Descubra Fundão

A Revista Business Portugal leva-o numa viagem até à Beira Baixa para descobrir o Fundão, atendendo ao panorama atual. Saiba mais sobre este local “seguro e repleto de encantos, sabores e sensações”, como nos revela o seu presidente Paulo Fernandes.   

 

Paulo Fernandes, Presidente

A ação dos municípios é fundamental na batalha contra a pandemia que vivemos. Quais são as armas usadas pelo Município do Fundão nesta luta?

Vivemos um tempo complexo, de transformação e de incerteza que levanta junto dos cidadãos e das instituições muitas questões e desafios. O Município do Fundão tem tido um papel extremamente ativo na mitigação do coronavírus, usando todos os mecanismos de que dispõe no combate aos efeitos nefastos que a pandemia tem provocado junto da população.

Esta situação tem exigido o melhor da autarquia, das instituições e dos cidadãos, em que tem sido necessária uma ação serena e firme, com um esforço coletivo enorme. Esta batalha é mais uma etapa que o povo do Fundão irá superar com resiliência, perseverança e sentido de comunidade.

 

Que apoios é que a Câmara Municipal tem assegurado ao povo e empresários do Fundão para prevalecerem nesta época conturbada?

A autarquia implementou um Plano de Contingência com um vasto programa de medidas que conjugou esforços para travar, numa primeira linha, a dimensão sanitária, mas que teve também, e sempre, a enorme preocupação social e económica.

Acionámos o Plano Municipal de Emergência; criámos linhas de apoio aos cidadãos e às empresas, serviços de apoio domiciliário na entrega de

medicamentos e bens alimentares, bolsas de voluntariado, uma plataforma com os serviços abertos no concelho e com indicação de todas as medidas implementadas e um Centro de Isolamento de Campanha; distribuímos equipamentos de proteção individual a todos os intervenientes de primeira linha no combate a esta pandemia; disponibilizámos casas para profissionais da área da Saúde, Bombeiros, Proteção Civil e funcionários de Lares; promovemos a realização de testes de despistagem à Covid-19; entregámos computadores e serviços de internet aos alunos do concelho que não tinham estes equipamentos; fomos parte ativa, conjuntamente com outras entidades, na criação de Código de Boas Práticas para a Colheita de Produtos Hortofrutícolas e na criação de um Centro de Testes Covid-19; promovemos o comércio e os produtores locais; isentamos os empresários de algumas taxas municipais; garantimos transportes aos alunos; reativámos, conjuntamente com as empresas concessionários, os transportes públicos essenciais e distribuímos máscaras a toda a população.

De forma a dinamizar a economia local, o Município do Fundão está a promover uma campanha de ajuda à economia local e uma campanha que pretende evidenciar todas as potencialidades turísticas deste território.

 

Têm começado a reabrir alguns espaços, como as piscinas municipais, tão apetecíveis nesta altura do ano. De que forma têm gerido o regresso da cidade ao ativo?

O Município do Fundão esteve sempre presente e ativo em ajudar e assegurar os serviços essenciais a toda a população e continuará, em articulação com as autoridades competentes, a tomar as medidas necessárias na proteção, no apoio e na construção de um futuro auspicioso para este território e para as nossas gentes.

Todos os espaços e serviços disponibilizados à população cumprem todas as normas de utilização impostas pela Direção Geral de Saúde, que deverão ser respeitadas por todos os utentes.

 

Este é um momento fundamental para promover os territórios. Posto isto, que motivos apresenta aos nossos leitores para visitarem o Fundão este verão?

O Fundão é um território repleto de potencialidades, constituído por pessoas extremamente empenhadas e capacitadas, que sabem receber como ninguém e que fazem deste território um local único e de eleição.

Quem vem ao Fundão poderá encontrar uma geografia diversa, feita de xisto e de granito, povoada de florestas ancestrais onde poderá encher o peito com ar puro. Aqui poderá reencontrar-se com a natureza, mergulhar em águas cristalinas, apreciar paisagens indescritíveis e pedalar por 450 km de percursos BTT. A Gardunha é um ponto a descobrir e para tal poderá percorrer 250 km de rotas sinalizadas. A paisagem é sublime.

No Fundão poderá encontrar Postos de Turismo com o selo “Clean & Safe”, atribuído pelo Turismo de Portugal, fazer áudio-visitas, realizar passeios de Tuk Tuk ou de Balão de Ar Quente e apadrinhar cerejeiras.

Visite o edificado da Aldeia Histórica de Castelo Novo e descubra as Aldeias do Xisto da Barroca e de Janeiro de Cima situadas nas margens do rio Zêzere. O Fundão é um território a descobrir, seguro e repleto de encantos, sabores e sensações.

You may also like...