Visa reinventa o cartão e revela novos produtos para a era digital

A forma como as pessoas pagam e são pagas mudou mais nos últimos cinco anos do que nos últimos 50. Entre a introdução do comércio digital e os dias de hoje, com a rápida adoção do contactless, os consumidores evoluíram e adaptaram-se a novas experiências de pagamento.

 

 

 

 

No Visa Payment Forum Americas, que decorreu em São Francisco, a Visa (NYSE: V) revelou novos produtos e serviços que vão revolucionar o cartão e responder a futuras necessidades das empresas, comerciantes e consumidores e das instituições financeiras.

“A indústria está num ponto crucial, novas tecnologias, como a Inteligência Artificial generativa, estão a mudar rapidamente a forma como fazemos compras e gerimos as nossas finanças”, afirmou Jack Forestell, Chief Product and Strategy Officer da Visa. “Anunciámos a próxima geração de experiências de cartões de pagamento, verdadeiramente digitais e nativas. Hoje revelámos novas funcionalidades do cartão e inovações digitais que levarão os consumidores a um futuro mais personalizado, conveniente e seguro.”

Os novos produtos e serviços que a Visa revelou hoje, e que começarão a ser lançados ainda este ano, incluem:

Visa Flexible Credencial

Um estudo da Visa revelou que mais de metade dos utilizadores de cartões pretendem ter a possibilidade de aceder a várias contas através de uma única credencial. (1) A Credencial Flexível Visa permitirá que, com um único produto de cartão seja possível alternar entre métodos de pagamento, o que coloca o poder de escolha nas mãos do consumidor.  O utilizador passa a poder facilmente definir parâmetros ou escolher se quer utilizar o débito, o crédito, ou fracionar o pagamento com o Buy Now Pay Later ou, até mesmo, pagar utilizando pontos de recompensa. O Visa Flexible Credential está disponível na Ásia e será lançado no final deste verão nos EUA.

Tap to Everything

Existem seis mil milhões de dispositivos móveis com NFC no mundo (2), e que possibilitam o pagamento contactless. No final de 2023, a tecnologia contactless da Visa cimentou-se no mercado como uma das melhores experiências de pagamento, ao atingir uma penetração global de 65%, duas vezes mais do que em 2019. (3)

Este ano expandimos a experiência Visa e lançamos novas utilizações da tecnologia contactless em dispositivos móveis:

  • Tap to Pay: Qualquer dispositivo móvel pode agora ser um dispositivo POS e receber pagamementos.
  • Tap to Confirm: Valide rapidamente a sua identidade quando faz compras online
  • Tap to add card: ainda mais segurança ao adicionar um cartão a uma carteira digital ou aplicação.
  • Tap to P2P (pessoa a pessoa): Permite o envio de dinheiro entre familiares e

 

Visa Payment Passkey Service

O roubo de identidade assumiu outros contornos num mundo digital como o de hoje e resultou num aumento significativo de fraudes. Atualmente, a fraude nos pagamentos online é sete vezes superior à verificada nos pagamentos presenciais (4).

Para garantir transações mais simples e seguras desenvolvemos, tendo por base as mais recentes normas Fast Identity Online (FIDO), o serviço Visa Payment Passkey, que confirma a identidade de um consumidor e autoriza pagamentos online através de uma rápida leitura dos seus dados biométricos, como o rosto ou a impressão digital. Nas compras online, as Visa Passkey substituem o recurso a palavras-passe ou códigos de utilização única, a biometria é mais fiável e garante transações menos vulneráveis e ainda mais descomplicadas.

“Existia a necessidade de ter uma plataforma global de pagamentos online, convergente, interoperável e simples. A tecnologia Visa Passkey foi concebida especificamente para pagamentos e representa uma enorme mudança de  paradigma no nosso setor, porque permite confirmar a identidade do utilizador sem interromper a sua experiência de pagamento”, afirma Forestell. “O Serviço Visa Payment Passkey aumenta a segurança e reduz o atrito nos pagamentos online – em qualquer dispositivo, website ou local disperso no mundo.”

Click to pay + Visa Payment Passkey Service

Num primeiro momento, a Visa está a integrar o Serviço Visa Payment Passkey com o Click to Pay, o que vai proporcionar uma experiência de checkout mais segura e sem falhas. Em inúmeros mercados, por todo o mundo, a Visa está a estabelecer parcerias com emissores para permitir a integração das duas tecnologias nos novos cartões Visa, o que reduzirá a introdução manual de dados do cartão e de palavras-passe.

