A AUTODOC SE (“AUTODOC”), líder na venda online de peças e acessórios automóveis na Europa, continua a sua trajetória de crescimento em 2024. “Estamos muito entusiasmados por anunciar mais um ano de crescimento em dois dígitos nas receitas das vendas e no EBITDA Ajustado, o que destaca a resiliência e o potencial do nosso negócio, mesmo no ambiente macroeconómico dinâmico da UE”, afirma Dmitry Zadorozhny, CEO da AUTODOC, na divulgação de resultados financeiros de 2024. “A nossa expansão contínua e os resultados operacionais positivos em 2024 confirmam a nossa convicção de que estamos no caminho certo para expandir ainda mais o nosso negócio.”
A AUTODOC registou um aumento de 18,9% nas Receitas das Vendas, ao alcançar os 1.555,0 milhões de euros, refletindo a solidez do negócio e a liderança sustentada do mercado face ao crescimento contínuo da procura e ao aumento do tráfego online. O EBITDA Ajustado da empresa aumentou 13,0% para 151,4 milhões de euros. O Free Cash Flow registou igualmente um crescimento impressionante, com um aumento de 44,7% para 125,3 milhões de euros.
Crescimento nas receitas das vendas
“Mais uma vez apresentámos um crescimento igual a dois dígitos”, refere Lennart Schmidt, Chief Financial Officer da AUTODOC. “Estes resultados refletem o crescimento contínuo do nosso modelo de negócio e a nossa mais recente capacidade de capitalizar as oportunidades no ambiente dinâmico que vivenciámos no ano passado. Para além do
nosso sólido negócio B2C, investimos recursos na expansão da AUTODOC PRO e preparámos a empresa para o lançamento do AUTODOC MARKETPLACE. O crescimento percentual de dois dígitos na Receita de Vendas e no EBITDA Ajustado representa os progressos reais que estão a ser efetuados na expansão do nosso negócio, enquanto estamos focados na eficiência operacional.”
A AUTODOC registou uma procura significativa de peças automóveis, impulsionada pela tendência crescente das compras online no mercado pós-venda automóvel. A empresa atingiu, assim, um novo recorde, com a venda de mais de 65,6 milhões de produtos em 2024, acima dos 56,1 milhões em 2023. A base de clientes ativos aumentou 13,5%, atingindo 8,4 milhões no final de 2024 3. A AUTODOC continuou também a diversificar a sua oferta, com a inclusão de cerca de 900.000 novos produtos, elevando o número total da oferta disponível para 6,7 milhões de produtos.
Negócio B2B AUTODOC PRO em forte expansão
No seu segundo ano completo de operações, o negócio B2B da AUTODOC, o AUTODOC PRO, demonstrou uma evolução impressionante, com a receita de vendas a aumentar cerca de 280,0% – de aproximadamente 18,0 milhões de euros em 2023 para aproximadamente 68,0 milhões de euros em 2024. No final do ano, todas as 106 zonas designadas em França estavam totalmente operacionais e as parcerias existentes com oficinas foram significativamente expandidas, resultando num aumento acentuado do volume de encomendas. Globalmente, a atividade B2B representou cerca de 4,3% do total das receitas de vendas do Grupo.
Forte desenvolvimento do cash-flow
“Mantivemos um forte cash-flow e um balanço sem dívidas, dando-nos a flexibilidade financeira para alcançar os nossos objetivos estratégicos e investir na inovação”, aponta Dmitry Zadorozhny. “O foco na satisfação do cliente, na excelência operacional e no progresso tecnológico permanece no centro da nossa atuação.”
Com base na forte produção de cash-flow, espera-se que o Conselho de Administração proponha que a parte distribuível do lucro líquido da AUTODOC SE para o ano de 2024, no valor de 59,5 milhões de euros, seja paga aos acionistas sob a forma de um dividendo.
Perspetivas futuras
A AUTODOC registou um início sólido no primeiro trimestre de 2025 e é com otimismo que visualiza a trajetória de longo prazo do seu negócio. Olhando para 2025, a AUTODOC compromete-se com o foco na melhoria contínua da experiência do cliente enquanto expande a sua gama de produtos, melhora a infraestrutura logística e otimiza as estratégias de preços. Lennart Schmidt afirma, “Para além do crescimento contínuo no mercado B2C e da expansão europeia do nosso negócio, vamos reforçar o foco na
expansão do nosso negócio B2B em 2025.” O recém-inaugurado centro de distribuição de 15 000 m² em Gante, na Bélgica, vai suportar esta ambição, aumentando a capacidade de distribuição, especialmente para os clientes B2B em França, nos países do Benelux e em regiões da Alemanha.
Tabela
Milhões | 2024 | 2023 | Variação líquida em relação ao ano anterior |
Clientes ativos | 8,4 | 7,4 | 1,0 (13,5%) |
Oferta de produtos | 6,7 | 5,8 | 0,9 (15,5%) |
Total de produtos vendidos | 65,6 | 56,1 | 9,5 (17,0%) |
Encomendas | 16,8 | 14,3 | 2,5 (17,5%) |
Receita de vendas € | 1 555,0 |
1 307,7 |
247,3 (18,9%) |
EBITDA Ajustado € | 151,4 |
134,0 |
17,4 (13,0%) |