Atelier dos Tecidos: Tecidos com história

Corria o ano de 2001 quando nasceu o Atelier dos Tecidos (em Vilamoura), uma empresa dedicada à comercialização de artigos para estofadores e decoradores. Paulo Miguel, o nosso entrevistado, fala sobre a evolução da empresa, com enfoque na conquista no prémio PME Excelência 2018.

Determinação e ambição foram sempre as bases da empresa que em 2009 fez uma nova aposta: “Desde a data da nossa fundação, temos procurado afirmar-nos no mercado nacional e internacional apostando, cada vez mais, na inovação e na qualidade”, explica Paulo Miguel. 2009 ficou marcado por momentos menos felizes que obrigaram a uma reinvenção do negócio: “Para contornar a crise começamos a apostar em produtos destinados à hotelaria, e transformá-los nas nossas instalações. Formamos assim uma linha de confeção, que ainda hoje mantemos. Atualmente, a empresa tem duas fábricas: uma de estofos e outra de confeção de cortinados. Produções separadas, mas que se complementam”.
Hoje, a atravessar um momento positivo, o plano é conseguir juntar os dois polos num só de “forma a agilizar os processos”. O projeto está aprovado e prevê-se que dentro de um ano estejam erguidos os 2500 metros quadrados onde daremos asas à nossa magia.

Variedade e consistência
“Variedade” é uma das palavras referidas, diversas vezes, quando se caracteriza esta empresa. Variedade de produtos, de ofertas, de parceiros e de clientes. Variedade e qualidade, como é óbvio: “Trabalhamos de norte a sul do país, com foco na zona Sul, e temos a preocupação de satisfazer as necessidades do mercado oferecendo um vasto leque de produtos e soluções. Apresentamos uma vasta gama de artigos de elevada qualidade e design, para satisfazer todas as exigências e manter assim a nossa missão: vender produtos com qualidade de excelência a preços justos”, afirma.
Esta “variedade” só é possível através da vontade constante de utilizar a inovação e de ter presente o espírito competitivo. Tal como explica o entrevistado, “toda a atividade da empresa é desenvolvida procurando a satisfação e fidelização dos clientes, tendo, por base, as suas necessidades e expectativas e utilizando as mais recentes e criativas políticas e equipamentos, procurando produtos que estejam sempre na moda. Com este fim, asseguramos que os nossos produtos são cuidadosamente selecionados, tendo em conta a qualidade das matérias-primas”.
Trabalhando em parceria com Arquitetos e Decoradores conseguimos produzir os produtos que os nossos clientes pretendem. Um grande motivo de orgulho para nós é poder chegar a uma enorme diversidade de clientes. Inseridos na carteira de clientes estão alguns dos melhores hotéis do país. “As melhores vantagens da nossa empresa é a nossa relação qualidade/preço, o nosso conhecimento do mercado, do cliente e a confiança que transmitimos. Essas vantagens dão-nos o know-how para agilizarmos todas as adversidades que nos possam aparecer bem como oferecer a cada cliente a melhor solução para as necessidades apresentadas”, explica.

Uma nova aposta
O ano de 2019 fica marcado pela nova aposta da empresa: a construção. “Do que nos interessa ter uma boa cama ou uma boa mesa se não tivermos um espaço apropriado para as colocar? Decidimos mudar um pouco o paradigma da empresa. Assim, ao invés de efetuar apenas remodelações mobiliárias, e como os artigos decorativos são um complemento do imóvel, decidimos que seria uma boa aposta investir na construção do mesmo. Atenção que, quando menciono construção, não falo na construção de uma casa de raiz. Falamos na recuperação do espaço efetuando pequenas obras e que dará uma outra expressão ao imóvel. Tratando-se ainda de um projeto embrionário, recorremos de momento a prestadores externos a realização destes serviços, e que se estão a revelar ótimas parcerias. Mas este novo conceito nunca nos levará a perder de vista aquela que é a nossa praia, a decoração interior”.

Estatuto PME Excelência
Já não é novidade a presença da empresa na lista dos distinguidos como PME Líder, porém, no último ano a distinção chegou um pouco mais longe com o alcance do prémio de PME Excelência. “Esta distinção vem valorizar o nosso investimento na empresa e a vontade que temos de fazer mais e melhor. Os colaboradores são também parte principal deste prémio porque trabalhamos todos para um bem comum. Temos 46 colaboradores efetivos que mostram o seu empenho e dedicação a esta casa”, afirma Paulo Miguel.

Do presente para o futuro
Com uma capacidade de resposta irrepreensível, mas com cada vez mais pedidos, faz parte dos planos um investimento em novos equipamentos, oriundos da Alemanha, de forma a ser possível o aumento da capacidade de produção e o aumento da carteira de produtos: “O crescimento da empresa está dependente do investimento realizado na mesma. A estagnação não é algo que faça parte do nosso ADN. Vamos modernizar a nossa linha de produção que ainda é muito tradicional e vamos aproveitar as nossas novas instalações para dar esse passo, preparando assim a empresa para as gerações futuras”, remata.

You may also like...