Cacia: a freguesia mais industrializada do concelho de Aveiro

Situada a norte do município de Aveiro, Cacia é hoje uma das zonas mais importantes do país a nível industrial, com fábricas como a Companhia Aveirense de Componentes para a Indústria Automóvel, a segunda maior unidade do sector automóvel português. Em entrevista à Revista Business Portugal, Nelson Santos, Presidente da Junta de Freguesia descreve uma freguesia acompanha o progresso.

Uma freguesia pequena em território, mas grande nos seus projetos?

Cacia é a Freguesia mais industrializada do concelho de Aveiro. Quando muitas Freguesias estão contra o progresso, em Cacia soubesse aproveitar e conviver com ele.

Nelson Santos, Presidente

Continuamos a ser uma vila que conjuga muito bem, a agricultura, o pleno emprego e recentemente o turismo, com o Baixo Vouha Lagunar.

A implantação da Companhia Portuguesa de Celulose constituiu um marco de referência de referência e abriu uma nova era social, económica com grande impacto na vida da população. Foi aí que se deu a grande transformação de Cacia?

Realmente a instalação da Celulose é um marco para a nossa Freguesia, quer para captar e fixar população, quer para a riqueza da nossa população. Os vencimentos trouxeram vida mais fácil, para muitos que ficaram e se tornaram parte integrante da nossa comunidade. A terceira geração está também agora a aproveitar este novo investimento empresarial.

O Complexo de Cacia é internacionalmente reconhecido pelas suas pastas “desenhadas” para aplicações especiais, muito apreciadas pelos exigentes clientes europeus. A capacidade de inovação está intrínseca na cultura da população?

Somos a avozinha de Aveiro, por descender do tempo dos celtas e dos romanos. Não somos de ficar quietos, nem parados, como se pode ver pelas nossas 12 associações locais. Gostamos de trabalhar, faz parte da nossa génese, e as entidades empresariais que nos rodeiam aproveitam estes atributos.

Apesar dos seus efeitos nefastos, a pandemia veio evidenciar o potencial dos municípios, como é o exemplo de Cacia. De uma região inovadora, industrial e com visão para o futuro, o que podemos esperar em 2021?

O aspeto ambiental é peça fundamental. As empresas que nos rodeiam estão a investir fortemente neste aspeto. A Navighator Company, a Bosch, a Funfrap e a Renault Cacia, sabem que o ambiente tem que ser preservado a todo o custo. Para 2021, a CM Aveiro irá ampliar a Área Industrial Aveiro Norte, quase na sua totalidade na Freguesia de Cacia, com novos arruamentos, novos acessos, ara que os nossos empresários possam continuar a investir nesta Freguesia. Cacia é também uma ECO FREGUESIA, com a comunidade com fortes preocupações ambientais e de bem-estar comum.

You may also like...