Restaurante A Casa: ‘A Casa’ mistura cultura com aromas e sabores
Lugar requintado num espaço privilegiado da cidade, mesmo em frente ao Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. As vigas e pilares de pedra a descoberto desde as obras que foram feitas pelos atuais proprietários em 1998 põem a nu uma parte da história do lugar que outrora foi moagem, depois deu lugar à Tipografia Alcobacense, até chegar à família Machado, nos dias de hoje. Os proprietários Bernardino, Teresa Machado e as filhas, estiveram à conversa com a Revista Business Portugal para dar a conhecer as melhores especialidades, sempre acompanhadas pela excelência e qualidade na execução dos pratos.
Primor pela arte de bem servir
Bernardino Machado sempre esteve ligado à restauração. Após regressar de Inglaterra procurou um espaço em São Martinho do Porto, onde em 1984 abriu o seu primeiro restaurante ‘A Casa’ em Portugal, num local onde a preferência dos clientes correspondia à forma de Bernardino trabalhar: peixe fresco selvagem e produtos de qualidade.
Recentemente, acabou por arrendar esse espaço para se dedicar em exclusivo ao restaurante e garrafeira em Alcobaça, que começou por ser em 1997 apenas uma loja de artesanato e garrafeira.
O restaurante surge em 2007 com o mesmo nome ‘A Casa’, com o objetivo de servir aos clientes da região e turistas pratos simples como o Frango na Púcara, um prato regional.
No rés do chão do edifício existe uma sala com capacidade de 46 lugares e uma esplanada com vista para o mosteiro de Alcobaça.
A decoração do restaurante está ligada à história: Eça de Queirós e Ramalho Ortigão são dois artistas com quadros expostos n’ A Casa que foram oferecidos por familiares dos mesmos aos proprietários.
As especialidades centram-se no peixe fresco e nas carnes exclusivamente nacionais.
Arroz de robalo com grelos, filetes de peixe com molho tártaro, salmão marinado, espetada de gambas com bacon, bife do lombo com pimenta ou com natas e cogumelos, sem esquecer o frango na púcara são alguns dos pratos que lhe vão fazer crescer água na boca. Não podemos esquecer as sobremesas, onde se destacamos os doces conventuais.
Uma das receitas únicas d’ A Casa é o Bolo Real, que vem duma receita muito antiga que foi oferecida à família, feito com amêndoa, chocolate, chila, açúcar e ovos. Teresa refere que as únicas pessoas, além dela, que sabem esta receita são as suas filhas Teresa e Sílvia. A tarte de amêndoa com caramelo ou o toucinho do céu são também algumas das tentações gastronómicas imperdíveis a quem visita o espaço.
No mesmo edifício podemos encontrar uma loja de artesanato com peças únicas e diferenciadoras.
A poucos metros da entrada principal encontra-se a garrafeira ‘A Casa’, uma referência na região Oeste para quem procura um bom vinho, usufruindo de um atendimento personalizado e profissional. Estes são fatores diferenciadores na hora de escolher um bom vinho. Aqui podem encontrar-se as melhores referências nacionais não esquecendo o vinho do Porto, onde a coletânea de Vintages é extensa e ainda licores, whiskies e champanhes.
Adjacente ao espaço da garrafeira, existe uma pequena sala de restaurante com pratos e petiscos.
Bernardino e Teresa terminam a entrevista com um convite aos nossos leitores. “Embora seja um negócio, é também a nossa casa, onde passamos muitas horas. Queremos que os nossos clientes se sintam sempre bem-vindos, entrem num ambiente familiar e tenham uma agradável experiência gastronómica “.
Motivos não faltam para visitar o restaurante ‘A Casa’ e deixar-se deslumbrar pela variedade de pratos aliada a qualidade dos produtos e serviço, sendo ainda o único restaurante em Alcobaça com aquário de marisco.
E não se esqueçam … Quem passa por Alcobaça ,não passa sem lá voltar !