LusoSmile: Do oeste para Portugal

Sorrir é uma forma de estar. Sorrir é sentir que todas as portas se abrem. A LusoSmile encontra, diariamente, métodos inovadores para colocar um sorriso no rosto dos portugueses. Conheça, através dos seus parceiros, a verdadeira essência e paixão da LusoSmile Medicina Dentária.

José Almeida

  • Curso de Fillers de Ácido Hialurónico – Lisboa

    José Almeida

  • Curso de Mesoterapia e Peeling –  Lisboa
  • Curso de Toxina Botulínica- Lisboa
  • Curso de Carga Imediata – Técnica ‘open flap’ e cirurgia guiada, Lisboa
  • Curso de Cirurgia Avançada aplicada à Implantologia – enxertos e distrações ósseas, Braga
  • Curso de Implantologia Avançada – Lisboa
  • Pós-Graduação em Ortodontia pela Gnathos – Lisboa
  • Curso de Dissecação Anatómica e Técnicas de Enxertos em Espécimes Humanos – Faculdade de Medicina de Viena, Áustria
  • Curso Prático de Cirurgia Oral Básica – Lisboa
  • Curso de Implantologia na Clínica Maló
  •  Curso de Dentisteria Estética e Restauradora ‘Só Técnicas Estéticas’ –  Porto
  • Licenciatura em Medicina Dentária pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa (FCSUFP)

 

Começo por lhe perguntar sobre o que o atraiu a aceitar integrar este projeto de Renato Sousa da Silva, a LusoSmile Medicina Dentária?

Bom, para lhe responder a essa pergunta temos de voltar um pouco no tempo. Eu e o Renato somos amigos já desde o tempo em que estudávamos no secundário. Crescemos juntos e entretanto partimos para formações distintas, eu em medicina dentária e ele na área de gestão e marketing. Entretanto voltámos-nos a cruzar numa clínica de medicina dentária, já exercendo as funções de gestor e médico dentista. Rapidamente surgiu a vontade da abertura de um projeto profissional em conjunto. Em 2011 aconteceu finalmente com uma clínica dentária multidisciplinar localizada na ‘Praça da Fruta’, centro da cidade das Caldas da Rainha, na altura ligada a um marca como uma clínica franchisada. Há cerca de um ano decidimos tornar-nos independentes para termos uma maior liberdade de escolha nas políticas e gestão da clínica, surgindo assim a primeira unidade do grupo LusoSmile Medicina Dentária nesta cidade que tanto nos apoiou, razão pela qual se tornou o coração deste projeto. Após quase oito anos de uma sociedade com uma ótima relação em comum, na qual sempre partilhámos os mesmos princípios, objetivos e ideais foi fácil para mim perceber, confiar e partilhar a visão que o Renato tem para o projeto LusoSmile Medicina Dentária. Sempre me cativou a sua abordagem honesta, de qualidade e justa, quer para o paciente como para a equipa residente. Estou confiante de estar perante um projeto com uma visão progressiva com os princípios basilares sólidos e certos.

 

O que distingue esta rede de clínicas dentárias das demais existentes no mercado?

Todas as clínicas  da LusoSmile  Medicina Dentária têm como partner um médico dentista, logo têm uma visão clínica muito presente, sendo o foco o paciente e a qualidade de tratamento e serviço. Na faculdade tive uma disciplina que se chamava diagnóstico e planeamento. Com ela aprendemos a fazer um correto diagnóstico e a delinear o melhor plano de tratamento possível para o paciente, assente em três princípios: Saúde, Função e Estética. Para isso, estruturamos uma sequência de consultas que vão desde o diagnóstico, o primeiro tratamento, passam pela resolução dos problemas existentes e a programação de consultas regulares de higiene e prevenção de problemas futuros. É com base nisto que surgiu a LusoSmile Medicina Dentária, para melhor servir o paciente, que fica informado logo na primeira consulta do seu estado de saúde oral, plano de tratamento e manutenção. Enquanto médico dentista não acredito no tratamento ‘dente a dente’, mas sim em encarar a saúde oral como um todo.

Qual o processo que decorre desde a primeira visita do paciente até à fase final do seu tratamento?

