30 anos de qualidade, inovação e satisfação do cliente

Há 30 anos, um empreendimento nascia da determinação e do talento de Vítor Guisado, um visionário no campo das instalações elétricas e da tecnologia. Assim surgiu a Amorlux, uma empresa que se tornou sinónimo de qualidade, inovação e compromisso com os seus clientes. Numa entrevista concedida pelo fundador e proprietário da Amorlux, Vítor Guisado, mergulhamos na trajetória da empresa e nos desafios enfrentados ao longo dos anos.

 

 

Vítor Guisado, CEO

 

 

Uma ideia, um nome: origem da Amorlux

Ao ser questionado sobre como surgiu o nome da empresa, Vitor Guisado revela um detalhe curioso: “A firma surgiu, porque eu trabalhava por conta própria e, naquela altura, o registo nacional das pessoas coletivas exigia três nomes, que foram rejeitados. Então, decidi não me preocupar com o nome e sugeriram-me ‘SeixalLux’,o que rejeitei liminarmente pois existia uma rivalidade entre as terras, e então sugeriram-me ‘AmoraLux’, acrescentando um toque de polémica que nos diferenciou, ficando Amorlux. A escolha do nome foi uma mistura de circunstâncias e sugestões. E assim, nasceu a Amorlux, um nome que, apesar de não ter sido escolhido com uma grande estratégia, tornou-se emblemático ao longo dos anos.

Evolução e diversificação: os desafios superados

Desde o seu surgimento, a Amorlux enfrentou uma série de desafios, principalmente relacionados à adaptação aos diferentes modelos económicos ao longo das décadas. “É necessário adaptar-se aos modelos de economia existentes”, afirma Vítor Guisado.

A história da Amorlux é muito marcada por uma capacidade notável de se reinventar e atender às exigências do mercado. Inicialmente, a empresa focou-se na gestão técnica centralizada durante o boom hospitalar em Portugal nos anos 90 e 2000, contribuindo para a construção de várias unidades hospitalares em todo o país. Em seguida, expandiu as suas operações para atender às necessidades emergentes no setor de escritórios e condomínios de habitação.

No entanto, foram os desafios mais recentes que testaram verdadeiramente a resiliência da Amorlux. A crescente procura por instalações elétricas, telecomunicações e segurança eletrónica em hotéis e empreendimentos de luxo no Algarve impulsionou a empresa a concentrar os seus esforços nessa região. “Temos estado atentos às mudanças no mercado e direcionámos as nossas operações de acordo com as tendências económicas”, explica. Apesar do sucesso da Amorlux, um desafio persistente tem sido a escassez de mão de obra qualificada. “Não existe mão de obra qualificada. Os cursos técnicos que existem agora, são de uma forma muito diferente ao que eu tirei”, lamenta o empresário. A falta de profissionais capacitados tem limitado o potencial de crescimento da empresa, impedindo-a de responder completamente às exigências do mercado. “Fazia muito mais se tivesse pessoal qualificado, e podia faturar o dobro”, observa.

Essa escassez de talentos é um problema que afeta não apenas a Amorlux, mas todo o mercado. A imigração, embora ofereça alguma esperança de preenchimento dessa lacuna, enfrenta obstáculos significativos. “A imigração não vem preencher, porque é difícil até se adaptarem à nossa maneira de trabalhar e aos nossos requisitos técnicos”, explica.

Apesar dos desafios, Vítor Guisado permanece otimista, a empresa está posicionada para continuar a sua trajetória de sucesso. “Sinto-me um pouco impotente, apesar de ter um pequeno grau de satisfação. Acho que é uma questão estrutural no nosso país, é um problema de fundo”, reflete.

 

 

 

 

A chave do sucesso da Amorlux

A trajetória de sucesso da Amorlux é resultado de um compromisso incessante com a qualidade, a inovação e a satisfação do cliente. “Damos o nosso melhor todos os dias, mas também apostamos muito na ferramenta topo, por exemplo, a marca Hilti. E estamos aptos para fazer todo o tipo de serviços”, partilha Vítor Guisado. A Amorlux não fornece apenas as melhores ferramentas e equipamentos para os seus funcionários, mas também garante o máximo de condições de trabalho e proteção.

No mercado em constante evolução das novas tecnologias, a formação contínua é essencial. A Amorlux reconhece essa necessidade e investe significativamente em programas de formação para a sua equipa. “Como empresa, damos formação e reinvestimos tudo, o dinheiro é sempre reinvestido na empresa, como em máquinas, ferramentas e aparelhos”, destaca.

Apesar das flutuações no mercado da habitação e construção, a Amorlux tem mantido a sua posição firme. “Continua a haver muito trabalho nessa área para a empresa”, assegura o empresário. Além disso, a empresa diversificou os seus negócios com a criação da Amorlux Construções, que investe em terrenos, constrói casas e as vende, criando uma sinergia dentro do grupo.

Mesmo diante da pandemia, a Amorlux mostrou resiliência e adaptabilidade. “Adaptou-se bem e faturou igual, nunca parámos por causa da pandemia”, afirma. A empresa conseguiu manter as suas operações durante os momentos difíceis e ainda continuou a crescer. “A empresa tem crescido nestes últimos cinco anos e este ano está a crescer mais”, revela.

 

 

 

 

Visão para o futuro: compromisso com clientes e funcionários

A empresa, ao longo dos anos, consolidou a sua reputação e criou um nome respeitável no mercado. No entanto, para Vítor Guisado com uma carreira repleta de conquistas, o foco não está apenas em manter o status quo, mas sim em proporcionar um ambiente de trabalho satisfatório para a sua equipa e garantir que os clientes recebam os melhores serviços possíveis. “O que me move agora aqui é quase uma responsabilidade social. No fundo é conseguir satisfazer os nossos clientes e os nossos funcionários”, destaca.

Apesar das incertezas quanto ao futuro, enfatiza o compromisso contínuo da Amorlux com a excelência e a qualidade. “Somos 95% do tecido empresarial português (…) temos o PME Excelência”, orgulha-se. A empresa foi reconhecida repetidamente pela sua excelência nos últimos anos, recebendo prémios como o PME Excelência. Após 30 anos, a Amorlux destaca-se pelo compromisso com a qualidade, inovação e satisfação do cliente, tornando-se referência no setor elétrico e construção. A resiliência na pandemia e o investimento em formação e equipamentos refletem a visão de Vítor Guisado para um futuro de compromisso com clientes e funcionários, mantendo a excelência como base da trajetória.

You may also like...