AIP prepara autarquias da AML para a atração de investimento internacional
A Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI) juntou-se à Área Metropolitana de Lisboa (AML) para ajudar as autarquias no processo de atração de investimento. Através de quatro sessões, que vão decorrer ao longo do mês, pretende-se capacitar os quadros técnicos das autarquias, mas também as empresas locais, para esta missão, fomentando-se a competitividade da região.
Inseridas no Roteiro Metropolitano de Capacitação para a Atração de Investimento e Oportunidades de Financiamento, as quatro sessões vão realizar-se ao longo do mês, em quadro cidades da AML.
Investimento e a Visão Global do Portugal 2030 será o tema da primeira sessão, a realizar-se na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures, seguindo-se a Digitalização, Inovação e Qualificação, em Mafra, no Palácio dos Marqueses, a 17 de outubro. A 30 de outubro a Câmara Municipal do Seixal recebe a sessão focada na Transição Climática e Sustentabilidade, cabendo o encerramento a Almada numa sessão dedicada ao Turismo, a 7 de novembro no Fórum Municipal Romeu Correia.
Estas sessões, realizadas pela AIP, procuram dar às autarquias as ferramentas necessárias para a importante tarefa de captação de investimento. “A competição pela atração de investimento internacional é, mais do que uma competição entre países, uma competição entre diferentes regiões de vários países”, salienta Jorge Gaspar.
“Os territórios e os seus decisores políticos e institucionais têm assumido uma importância crescente no domínio das matérias económicas e de investimento, razão pela qual a capacitação de todos os seus atores e, desde logo, das autarquias locais e das empresas, constitui um fator crítico da sua própria competitividade e é todo este processo que a AIP se propõe apoiar”, acrescenta o Diretor da Consulting by AIP.
Estas sessões estão direcionadas preferencialmente para os quadros técnicos das autarquias dos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa, mas também para os demais atores do ecossistema metropolitano de desenvolvimento económico, como empresas, universidades, centros de I&D e ONG. A participação nestas sessões do Roteiro Metropolitano de Capacitação é gratuita.
A AML é sede de praticamente uma em cada três empresas portuguesas. Conta com mais de 382 mil empresas registadas (29% do total no País), que são responsáveis direta e indiretamente por mais de 1,5 milhões de postos de trabalho, a maioria com elevado grau de qualificação. Estas empresas apresentam um volume de negócios que ascendeu, em 2023, a cerca de 190 mil milhões de euros.
Através da prestação de serviços de qualidade, a AIP, a mais antiga e representativa associação empresarial de Portugal, está a contribuir para fomentar o crescimento sustentável do tecido empresarial português num quadro competitivo justo que lhes permita prosperar e, assim, ajudar a dar o impulso necessário à economia nacional.