Na primeira vez que o paciente entra numa clínica LusoSmile é feito um diagnóstico, baseado num exame oral com o apoio de meios auxiliares de diagnóstico. Com a ajuda do paciente, no que respeita expectativas pessoais, elaboramos um plano de tratamento. Com este plano é explicado ao paciente o tipo de consultas e a duração de todo o processo até à sua conclusão. Após este processo são marcadas consultas de Higiene Oral e revisão para assegurar a manutenção destes três pontos de que falei anteriormente: Saúde, Função e Estética.

Como prevê o futuro do grupo?

Com uma gestão consciente e séria, com uma evolução ponderada e rodeado de profissionais qualificados é fácil acreditar que o futuro da LusoSmile Medicina Dentária será risonho. Quando os princípios certos estão presentes em qualquer projecto o seu futuro será sempre bem sucedido.

 

Gonçalo Macedo

  • Gonçalo Macedo

    Curso de Overlays, Técnicas de Cimentação e CAD/CAM – Bilbao

  • Curso Intensivo em ALL-on-4 e Carga Imediata com fibra de vidro – Lausanne;
  • Curso e Certificação Invisalign – Lausanne
  • Master em Estética Dentária e Cirurgia Mucogengival pela CEODont – Madrid
  • Curso Cirurgia Avançada no Branemark Center – Madrid
  • Curso 3i em Implantologia Avançada e Sinus Lift – Madrid
  • Pós-graduação em Cirurgia Avançada e Implantologia – Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Santiago de Compostela
  • Curso em Medicina Dentária Minimamente Invasiva – Colégio Dentisteria da Universidade de Helsínquia
  • Licenciatura em Medicina Dentária – Universidade de Lisboa

 

 

Começo por lhe perguntar sobre o que o atraiu a aceitar integrar este projeto de Renato Sousa da Silva, a LusoSmile Medicina Dentária?

Conheço o Renato há nove anos, quando ainda tinha todos os sonhos por realizar. Quando começamos a trabalhar juntos no grupo Vitaldent Clínicas Dentárias cedo percebi que tinha algo de diferente. O trabalho desenvolvido com base na complementaridade das nossas aptidões e capacidades ao serviço dos pacientes foi um sucesso. Foi por isso que, quando o Renato me falou na LusoSmile Medicina Dentária, não hesitei em associar-me a este projeto que considero visionário em Portugal e tornar-me na sua primeira parceria LusoSmile Medicina Dentária Tomar, uma vez que é um projeto que tem como objetivo criar a maior rede nacional de médicos dentistas salvaguardando sempre o principal, a qualidade do serviço e a paixão pelo paciente.

Um recente estudo revela que mais de metade dos portugueses considera caro ir ao dentista. Mas a saúde é um bem essencial, por assim dizer. Qual a postura da LusoSmile Medicina Dentária no que concerne a este acesso à saúde?

O conceito LusoSmile Medicina Dentária baseia-se no conceito de integralidade e de acompanhamento regular dos pacientes. Os tratamentos são realizados com as mais modernas técnicas e materiais dentários, que nos permitem garantir ao paciente o sucesso do tratamento. Devido a esta garantia e exigência de qualidade, o grupo LusoSmile Medicina Dentária posiciona-se com a melhor relação qualidade/preço do mercado. De forma a democratizar o acesso aos nossos serviços, temos parceiros que nos permitem facilitar o pagamento a qualquer paciente, ou famílias que tenham a necessidade tratamento.

Quais as mais-valias que trará aos pacientes o facto de todas as clínicas estarem padronizadas? E para os profissionais que aí colaboram?

A padronização das clínicas é outra pedra basilar da LusoSmile Medicina Dentária, pois permite a um paciente que iniciou o seu tratamento na unidade das Caldas da Rainha, mas que cuja vida o levou para Felgueiras, continue a tratar-se com a mesma qualidade de serviço sem que tenha que fazer alguma alteração ao que foi definido no seu plano inicial. Em relação às equipas é igualmente importante,  pois permite que os profissionais tenham uma fácil adaptação a qualquer unidade, ou seja, independentemente do local o que se destaca é o serviço e a qualidade LusoSmile Medicina Dentária.

Como prevê o futuro do grupo?

