A bolsa de cargas líder na Península Ibérica

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A Wtransnet converteu-se na bolsa de cargas líder na Península Ibérica, resultado de uma inovação tecnológica constante. Em entrevista à Revista Business Portugal, Verónica Rodríguez, Brand & Communications Manager Wtransnet, garante que “2021 será marcado por uma tecnologia capaz de comunicar entre si e integrada para facilitar a sua utilização”.

 

Mais de 11 mil empresas confiam na melhor plataforma de networking no sector do transporte e da logística. Esta posição no mercado deve-se à capacidade de resposta às necessidades do mercado?

Verónica Rodriguez, Brand & Communications Manager

Quando a Wtransnet entrou no mercado, em 1996, fê-lo com uma inovadora tecnologia capaz de associar cargas e camiões em tempo real, através da criação de uma plataforma pioneira que viria a permitir a colaboração entre empresas de transporte num ambiente de segurança e confiança. Com o passar do tempo, a Wtransnet converteu-se na bolsa de cargas líder na Península Ibérica. Uma posição privilegiada que foi, recentemente, alargada ao resto do continente, após a sua incorporação, em 2018, no Grupo Alpega. Isso significou criar uma comunidade, com a Teleroute e 123Cargo, que está presente em 80 países e agrega 70.000 profissionais do transporte, disponibilizando diariamente mais de 200.000 ofertas de cargas e camiões.

A Wtransnet oferece à transportadora uma ferramenta on-line para partilhar informações de empresas com rotas diárias para um destino e mostra-as a todos os seus associados para que, se algum deles estiver a trabalhar na rota inversa, possam entrar em contacto para a subcontratação das suas viagens. Tudo isto impulsionado com um sistema exclusivo de correspondências que calcula e associa em tempo real as ofertas de cargas e camiões existentes na bolsa, assim como o Motor de busca de associado mais completo e fiável do sector, WFinder, onde se recolhe informação detalhada e permanentemente atualizada de empresas de transporte e logística de toda a Europa. Sempre dentro de um ambiente seguro de trabalho, sendo a única bolsa de cargas do mercado, juntamente com a sua homóloga Teleroute, que proporciona Garantia de pagamento de forma instantânea antes de carregar o camião. Além disso, a Wtransnet conta com um Serviço de mediação eficiente que ajuda os clientes a cobrar as suas faturas, com uma taxa de sucesso de 95%. Também não nos podemos esquecer do nosso sistema QAP (Quality Assurance Policy), a partir do qual filtramos as empresas que querem aceder à bolsa de cargas, além de realizar uma monitorização contínua do seu comportamento para que se ajuste às normas aceites no momento da contratação. E, evidentemente, um apoio ao cliente que funciona de forma séria e responsável: a cada novo registo é atribuído um gestor pessoal (Business Assistant) para assessorar a gestão da plataforma e a procura de oportunidades de negócio.

Graças a tudo isto, conseguimos fechar um ano tão complicado como 2020 de forma promissora e delineando boas perspetivas para 2021, contabilizando 4,5 milhões de ofertas de cargas com origem e/ou destino na Península Ibérica registadas na plataforma da Wtransnet. Na nossa página da internet é possível consultar o Indicador de cargas completo onde atualizamos os dados trimestralmente: https://pt.wtransnet.com/indicador-transporte.

 

Respondem a um mercado, cada vez mais exigente, com serviços de excelência movidos pela inovação e soluções simples, exemplo disso é a plataforma e a aplicação para smartphones. Quais as vantagens destes serviços?

A APLICAÇÃO da Wtransnet é uma aplicação pensada para a transportadora que está em rota, com a qual pretendemos facilitar o acesso à nossa plataforma para voltar carregado a partir de qualquer ponto através de um sistema de geolocalização. Graças à aplicação, é possível aceder a todos os serviços da bolsa de cargas (WFinder, Garantia de pagamento…) recebendo notificações no momento com as novas cargas que se ajustam à oferta exigida, com o objetivo de tornar mais fácil o acesso e a gestão da nossa plataforma.

 

Apostam na inovação em harmonia com as necessidades dos clientes e do mercado, sendo pioneiros, a nível mundial, em produtos e ferramentas com tecnologia própria. O sucesso dos vossos clientes também representa o vosso?

Nós, na Wtransnet, queremos o mesmo que os nossos clientes: a maior eficiência no transporte através da otimização da gestão de frotas e capacidades. A Wtransnet quer continuar a ser a bolsa de cargas de referência para Portugal, um mercado estratégico que sabemos estar muito orientado para o âmbito internacional. Por este motivo, acreditamos que a nossa proposta transversal através de todas as bolsas de cargas do Grupo Alpega (Wtransnet, Teleroute e 123Cargo), que estão ligadas tecnologicamente, apesar de coexistirem em diferentes âmbitos geográficos, responde às necessidades das empresas de transporte portuguesas, uma vez que oferece atualmente aos nossos associados uma liquidez de oferta de cargas e camiões superior às 200.000 ofertas diárias em toda a Europa.

 

No contexto atual, há uma maior procura de serviços e-commerce e logística, consequência da pandemia. É primordial, nesta fase, estar em constante inovação e com rigor profissional, características intrínsecas da Wtransnet?

Cenários de crise como o atual devem servir para aprender e propor alternativas ao que se estava a fazer até então. Também demonstram a necessidade de uma maior digitalização do sector e de continuar a avançar em soluções de colaboração como aquelas oferecidas pela nossa bolsa de cargas. A pandemia fez com que as empresas de transporte tivessem de oferecer uma maior e mais rápida capacidade de resposta. Por isso, plataformas como a Wtransnet foram cruciais durante a crise para melhorar a eficiência das empresas de transporte através da colaboração em tempo real.

Vemos, portanto, um 2021 marcado por uma tecnologia capaz de comunicar entre si, integrada para facilitar a sua adoção e utilização. Consequentemente, as bolsas de carga estarão cada vez mais vinculadas aos Sistemas de gestão do transporte (TMS) e capaz de prever as tendências do mercado a curto prazo, com base na utilização da nossa plataforma.

 

60 por cento dos novos clientes são recomendados por clientes atuais. O cliente representa o vosso grande motor para a constante renovação no mercado?

Os nossos clientes são quem melhor nos conhece e, por isso, podem ser os melhores embaixadores da Wtransnet. Neste sentido, todos os anos realizamos um inquérito de satisfação, para saber quais as nossas forças e onde devemos melhorar.

Os resultados deste 2020 dizem-nos que a figura do Business Assistant é um dos serviços mais valorizados pelos nossos associados, com uma nota 7,8 em 10. Outros dos aspetos mais valorizados são a garantia de pagamento (somos a única bolsa de cargas que oferece tal), o serviço de mediação, o tempo de resposta e a informação recebida antes de uma eventual ocorrência.

 

Há uma crescente preocupação em criar relações com empresas que partilhem os mesmos valores. O futuro passa por desenvolver serviços que proporcionem segurança e confiança, fundamental neste momento?

Durante estes meses, e assim continuaremos no futuro, apostámos no fortalecimento da colaboração, promovendo a entrada de novos membros na comunidade e oferecendo um acompanhamento intenso por parte do nosso serviço de apoio ao cliente com a finalidade de ajudar os nossos associados a tirar o máximo partido da nossa ferramenta.

Tudo isto tendo como aliada a tecnologia, que sempre considerámos como um facilitador da cooperação, motivo pelo qual estamos agora numa posição privilegiada para fazer frente à nova realidade, melhorando as nossas prestações e prestando atenção às necessidades do mercado.

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