Artsana: É fácil com PIC!

Há mais de 50 anos que são a marca de autocuidados mais conhecida em Itália, um exemplo da excelência e do know-how italiano. Um reconhecimento que exibem com grande orgulho, mesmo a nível internacional, inclusivamente em Portugal. A Revista Business Portugal conversou com Patrícia Nunes Coelho, marketing director Health and Beauty.

Em que especialidades, a marca Pic Solution é um aliado fiável na promoção da saúde pública?

A PiC Solution é, há mais de 50 anos, a marca de autocuidados mais conhecida em Itália, um exemplo da excelência e do know-how italiano. Um reconhecimento que exibimos com grande orgulho, mesmo a nível internacional. Tornar simples o que não era antes: para nós na PiC, é muito mais do que uma missão, é o nosso ADN autêntico. Pois acreditamos que não basta resolver pequenos problemas de saúde diários, é necessário fazê-lo do modo mais fácil e confortável. Sendo PiC, uma marca cross-category abrangente e capilar, pronta a perceber as necessidades de uma sociedade em evolução contínua, para as converter depois em respostas fiáveis, eficientes e fáceis de usar. São essas, soluções avançadas para a saúde das vias respiratórias, para o tratamento de qualquer tipo de ferida, para uma gestão mais livre das patologias, tais como a hipertensão e a diabetes. A simplicidade da solução, desenvolvida tendo sempre por base, ouvir e observar as necessidades das pessoas, torna as suas vidas mais fácil, contribuindo naturalmente para a promoção da saúde pública, principalmente em áreas como a hipertensão e a diabetes.

 A Pic Solution aposta na investigação e desenvolvimento de novos produtos e aparelhos baseando-se nas necessidades da população?

Como já referi anteriormente, é o nosso ADN tornar simples o que não era procurar dar ao consumidor respostas fiáveis, eficientes e fáceis de usar. Inventámos a agulha descartável, “indolor”, “niente male” (nada de dor), o primeiro passo da investigação Indolor Experience para oferecer injecções cada vez mais rápidas e indolores, e graças a uma excelente capacidade técnica em atualização contínua, o know-how da Pic tem crescido e agora os nossos laboratórios projetam muito mais além. A PiC nasce da investigação constante de mulheres e homens que trabalham todos os dias com paixão e dedicação à marca e, acima de tudo, com vontade de ouvir as pessoas e as suas necessidades, observar os comportamentos, ler nos seus hábitos diários a solução mais simples para as suas necessidades.

A operação “Pic it easy” é uma mostra atual da vossa qualidade e inovação. Qual o balanço que fazem deste projeto?

Com a operação “Pic it easy!”, em Portugal “É fácil com PIC!”, e com a entrada nas redes sociais, a marca consegue dialogar directamente com as pessoas, sugerir-lhes conselhos simples de bem-estar e resolver com um sorriso os pequenos problemas quotidianos. Alertando de forma muito positiva, como podem melhorar a sua vida. Cada vez mais as pessoas procuram a solução para o seu problema na internet, e há muita informação incorrecta. O nosso objectivo inclusive com www.picsolution.com/pt é esclarecer o consumidor nas várias áreas. O digital ajuda a marca a estar mais próxima, sendo muito positivo para a mesma.

 Defendem que automedicação pode ser uma boa forma de controlar problemas de saúde?

A automedicação é a prática através da qual um indivíduo seleciona e autoadministra medicamentos com vista a tratar sinais, sintomas ou doenças por si identificados. Não consideramos que esta prática seja eficaz no controlo de problemas de saúde uma vez que, e numa frequência extremamente considerável, esta automedicação pode trazer efeitos adversos ao doente ou conduzir a problemas de saúde pública. Assim, ao identificar esses sinais ou sintomas, o doente deverá procurar apoio profissional para o diagnóstico e tratamento. Não obstante, a automedicação encontra-se legalmente prevista. O Infarmed tem listadas as situações clínicas passíveis de automedicação, pese embora a necessidade desta administração ter de ser feita segundo as recomendações inscritas no medicamento e de forma consciente e informada. Em caso de dúvida, o doente deverá recorrer à rede de profissionais de saúde, seja nos cuidados de saúde primários, farmácias ou através da Linha Saúde 24.

O lema da marca é simplificar a resolução de pequenos problemas de saúde. Como conseguem tornar tudo tão simples e manter uma qualidade de excelência?

Problemas simples devem requerer soluções simples. Esta visão promove uma aposta no desenvolvimento de produtos centrados e desenhados para o utente. É ele que irá lidar diariamente com o produto e que exigirá essa simplicidade e qualidade de excelência. É por isso que utilizamos materiais de qualidade, processos bem desenhados e recursos humanos qualificados. Por sabermos que nos cabe a missão de fazer tudo o que está ao nosso alcance para satisfazer as necessidades que o utente sente ao querer cuidar de si e dos que lhe são próximos.

A aposta na gestão de recursos humanos altamente qualificados é um instrumento de trabalho que contribui para que a Pic Solution seja uma marca de referência a nível mundial?

Todas as marcas são feitas por pessoas, e a PIC Solution é prova disso. 50 anos de experiência!!! Experiência de pessoas que todos os dias criam valor para a marca.

Em que medida é importante para a marca estabelecer protocolos e ser reconhecida por entidades científicas? As sociedades portuguesas da área da saúde estão abertas a esse tipo de parcerias? Como classifica a relação da marca com entidades públicas e privadas do setor?

O reconhecimento das entidades científicas são muito importantes naturalmente, pois ajuda no desenvolvimento de produtos tendo em conta as necessidades das classes médicas, que diariamente enfrentam dificuldades no tratamento, mas também na prevenção de doenças. Somos mais um braço para ajudar e tentar tornar a vida de cada um mais salutar! Juntos, conseguimos melhor, passar mensagens que por vezes, são fundamentais e desconhecidas do grande público, como é o caso da hipertensão, a doença silenciosa, e da necessidade de haver uma monotorização da pressão arterial, em todas as pessoas independentemente de terem alguma patologia diagnosticada. E é através desta união com vista ao bem comum, que as entidades portuguesas estão recetivas ao apoio das marcas que atuam com o mesmo objetivo.

 Desenvolvem investigação em Portugal? Como fazem a comercialização dos vossos produtos?

A inovação provém de todo o mundo, de todo o know how humano e precioso que a PIC detém, mas também dos próprios doentes. Foram assim criados diversos dispositivos médicos. A comercialização dos nossos produtos é feita através das farmácias e das parafarmácias.

 Têm de momento algum aparelho ou tratamento a ser testado? Se sim, para quando está previsto o seu lançamento no mercado?

Temos algumas novidades para breve, entrando numa área muito mais digital.

 Cada vez mais a população procura levar uma vida salutar recorrendo a tratamentos e produtos que permitam o bem-estar e a qualidade de vida que desejam. É fácil conseguirem-no com a Pic Solution?

Procuramos que Pic Solution seja efectivamente um sinónimo de vida mais salutar. Apostamos em produtos, comunicamos mensagens e promovemos iniciativas que ajudam a população a manter-se saudável e ativa. É fácil com Pic!

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