Pedindo desculpa por alguma imodéstia, acredito que com os profissionais que estão a abraçar o projeto e os valores inerentes à LusoSmile Medicina Dentária, o futuro prevê-se risonho, porque acredito que a paixão, nos ajudará a encarar todos os obstáculos com muito otimismo. Existe a consciência de que ‘nada cai do céu’ e que vai ser necessário muito trabalho, muita resiliência e muita paixão para conseguirmos chegar onde queremos sem ceder a pressões externas e sem ceder no que são os nossos valores. A nossa pretensão não é sermos os maiores, mas sim uma referência de qualidade nas cidades onde vamos estar implantados.

 

João Mendes:

  • Curso de Cirurgia Avançada, Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia

    João Mendes

  • Curso de Prótese Fixa sobre Dentes e Implantes Sistema Procera, Nobel Biocare – Lisboa
  • Curso de Reabilitação Bucal com Implantes sistema Neodent – Porto
  • Curso intensivo em Implantologia, Bio-Horizons, Porto
  • Curso de Cirurgia Avançada aplicada a Implantologia, Enxertos e Distracções Ósseas – Braga
  • Curso de Prótese Fixa sobre Implantes, Oral Concept – Porto
  • Formação Avançada em Cirurgia Muco-Gengival, Sorriso Natural –  Porto
  • Curso Modular de implantologia, Sorriso Natural – Porto
  • Pós-Graduação em Gestão e Direção de Unidades de Serviço de Saúde, Porto Business School
  • Licenciatura em Medicina Dentária pela Faculdade de ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa

 

Começo por lhe perguntar sobre o que o atraiu a aceitar integrar este projeto de Renato Sousa da Silva, a LusoSmile Medicina Dentária?

Com o evoluir dos anos de prática como médico dentista, desenvolvi uma vontade de participar de uma forma mais abrangente, num projeto com o qual conseguisse chegar ao maior número de pessoas possível, de maneira a contribuir e consciencializar os pacientes para os cuidados a ter com a sua saúde oral.

Quando tive conhecimento do projeto LusoSmile Medicina Dentária, fiquei desde logo certo que seria o caminho a seguir. É um projeto sólido, bem estruturado e liderado por alguém com uma vasta experiencia na área e acima de tudo com valores fundamentais nos dias de hoje.

Conheço o Renato há 8 anos, é um líder, um empreendedor e um ser humano fantástico, que coloca paixão e entusiasmo em tudo o que faz, contagiando todos os que estão a sua volta.

Numa entrevista concedida anteriormente pelo Renato Sousa da Silva, este afirmou-nos que este é um grupo feito de pessoas, desde os pacientes aos profissionais e que, todos, formam uma família…

De facto, é um grupo feito de pessoas e para pessoas. Partilhamos a missão de fazer mais e melhor pelo próximo, num ambiente saudável e de união em redor do mesmo projeto. É um projeto motivador com o qual nos identificamos totalmente e no qual todos nos sentimos parte integrante.

 “Democratizar a saúde oral”, é esse um dos vossos propósitos? De que forma o estão a conseguir?

A saúde oral em Portugal foi desde sempre negligenciada, não sendo uma prioridade para muitas famílias. Hoje em dia existe uma maior consciencialização da população, o que permite que as pessoas estejam cada vez mais atentas e informadas, o que resulta numa maior prevenção e procura de acompanhamento por parte de médicos dentistas.

A LusoSmile Medicina Dentária, em conjunto com  os seus parceiros, permite proporcionar condições  únicas para que os tratamentos sejam acessíveis a todas pessoas.

Como prevê o futuro do grupo?

Sucesso! Como referi anteriormente a LusoSmile Medicina Dentária é um projeto sólido e bem estruturado, formado por pessoas com uma capacidade de trabalho e dedicação extraordinárias , que colocam paixão e entusiasmo em tudo o que fazem. Com o objetivo de ajudar cada vez mais pessoas a sorrir, estou certo que o faremos por longos anos!

Quando o que pensamos, dizemos e fazemos estão em harmonia, encontramos a plenitude. É isto que faz da LusoSmile Medicina Dentária, um grupo diferente!

