupo disponibiliza ainda circuitos mais amplos, onde estão incluídas visitas às Salinas.

Douro Acima sobre rodas

Dos passeios marítimos para os passeios terrestres, a Douro Acima pensou em si e numa solução para conseguir usufruir de uma forma mais confortável e fácil para conhecer os principais pontos atrativos de cinco cidades portuguesas: Lisboa, Porto, Sintra, Albufeira e Funchal.

Portanto, em 2006 passou a representar a marca City SighSeeing, os famosos autocarros vermelhos panorâmicos de dois andares, constituídos com equipamentos áudio-guias e um sistema de hop-on e hop-off, onde os visitantes podem entrar e sair assim que desejarem, consoante a duração do bilhete e paragens efetuadas pelas cidades.

Descanse e relaxe no coração do Porto

A génese da Douro Acima assenta no investimento e no aproveitamento de oportunidades. Assim, o alojamento também fez parte da estratégia de expansão e crescimento do grupo. Desde alojamento local a hotéis, a Douro Acima disponibiliza espaços acolhedores e charmosos, com localizações privilegiadas na cidade do Porto, proporcionando vistas impagáveis.

A Stay.in é composta por cinco apartamentos: Apartamentos Ribeira 24; Apartamentos Borja; Apartamentos São Bento; Apartamentos Amélia; e Apartamentos Cima do Muro. Todos eles estão equipados e decorados elegantemente, proporcionando uma estadia única e memorável, no Centro Histórico do Porto.

O Porto River Apartamentos, localizados na Ribeira, oferecem um acordar único, podendo usufruir da vista privilegiada para o rio Douro. Também todos eles devidamente equipados, complementam o rustico da pedra com o requinte de linhas modernas. “Depois do Porto River Ribeira, iremos abrir o Porto River Infante. O conceito será o mesmo, mas o segundo será maior. O Porto River Ribeira tem 19 quartos e o Infante 25”, explica Alexandra Almeida, responsável pela decoração dos espaços, que transmitem harmonia e elegância.

Mas Manuel Almeida deixou no ar que faz parte dos planos abrir um novo espaço. “Neste momento temos os dois hotéis prontos e, provavelmente, teremos um terceiro.”

Investir na cidade

Todo o património em que a Douro Acima foi investindo ao longo do tempo é recuperado, preservando o que é autêntico, misturando assim o modernismo com o tradicional. O grupo é um exemplo de investimento atrativo. A cidade do Porto tem vindo a ser recuperada e tornando-se mais apelativa para os turistas e para as pessoas da cidade, graças a estes empresários.

A Douro Acima, a par de outras empresas, contribuiu e continua a contribuir para o salto que Portugal deu no setor do turismo. E, apesar do forte abalo que se tem sentido devido à pandemia do novo coronavírus, Manuel Almeida mostra-se confiante num futuro risonho para o turismo. “Em setembro já vamos começar a mexer. Vamos ter um tipo de turismo diferente, mas com mais poder de compra”.

Confiante de que os turistas irão procurar locais mais recatados e hotéis de charme, o nosso entrevistado acredita que o Norte de Portugal terá bastante procura. E a Douro Acima, que se mantém convicta e com a ambição de fazer o Porto crescer, está pronta para receber os portugueses e estrangeiros, proporcionando-lhes várias experiências, que prometem fazer com que qualquer pessoa se apaixone pela cidade.

You may also like...