PUB

A visão das crianças em idade escolar

Data:

Partilhar

Uma boa visão é essencial para que as crianças possam ter um desenvolvimento intelectual correto com uma boa aprendizagem.

 

Dr. Vítor Soares (OM16580), Oftalmologista no Trofa Saúde Braga Centro

 

 

 

Quando certas capacidades visuais não foram desenvolvidas, ou estão mal desenvolvidas, a aprendizagem é difícil e sob “stress”. As crianças normalmente tentarão fazer o trabalho, mas com um baixo nível de compreensão ou eficiência. A criança pode pensar que a maneira como vê é o modo como todos os outros veem.

Não detetados e não tratados, os problemas de visão nas crianças podem desencadear alguns dos mesmos sinais e sintomas comuns ao Transtorno de Défice de Atenção e Hiperatividade (TDAH), o que pode levar a erro de diagnóstico.

Tendo a criança em idade escolar já efetuado o Rastreio de Saúde Visual Infantil, com consulta entre os 0 e os 2 anos e outra entre os 2 e os 5 anos, importa agora estar atento para os sinais que podem conduzir ao Diagnóstico Precoce de alteração da visão.

Muitas crianças com idade entre os 6 e os 12 anos não reconhecem que estão a ver mal e é provável que continuem com dificuldades, sem alertar os pais. É, por isso, necessário estar atento aos sinais de alerta. Nesta tarefa têm especial responsabilidade os Pais e os Professores.

 

 

 

 

 

Alguns sinais de alerta aos quais estar atento:

  • Estar muito perto da TV ou ler um livro muito perto;
  • “Perder-se” na leitura, saltar de linha ou usar um dedo para guiar os olhos durante a leitura;
  • Apertar os olhos ou inclinar a cabeça para ver melhor;
  • Tapar um olho ou esfregar os olhos frequentemente;
  • Ter sensibilidade à luz ou lacrimejo excessivo;
  • “Piscar” os olhos ou ter os olhos com algum rubor;
  • Evitar tarefas que exijam visão de perto, como a leitura ou o trabalho de casa;
  • Falta de interesse em particular nas atividades que exijam visão de longe, como as desportivas, ou não conseguir ler as matrículas dos automóveis que vão à frente;
  • Queixas de dores de cabeça ou dores oculares;
  • Fraco aproveitamento escolar ou diminuição do seu rendimento com o ensino à distância.

 

A maior parte das crianças que apresentam algum défice de visão possuem erros refrativos como Miopia, Hipermetropia ou Astigmatismo, que simplesmente necessitam do uso de óculos adequados para corrigir o problema.

Contudo, existem outras patologias que devem ser descartadas em Consulta de Oftalmologia. Qualquer limitação à visão tem impacto significativo no rendimento escolar da criança.

Como a visão pode mudar com frequência durante os anos escolares, o seu filho(a) deve fazer um exame oftalmológico anual, ou com maior frequência se existir algum problema específico.

Newsletter

Últimas Edições

Artigos Relacionados