 

Cristina Medalho

  • Cristina Medalho

    Curso básico e avançado de Microimplantes – Villarreal

  • Curso Pré- Reunião- Reunião Científica Anual da Sociedade Portuguesa de Ortopedia Dento-facial – Viseu
  • Membro da equipa de ortodontia – ISCS-Egas Moniz
  • Certificação em Ortodontia Invisível – Lisboa
  • Curso Pré- Simpósio de Ortodontia – Universidade de Salamanca
  • Diagnóstico e Protocolos de Tratamento em Ortodontia e Ortopedia Dento-facial
  • Curso de Pós Graduação Ortopedia Dentofacial, Intercetiva e Ortodontia – Almada
  • Curso Clinico de Formação Continua em Ortodontia – Lisboa
  • Pós Graduação em Cirurgia Oral Avançada – Cuba
  • Pós Graduação em Metodologias de Ensino Dentisteria Operatória – FMDUL
  • Mestrado em Medicina Dentária – FMDUL

 

Começo por lhe perguntar sobre o que o atraiu a aceitar integrar este projeto de Renato Sousa da Silva, a LusoSmile Medicina Dentária?

Decidi integrar este projeto porque já trabalho há vários anos com o Renato e conheço bem de perto a sua forma de trabalhar e de se entregar a cada projeto, dedicando-se de alma e coração. Foi esta paixão pelas pessoas que nos procuram, a forma de realizar os tratamentos médico-dentários e o objetivo de satisfação dos pacientes que me cativou e sensibilizou, pois partilho do mesmo entusiasmo e dos mesmos valores.

Penso que é difícil mudar o mundo inteiro, mas podemos começar por mudar o que nos rodeia e ,pouco a pouco, as coisas começam a acontecer.

E como vai a saúde oral dos portugueses? Quais os principais problemas que continuam a afetar os portugueses?

A medicina dentária em Portugal ainda é pouco valorizada. Na minha perspetiva, existe na nossa sociedade uma grande diferença entre a mentalidade de dois tipos de faixas etárias: uma mais jovem, que tem uma maior preocupação com a saúde oral, vêm a boca como parte da saúde essencial e têm o hábito de ir ao médico dentista com regularidade. Nestes casos procuram-nos para manutenção da higiene oral (destartarização), e tratamentos menos invasivos (tratamento de cáries e tratamentos estéticos). Por outro lado, uma faixa etária mais avançada, que normalmente deixa os problemas avançar e só recorrem aos profissionais de saúde quando têm dor. Este fenómeno acontece porque trazem traumas do passado e o medo é um fator predominantemente, logo o procedimento principal é a extração e a reabilitação das peças dentárias, seja com Prostodontia removível ou fixa. É importante ter a noção que a Medicina Dentária deve ser preventiva, e se houver um acompanhamento regular os tratamentos são menos invasivos e a extração passa a ser uma prática cada vez menos utilizada.

O desejo de democratizar a saúde oral, que o Renato Sousa da Silva também já falou na última entrevista, é possível de conciliar com a qualidade dos produtos e do serviço prestado? Ou seja, é possível democratizar e manter a qualidade no topo?

Claro que sim, com a ajuda dos parceiros que disponibilizamos, permitimos que famílias inteiras possam aceder a tratamentos e produtos com uma maior qualidade e com uma menor taxa de esforço financeiro mensal. A experiência clínica diária e o contacto próximo com os pacientes permitiu-me ter uma noção mais consciente do trabalho que desenvolvemos. É com orgulho que recebemos a gratidão e o reconhecimento que os pacientes têm demonstrado pela LusoSmile Medicina Dentária, uma vez que temos uma equipa médica competente e profissional, sem esquecer a empatia pelo paciente. Nas nossas clínicas o paciente é acompanhado por uma equipe de médicos, onde cada um deles exerce tratamentos especializados nas diferentes áreas da Medicina Dentária. O debate em conselho clínico sobre cada caso faz das nossas clínicas um conceito único, em que o objetivo passa por proporcionar um tratamento dentário individualizado adaptado a cada paciente. É extremamente importante referir que a cooperação e o diálogo constante entre o corpo clinico e os profissionais dos laboratórios é essencial para garantir uma elevada qualidade do tratamento final e satisfação do paciente.

Como prevê o futuro do grupo?

Prevejo para a LusoSmile Medicina Dentária um crescimento sustentado em pilares basilares como: respeito, dedicação e paixão para com as pessoas assim como qualidade do serviço prestado.

Sabemos que irá ser um caminho longo a percorrer, que requer persistência e entrega, mas que valerá a pena o esforço e trabalho para que possamos ter o sentimento de missão cumprida.

Esta é a consciência de que só assim vamos despertar muitos sorrisos. Isso para mim é um sinal de sucesso.”

You may also like...