Criar Valor Consultoria – Compromisso: Interação e comunicação permanente e concreta com os clientes

A Revista Business Portugal esteve à conversa com Euridice Martins, fundadora da Criar Valor, de forma a abordar o tema da consultoria de gestão na região algarvia percebendo os desafios e mais-valias do serviço que apresentam.

Fale-me um pouco da Criar Valor. Quando nasceu? Com que objetivo?
A consultoria de gestão que fazemos resulta de termos constatado, durante as nossas experiências de trabalho anteriores, da necessidade de oferecer às empresas e aos empresários um serviço técnico que os apoie a tomar melhores decisões, com base nos dados do seu negócio e aproveitando cada janela de oportunidade que surja. Assim, em Janeiro de 2005, nasceu a Criar Valor – Consultoria de Gestão, Lda.
A nossa mais-valia é a de olhar de fora, aportando ao nosso cliente a nossa experiência, métodos de análise que comprovamos ao longo de quinze anos de atividade e, principalmente, o saber-fazer de melhorar processos e interações entre as operações e os sistemas de informação, com vista à tal melhoria em tempo útil na tomada das melhores decisões.

Que serviços presta, especificamente, a particulares e a empresas?
Fazemos consultoria de gestão tendo por base um adequado domínio técnico das normas, práticas e sistemas contabilísticos e estando atentos ao impacto fiscal das decisões. Esta base aplica-se tanto aos serviços a particulares como a empresas, seja na consultoria propriamente dita, seja em serviços integrados de contabilidade, reporte periódico de informação para a decisão e controlo de gestão, acompanhamento e apoio ao decisor.
Tanto os serviços para particulares como para empresas são prestados atendendo à abertura ao mundo que vivemos atualmente: trabalhamos em português e em inglês; interagimos com outros profissionais e com a administração em Portugal e com congéneres e outros profissionais em diversos países, de forma a apresentar ao cliente respostas integradas, que otimizem a operação internacional que carateriza o seu negócio ou a sua vida pessoal.
Os nossos clientes têm interesses no Algarve, ainda que sejam de diferentes países. Embora tenhamos clientes de uma ponta à outra do Algarve, escolhemos Vilamoura como base, por ser central e estar próximo da maioria dos que nos procuram.

O que é o Business Clinic?
As empresas são como as pessoas: cada caso é um caso. Num check-up inicial, cabe-nos perceber o estado de saúde da empresa do cliente e, face às suas condições de negócio, que correções se impõem como mais fáceis, adequadas e com melhor impacto positivo na criação de valor para o negócio do cliente.
A nossa experiência permitiu detetar padrões, não só nas empresas, mas também na forma de as ajudar a melhorar. Assim, para além de desenharmos rapidamente uma proposta de valor para cada novo cliente, com um pacote de serviços à medida de cada negócio, temos também o Business Clinic, que é um acelerador da nossa ação, permitindo detetar e atacar um problema específico e que requer resolução urgente.

Que diferença existe nos vossos serviços que distinguem a Criar Valor dos restantes players do mercado?
O nosso compromisso com o mercado é a interação e comunicação permanente e concreta com os nossos clientes, cumprimento rigoroso de prazos estabelecidos e oferta integrada de soluções empresariais que maximizem o valor dos negócios.
A Criar Valor tem a dimensão, estrutura, profissionais com as competências e formação permanente, instalações, equipamentos e meios de trabalho de modo a poder assegurar profissionalismo, fiabilidade, segurança, proximidade e resposta rápida e precisa a todos os clientes.
Os nossos clientes dizem que nós somos profissionais, temos disponibilidade permanente, geramos confiança, somos eficientes na resposta às suas solicitações, com proximidade e conhecimento dos assuntos, formulando respostas assertivas.
Somos exigentes connosco próprios, mantendo elevados padrões de serviço ao cliente, procurando crescer apenas se a manutenção destes padrões estiver assegurada.

A consultoria de gestão já é reconhecida como essencial?
São cada vez mais os empresários que percebem a mais-valia de contar com apoio especializado que vai além do tradicional. Os clientes percebem que desempenhos superiores e obtidos eficientemente resultam melhor com o apoio de consultores de gestão conhecedores e experientes.

Sendo mulher, nota ainda alguma dificuldade acrescida em conseguir assegurar uma imagem credível do serviço que presta apenas por um julgamento de género?
Estamos habituados a atitudes diversificadas e nem sempre o maior conservadorismo vem de onde se espera. Lidamos com clientes homens e mulheres, de diferentes idades, backgrounds profissionais, nacionalidades e com diferentes histórias empresariais. E se sentimos por vezes algumas dificuldades, também temos aprendido muito com outras pessoas com quem interagimos e estamos muito gratos, porque crescemos, também a nível pessoal ao conhecer pessoas com origens diversificadas e negócios tão diferentes.

Que desafios acrescidos existem neste setor?
Estamos em plena transformação digital. Muitos empresários estão muito embebidos nas operações dos seus negócios e encaram este desafio como uma mera compra de software e de consultoria informática. O sucesso depende de terem mão na mudança, com uma adequada leitura das alterações de gestão a fazer, devendo entrar só depois a aposta tecnológica e informática.
Saber trabalhar em parceria, com o cliente e de forma produtiva com os trabalhadores do cliente e outros fornecedores deste, é um desafio contínuo que tem de ser ganho, a bem do sucesso dos seus negócios.

A economia e as empresas nacionais estão, de facto, a atravessar um bom momento?
As empresas devem aproveitar a atual conjuntura favorável para melhorarem os seus pontos fortes e a sua capacidade de detetarem oportunidades, estando atentos ao mundo fora da empresa. Quando a conjuntura mudar, empresas assim preparadas vão resistir melhor e, sabe-se, os melhores negócios fazem-se em momentos de crise. Mas só alguns têm unhas para tocar tão impiedosa guitarra…

É fácil encontrar bons profissionais para trabalhar nesta área?
Equilibrar vontade de construir uma carreira e ímpeto juvenil para fazer, ponderação na análise e ação, conhecimento técnico, sensibilidade para os negócios e experiência a lidar com o contexto, é sempre difícil. Mais do que conquistar clientes, é o crescimento sustentado da equipa que mais explica a capacidade de crescer.

Como vê o futuro?
Vejo o futuro como um desafio diário, motivador, por poder fazer o que gosto, estudando sempre, para descobrir novas formas de olhar os problemas e resolvê-los de modo a criar valor.

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