“Desde 1998 a dar vida à nossa terra”

O negócio começou há vários anos pelo pai José Inácio – na antiga Agrofaro. Ana e Carlos Inácio, irmãos e administradores, decidiram continuar na atividade da família – com uma nova empresa, a Messinagro – nome eleito pela mãe, que combina a vila de São Bartolomeu de Messines com Agricultura, o core business do negócio.

Dois irmãos, um novo rumo, o mesmo negócio
A Messinagro, para além de produtos para agricultura, disponibiliza ainda produtos de jardinagem e petfood. Desde 1998 que crescem de uma forma sustentada, não descurando a qualidade da oferta de produtos e o trabalho com que se dedicam à empresa. Os dois irmãos começaram o negócio em São Bartolomeu de Messines “Compramos uma empresa familiar e, a partir daí começámos a aventura. Temos vindo a crescer, a pouco e pouco, ao fim de uns anos abrimos instalações em Faro e Tavira (instalações provisórias), entretanto acabamos por construir o armazém em que estamos, que é a sede da empresa, em Faro”, contam-nos. Mais tarde inauguraram um novo armazém próprio em São Bartolomeu de Messines e, recentemente, nasceu o terceiro armazém, desta vez na cidade de Tavira.

Todos os anos a crescer “a pouco e pouco e de forma sustentada”
A agricultura é a atividade principal da empresa, constituindo 90 por cento da faturação anual. Contudo têm vindo a desenvolver outros complementos, nomeadamente a jardinagem e o petfood. “As pessoas que vêm à loja aproveitam a nossa oferta versátil. No futuro a intenção é continuarmos a apostar na diversificação de produtos”, afirmam os entrevistados.
Em 2019, subiram novamente a faturação, cerca de quatro por cento face ao ano transato. Já receberam vários prémios de PME, algo que confirma não só a estabilidade financeira da empresa, mas também se estende a outros níveis, como o da credibilidade e da confiança perante os clientes.

A aposta na sustentabilidade – Valorfito, produtos de resíduos zero e controlo biológico
São uma empresa que se preocupa com a parte da ecologia, nomeadamente com ações de recolha de embalagens de produtos poluentes, com a forte aposta em produtos de resíduos zero e controlo biológico e é, oficialmente, um ponto de recolha autorizado de embalagens de produtos fitofarmacêuticos. Facilitam o processo, acondicionando-as, até que sejam recolhidas pela Valorfito – Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura. Considerando que o agricultor muitas vezes não as pode ter em sua posse, caso não estejam devidamente acondicionadas, explicam-nos que “É uma mais-valia, porque o agricultor sente que é mais um serviço a que pode recorrer e que o apoiamos da melhor forma”

Equipa multidisciplinar e acompanhamento técnico-comercial
A assistência comercial e técnica faz parte da empresa, tornando-se um veículo para acompanhar os produtores agrícolas de perto. Na Messinagro, os gestores afirmam que “para vendermos também temos que prestar assistência. Deste modo, os nossos comerciais, para além de efetuarem a venda, fazem também o acompanhamento técnico”. Alguns dos colaboradores têm formação académica, mas independentemente disso, todos eles recebem formações constantes, aliás, “quase todos os dias”. Os entrevistados defendem que “é um misto de funções” e é assim que deve ser. Para além de venderem, transmitem informações sobre o produto e sobre o setor, conversam sobre a atualidade, os produtos que estão a surgir ou os que vão deixar de existir.

Infraestruturas completas em São Bartolomeu de Messines, Faro e Tavira
Estão presentes nestas três zonas do Algarve e foram mudando de instalações, sempre para melhor – com condições necessárias, cumprindo todas as normas exigidas e aumentando a capacidade de armazenamento de stock – o que se tornou uma das mais-valias, pois proporcionam, com rapidez, um grande apoio ao cliente com uma ampla disponibilidade de produtos. Nas três infraestruturas possuem salas de reuniões, onde há espaço e condições de trabalho, servindo não apenas para formação dos técnicos, como também para reuniões com clientes. “Estamos sempre a investir, aumentamos os escritórios. O nosso foco é ir inovando e melhorando”, declaram os entrevistados.

Messinagro: Um rótulo de confiança no passado, presente e futuro
Existem há mais de 20 anos, mas para o cliente, existem há mais tempo, porque são associados pela confiança depositada no negócio de família que já existia. Por vezes, identificam-nos como “o Inácio, que já anda neste negócio há 40 anos, referindo-se ao nosso Pai”. É essa proximidade que leva à confiança depositada nos serviços que oferecem. A confiança é uma virtude padrão, tanto para os clientes mais novos, como para os mais velhos, porque já sabem com o que contar. “Nós temos produtos das melhores marcas, aconselhamos, apoiamos e servimos o melhor que podemos o nosso cliente. É uma procura que passa de geração em geração, tal como nós. Já vêm até nós os netos de clientes que compravam ao nosso pai e que agora compram na Messinagro. Isso traduz a qualidade que se mantém”, explicam-nos. No futuro “o objetivo é crescer, de forma natural, como tem sido até agora, continuando com uma oferta de qualidade e acompanhamento constante”, concluem.

You may also like...