Associação Comercial do Distrito de Évora: Uma história que começou há 128 anos
A Associação Comercial do Distrito de Évora constitui um importante pilar no desenvolvimento comercial e empresarial da cidade e distrito de Évora e como refere Mariana Candeias, o percurso já conta com 128 anos de história. Fundada em 1890, a Associação esteve sempre instalada no edifício onde se encontra atualmente e já teve mais de dois mil associados “porque antes do 25 de Abril era obrigatório que todas as pessoas que criavam a sua própria empresa fossem sócios de uma associação industrial, comercial ou empresarial…infelizmente hoje em dia não é assim”, afirma a Secretária Geral. Atualmente com mil associados, a Associação Comercial do Distrito de Évora abrange 14 concelhos.
Nas instalações da Associação é prestado aos comerciantes e empresários associados um serviço informativo ligado às várias áreas de negócio das empresas, ações de esclarecimento e formação, ações de promoção das empresas através de feiras, eventos turísticos, desfiles de moda do comércio local, dinamização de atividades nos diferentes concelhos, entre outras. É também prestado um serviço diferenciado no que toca à parte de contabilidade das empresas, bem como um serviço de gestão de recursos humanos aos associados. Existe ainda na associação um gabinete de projetos que apoia as empresas na elaboração de candidaturas aos diversos programas de financiamento, nomeadamente no âmbito do Portugal 2020 e Alentejo 2020, bem como no apoio à criação do próprio emprego para jovens empreendedores, contando para isso com uma parceria com o IEFP, enquanto EPAT- Entidade de Apoio Técnico. Além destes serviços os associados podem contar ainda com o apoio de um jurista e formação profissional financiada a 100 por cento .
Pela sua antiguidade e representatividade, a ACDE faz parte de diversos órgãos das principais entidades regionais, nomeadamente, Conselho Consultivo Regional do Alentejo do IEFP e Conselho Consultivo Local do Centro de Formação de Èvora, Comité de Acompanhamento do Programa Operacional do ALENTEJO 2020, Conselho Regional da CCDR Alentejo, Assembleia Geral da ADRAL, enquanto accionista, Conselho Geral da Fundação Alentejo, Conselhos municipais de Segurança de diversos concelhos, Comissão de Economia e Turismo do Concelho de Évora, entre outros.
Projeto Km 0 (zero)
Uma das atuais apostas da Associação Comercial do Distrito de Évora, em resposta a um desafio da Universidade de Évora, em parceria com outras entidades do concelho, como sejam a Câmara Municipal de Évora e a ERT-Entidade Regional de Turismo do Alentejo, é a implementação do projeto Km0 no concelho de Évora. O projeto Km0 é um conceito que assenta na valorização e promoção de produtos hortofroticulas, pecuários e agro-industriais produzidos localmente em cada região, num raio máximo de 50 quilómetros entre produtor e local onde vai ser comercializado ou consumido, seja restaurante, mercado, ou loja. Como explica Mariana Candeias está a ser feita uma forte aposta na certificação dos produtos como pertencentes à região onde são produzidos e à sua sazonalidade. Já existem cerca de treze restaurantes que aderiram ao projeto. “Está a ser criado um website para o Km0 assim como uma página de Facebook e uma plataforma de ligação entre os produtores e os restaurantes. Há também aposta na criação de um roteiro com a lista de restaurantes que vão ter Menu Km0 a divulgação passará pela distribuição desses roteiros no Posto de Turismo”, afirma Mariana Candeias. Além da informação disponível na internet e nos roteiros, todos os restaurantes, mercados e lojas participantes no Km0 vão estar identificadas com um selo de referência.
Mariana Candeias sublinha a importância deste projeto para a dinamização da economia local ao nível dos pequenos produtores, e da sensibilização dos consumidores para a compra e consumo de produtos regionais de qualidade, com menos impacto ambiental.