Diferenciação e notoriedade no mercado de piscinas e rega
Fábio Caetano, Gerente da CLS Piscinas e Rega, compartilha insights sobre o processo de criação da empresa, a sua evolução ao longo dos anos e os fatores que contribuíram para se tornar uma referência no mercado de piscinas e sistemas de rega.
Com quase 30 anos de experiência, como foi o processo de criação da CLS Piscinas e Rega e como a empresa evoluiu, ao longo dos anos, para se tornar uma referência no mercado?
A nossa história começou em 1994 com um armazém de 1000m² e, hoje, contamos com mais de 4000m² de instalações próprias. Inicialmente, dedicada à reparação de motores elétricos, bobinagem, eletrobombas e bombas de piscina, a CLS expandiu a sua oferta no ano 2000, passando a fornecer uma ampla variedade de produtos e soluções aos clientes. Com o tempo, fomo-nos adaptando às necessidades do mercado e passámos a importar equipamento diretamente dos fabricantes e a revender para outras empresas de piscinas, além do cliente final. Atualmente, cerca de 80% de nosso mercado é composto por clientes instaladores.
Quais são os principais serviços e produtos que a CLS Piscinas e Rega disponibiliza aos seus clientes? Como a empresa garante um forte suporte pós-venda e pós-construção?
A CLS oferece uma ampla gama de serviços e produtos aos clientes, abrangendo piscinas e sistemas de rega. Desde pequenos acessórios até equipamentos de grande porte, atendemos tanto a piscinas públicas como privadas. Além disso, disponibilizamos soluções abrangentes de tratamento de água, como o tratamento ultravioleta. Mantemos equipas alocadas e dedicadas durante todo o ano para a manutenção das piscinas, com veículos equipados para este fim. Quanto à construção, contamos com equipas internas que se especializam em projetos personalizados, diferenciando-nos do mercado tradicional que se concentra em piscinas retangulares básicas, as mais vendidas em Portugal. Trabalhamos em projetos arquitetónicos e de design exclusivos, incluindo piscinas de areia, que são tendência recente em Portugal. Também oferecemos acompanhamento pós-obra.
Como a CLS Piscinas e Rega se diferencia das outras empresas do setor?
Diferenciamo-nos do construtor comum da piscina. A nossa prioridade está em atender às necessidades específicas dos clientes, procurando soluções personalizadas e únicas. Por exemplo, fabricamos um jacuzzi preto para uma figura pública que desejava esse aspeto estético específico na sua casa. Também trabalhamos com as contracorrentes para atletas de alta competição treinarem nas suas piscinas privadas. Nos últimos anos, devido à pandemia, o número de piscinas construídas aumentou significativamente. No entanto, a nossa média anual é de cerca de 30 piscinas por ano, pois a nossa abordagem foca-se na qualidade em vez da quantidade.
Como a CLS trabalha em parceria com outras empresas para oferecer uma gama abrangente de produtos e serviços aos clientes? Como essas sinergias têm beneficiado os clientes?
Representamos marcas de referência a nível de equipamentos de piscina, como a AstralPool, Kripsol, Zodiac, Blue Zone, entre outras. No que respeita a tratamentos de água, distribuímos marcas como CTX e a Piscimar, ambas líderes de mercado. Por exemplo, a colaboração com a Piscimar permite oferecer aos clientes soluções eficazes de tratamento de água, utilizando quantidades menores de produtos em comparação a outras marcas. É conhecida como a “farmácia da água” e nós fazemos a sua distribuição a nível nacional.
Quais são os planos da CLS para o futuro? A empresa tem alguma estratégia específica em mente para expandir a sua atuação ou introduzir novos serviços e produtos no mercado?
Sob a liderança da nova geração, estamos a revitalizar a empresa, a explorar novos mercados e a criar mercados que não existiam, como a exportação para os Palop e para o Brasil, um mercado diferenciado pela sua dimensão. Além disso, começamos a exportar para o Oriente Médio, em particular para o Dubai.