“Queremos marcar a vida das pessoas”

Ana Borges e Liliana Martins validam a ideia de que as mulheres, quando se unem, são muito mais fortes.  De colegas de trabalho, passaram a amigas e, juntas, criaram a WeFind4U, a primeira agência em Portugal no serviço de cliente comprador.

Liliana Martins e Ana Borges, Fundadoras

 

WeFind4U é o nome do projeto que juntou duas colegas com a mesma ambição: a de criar o seu próprio negócio. Explique o porquê desta união e também o que vos motivou a optar pelo ramo imobiliário. A concretização deste projeto é a prova de que deve existir entreajuda e cooperação entre as mulheres?

Começámos por ser colegas numa multinacional e, rapidamente, passámos de colegas a amigas. Fizemos viagens juntas, partilhámos experiências e a cumplicidade que nos unia, aliada ao facto de ambas termos o sonho de construir o nosso próprio negócio, fez com que este se tornasse realidade.

Porquê no ramo imobiliário? Porque, por experiência própria, sentimos que existia uma lacuna no mercado, uma empresa que tivesse o foco no cliente comprador, em prestar um serviço personalizado e exclusivo para quem precisa de comprar. Estávamos à procura de casa e em cada imóvel que visitávamos encontrámos um consultor diferente, que defendia os interesses do proprietário. Aqui, sentimos a necessidade de ter apenas um consultor, focado na nossa pesquisa, que defendesse os nossos interesses e nos acompanhasse em todo o processo.

As mulheres são realmente seres incríveis, com uma capacidade de se adaptarem a qualquer situação e fazer várias tarefas em simultâneo. Para além de empresárias, somos mulheres, mães, esposas, donas de casa, temos hobbies e continuamos a investir na nossa formação.

Tem de existir uma cooperação entre as mulheres, pois só nós nos compreendemos umas às outras, só nós sabemos como é difícil ser mulher nos dias de hoje. Somos mulheres empoderadas e muito longe das de antigamente, que ficavam em casa a tomar conta dos filhos e da casa. Atualmente, as mulheres trabalham tanto ou mais, ganham tanto ou mais dinheiro, têm tanto ou mais sucesso que os homens. A grande maioria tem mais responsabilidades em casa e com os filhos e ainda consegue cuidar de si mesma. Claro que as mulheres se devem ajudar, não há ninguém melhor que nos compreenda.

 

Falamos da primeira agência em Portugal no serviço de cliente comprador. Este é o principal fator distintivo da vossa empresa? Existem outros?

O principal fator que nos distingue é realmente o foco no cliente comprador, com quem trabalhamos em exclusivo. No entanto, vamos muito para além disso. A forte relação que criamos com o cliente, a transparência e a confiança, faz com que o processo seja mais simples, o cliente fique satisfeito e recomende o nosso serviço. O cliente comprador é um cliente muito mais emocional e, por esse motivo, valoriza muito mais o serviço de excelência sem nunca esquecer a relação de proximidade, que muitas vezes passa para uma relação de amizade. O nosso serviço é completo desde a fase inicial, onde fazemos a viabilidade financeira e a respetiva aprovação bancária. Somos Intermediárias de Crédito, autorizadas pelo Banco de Portugal. Em conjunto com o cliente escolhemos a melhor opção de crédito Habitação, iniciamos as pesquisas, agendamos um dia de visitas e ajudamos o cliente a selecionar e negociar a melhor opção. Depois de escolhido o imóvel certo, tratamos de toda a burocracia até à escritura e pós escritura. Somos também agentes de seguros, por isso, conseguimos proporcionar aos nossos clientes uma poupança significativa nos seguros obrigatórios para o Crédito Habitação e também em outros seguros do ramo vida e não vida. Temos ainda uma parceria, em que o cliente não precisa de se preocupar em tratar dos serviços de água, gás, energia e telecomunicações, a empresa parceira trata de tudo. O objetivo é ter um serviço 360 e proporcionar uma experiência inesquecível no seu processo de compra de casa. Queremos deixar a marca na vida das pessoas e ajudar os outros é, sem dúvida, a melhor recompensa que podemos ter.

 

Como é que conseguem gerir o tempo entre a vida pessoal, profissional e social? Que palavras gostariam de deixar às mulheres que veem nos vossos trajetos profissionais, um exemplo a seguir?

Existe tempo para tudo, desde que haja a motivação certa, disciplina e, acima de tudo, paixão.

Trabalhamos muito, mas conseguimos fazer uma boa gestão do nosso tempo e, por isso, continuamos a fazer formação sempre que conseguimos, passamos tempo com a família, amigos, fazemos desporto e ainda fazemos tarefas domésticas. Acima de tudo, somos seres humanos e se não nos sentirmos bem a nível pessoal, isso vai influenciar o nosso trabalho e vice-versa. O equilíbrio e a disciplina são a peça fundamental para conseguirmos fazer tudo e mais qualquer coisa.

Somos muito felizes e agradecidas pelo percurso que temos vindo a desenvolver, mas isso não significa que tenha sido fácil. Iniciámos o nosso negócio há quatro anos, na garagem da nossa casa, sem termos experiência no ramo imobiliário. Começámos do zero e aprendemos no terreno. Uma de nós tinha uma menina pequena e a outra engravidou, fomos burladas no início da empresa em 30.000,00€ e passámos por uma pandemia que nos obrigou a ir para casa trabalhar com as nossas filhas. Enfrentámos sempre os desafios com atitude positiva, nunca desistimos e sempre acreditámos que iríamos ter sucesso, só dependia de nós.

Hoje estamos numa loja com cerca de 200m2, a equipa de staff já conta com seis pessoas e temos cerca de 20 FINDERS.

Nunca desistam dos vossos sonhos, nós mulheres somos capazes de fazer tudo aquilo a que nos propomos. Os desafios existem para nos fazer crescer, aprender e tornarmo-nos melhores, pessoal e profissionalmente.

 

Que planos têm em mente para o futuro, a título pessoal e também no que diz respeito à empresa?

Queremos continuar a crescer, a ajudar mais famílias a comprar, vender ou trocar de casa e, sem dúvida, aumentar a nossa equipa de FINDERS de forma consistente.

A médio prazo, vamos fazer um investimento considerável no desenvolvimento de um CRM próprio, queremos dinamizar o departamento dos Seguros e, a longo prazo, “franchisar” a marca.

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