Desafios 5.0: Promover o espírito empresarial

Paula Silvestre, Diretora da AEP, Competitividade | Formação

Os desafios que Portugal enfrenta são vários, conhecidos e reconhecidos por todos. Se olharmos para a Estratégia Portugal 2030, estão lá praticamente todos, estruturados em quatro grandes agendas temáticas – As Pessoas Primeiro: um melhor equilíbrio demográfico, maior inclusão, menos desigualdade; Inovação, Digitalização e Qualificações como motores do desenvolvimento; Transição climática e sustentabilidade dos recursos; Um país competitivo externamente e coeso internamente.
Tendo em conta que estas são agendas importantíssimas para o desenvolvimento da economia, da sociedade e do território português, a AEP – Associação Empresarial de Portugal lançou, recentemente, o programa Desafios 5.0 (https://desafios.aeportugal.pt/), que vai promover o espírito empresarial do Norte e Centro do país – regiões que concentram mais de metade do tecido empresarial – contribuindo para consolidar um novo perfil empreendedor, apoiado em ideias inovadoras e criativas, que possam responder a desafios societais.
E o Desafios 5.0 fá-lo, de uma forma muito pragmática, através de ações que informam e capacitam jovens empreendedores, por forma a assegurar a geração de ideias inovadoras e a promover o empreendedorismo qualificado e criativo.
O programa comporta três Call: Call for Ideias (ideias em fase embrionária); Call for Acceleration (startups em fase de constituição, ou mesmo projetos/ideias que se encontrem numa fase mais desenvolvida); Call for Needs (empresas empreendedoras e com espírito de mudança, que pretendam contribuir com desafios e empresários e quadros que queiram ser mentores).
O Desafios 5.0 é um exemplo do estímulo do network e do potencial de sinergias, juntando diferentes stakeholders, públicos e privados. Conta com o apoio institucional de empresários de referência, startups, entidades do sistema científico e tecnológico não empresarial, administração pública, nomeadamente municípios e outras associações empresariais.
O programa, cofinanciado pelo COMPETE2020 através do Portugal2020 e do Fundo Social Europeu, facilita, apoia e incrementa a materialização das ideias de negócio e minimiza as dificuldades apresentadas por empreendedores, através de ações integradas que informam e capacitam jovens empreendedores. Estas ações irão orientar os participantes num quadro de inovação do ecossistema empreendedor e de resposta a desafios económicos e societais.
A capacidade de relacionamento/networking que o Desafios 5.0 promove é um fator crítico de sucesso. Trata-se de tornar viável aquilo que, numa primeira fase, é apenas uma ideia, mas que pode ser um excelente negócio.

You may also like...