Pay by Bank

Os pagamentos sem cartão não proporcionam a mesma experiência, segurança e proteção que os pagamentos com cartão. Os pagamentos eletrónicos, como as transferências ACH, ficaram fora da revolução digital. Com o Pay by Bank, a Visa digitaliza e simplifica os pagamentos conta-a-conta (A2A), e dá às pessoas mais opções sobre a forma como querem pagar – quer se trate de uma transferência conta-a-conta, de um pedido de empréstimo ou de um pagamento com outra fonte de financiamento, como um cartão de crédito. Com a aquisição da Tink, a Visa expandiu-se ainda mais por toda a Europa, oferece novas ferramentas inovadoras de gestão financeira e elimina o atrito existente na experiência de pagamento a milhões de clientes bancários. A Visa está a trazer esta nova tecnologia para os EUA, para ajudar os seus clientes a proporcionar experiências bancárias adicionais, sem falhas e sempre protegidas.

Visa Protect para pagamentos A2A

A Visa processa mais de 200 mil milhões de transações todos os anos e, para identificar e impedir a fraude (5) em tempo real, analisa 500 elementos de dados em cada transação. As redes de Pagamentos em Tempo Real (RTP) da Visa em todo o mundo, sobrepõem décadas de experiência na utilização de Inteligência Artificial para mitigar a existência fraude nos pagamentos conta-a-conta em redes RTP. Em funcionamento na América Latina e em fase piloto no Reino Unido, o Visa Protect for A2A Payments já está a identificar 60% das fraudes e esquemas de RTP que anteriormente não eram detetados pelas instituições financeiras (6).

 

Tokens de dados

Nos últimos 10 anos, a Visa acrescentou segurança ao ecossistema de pagamentos através da tokenização de pagamentos, que removeu do fluxo de pagamento informações sensíveis sobre a conta do titular do cartão.

Atualmente, 29% de todas as transações processadas pela Visa são tokenizadas, (7) com adoção em larga escala por comerciantes e emissores em quase todos os mercados a nível global. A Visa acredita que os dados de pagamento têm um papel a desempenhar na oferta de experiências novas e melhoradas, em linha com as melhores práticas de proteção de dados, seja na utilização de ferramentas de IA generativa ou na forma como procuramos informação online – a Visa defende que os consumidores devem ter maior poder de decisão. Com recursos à tokenização, a Visa oferece através do recurso à inteligência artificial, novas formas das pessoas controlarem os seus dados e de terem melhores experiências de compras.

Os tokens de dados da Visa permitem que os consumidores (com cartões de instituições financeiras participantes no programa), autorizem a partilha dos seus dados quando fazem compras online, vejam onde foram partilhados e peçam a restituição do acesso a partir da sua aplicação bancária. Com os tokens de dados, a Visa e os bancos participantes permitem uma experiência em que um comerciante pode solicitar o consentimento do consumidor para obter ofertas mais personalizadas enquanto faz compras. Se o consumidor concordar, nos bastidores, a Visa emite um token de dados privado para o comerciante, com informações geradas por IA e com base nos dados de transação do consumidor. O token de dados pode ser utilizado pelos modelos de IA do comerciante para fornecer ao comprador recomendações em tempo real. A Visa também transmite o token de dados à entidade bancária do consumidor, que regista onde é que os dados foram partilhados, para que o consumidor possa facilmente rever a partilha dos seus dados através da aplicação do banco, e revogar o acesso, se assim o desejar.

 

(1)  Source: from Visa Flex Account Consumer Research Conducted November 2022: Consumer evaluation of Flex Consumer Value Proposition to support Visa’s pitch to Issuers (AP Markets only)​

(2) Statista Data 2023: https://www.statista.com/statistics/330695/number-of-smartphone-users-worldwide/

(3) VisaNet Data, December 2023, December 2019

(4)  Source:  1. Visa data. Fraud data from 3Q23. Approval rate from 4Q23

(5) VisaNet data, https://usa.visa.com/run-your-business/visa-security/risk-solutions/authorization-optimization.html

(6) A Pay.UK/Visa pilot analysed more than 50% of annual UK A2A transactions over a 12-month period. 

(7) VisaNet, April 2024. Global card-not-present (CNP) and card present (CP) transactions for tokenized vs non-tokenized credentials.

 

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