Digitalização e renting com elevada procura nas próximas frotas das PME´s

Cerca de quatro em cada dez pequenas e médias empresas até 100 colaboradores já utilizam ferramentas digitais no processo de compra ou aluguer de novas viaturas, uma tendência que será mantida neste segmento de empresas que olha para o renting como uma das principais formas de financiamento das próximas viaturas. 

Esta é mais uma das conclusões do Barómetro Automóvel e de Mobilidade 2021, estudo realizado pelo Arval Mobility Observatory em colaboração com os especialistas da KantarDados recolhidos de entrevistas por telefone com gestores de 5197 empresas de 20 países, das quais 250 em Portugal com informação local obtida entre os dias cinco de novembro e 21 de dezembro de 2020.

O parque automóvel de pequenas empresas até dez colaboradores têm uma frota média de duas viaturas e a utilização de fundos próprios para compra direta tem sido o modelo mais utilizado pelos gestores em cerca de metade das empresas, seguido pela utilização do leasing financeiro em 28% dos casos. O crédito automóvel tem sido também utilizado por 15% das empresas e o renting é representado no parque automóvel em 6% deste universo.

Em perspetiva para os próximos três anos, 35% dos responsáveis por pequenas empresas até 10 colaboradores afirmam que certamente ou provavelmente irão usar o renting, uma tendência também observada em 40% dos gestores de empresas da mesma dimensão na média dos países europeus.

Em empresas que possuem entre 10 e 100 colaboradores o parque automóvel médio é de 7 viaturas. 39% destas empresas têm financiado as suas frotas com recurso a fundo de maneio para compra direta e, em igual percentagem (39%), com recurso a financiamento bancário. O renting tem sido opção em 14% das empresas e o crédito automóvel em 7%.

Neste universo de empresas parece crescer de forma mais significativa a tendência para o uso do renting nos próximos três anos, já que 72% dos gestores responderem que certamente ou provavelmente irão usar esta modalidade de futuro, uma tendência manifestada também por 61% das empresas de igual dimensão no espaço europeu.

61% das pequenas e médias empresas até 100 viaturas conservam ainda a preferência pelo processo de seleção e compra de novas viaturas em contacto direto, cara-a-cara. Neste universo de empresas, 38% já utilizam de forma total ou parcial meios digitais para seleção e compra ou aluguer de viaturas.

Entre as empresas que utilizam meios digitais, 20% dos gestores dizem fazer a pesquisa de forma digital e depois comprar cara-a-cara, 16% respondem que preferem a seleção com apoio pessoal e que formalizam a compra por via digital e 2% de empresas já utilizam um modelo totalmente digital.

Para próximas aquisições de viaturas, 29% destas empresas irão manter o financiamento com recurso ao banco; 25% dos gestores dizem que irão usar o renting; 23% irão utilizar capitais próprios da empresa e 11% adiantam que irão utilizar o crédito automóvel.

“Num contexto pandémico e económico particularmente difícil, onde as micro, pequenas e médias empresas representam a grande maioria do tecido empresarial português, o Arval Mobility Observatory quis este ano ter um espaço no Barómetro Automóvel e de Mobilidade 2021 dedicado às empresas mais pequenas e partilhar com os gestores de empresas deste segmento as tendências seguidas pelos seus pares no mercado nacional”, afirma Gonçalo Cruz, Head of Consulting & Arval Mobility Observatory.

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