Profissionalismo no setor dos seguros
Com 20 anos de transformação no setor, a SECURUS – Consultores de Seguros destaca-se pela aposta numa abordagem consultiva e tecnológica. Em entrevista, António Feitor, Sócio-Fundador da empresa, destaca o fortalecimento das relações de confiança com os clientes e a aposta na expansão sustentável para enfrentar os desafios futuros do mercado de seguros.
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António Feitor, Sócio-Fundador
Ao longo dos últimos 20 anos, como descreveria a evolução do setor de seguros em Portugal e na Europa? Quais foram as principais mudanças que observou em termos de regulamentação, produtos oferecidos e necessidades dos clientes?
Numa única frase, “maior profissionalismo no setor”. A intervenção do regulador nacional e europeu foi fundamental na profissionalização da rede de distribuição. Desde de 2007, quando o regulador, ainda designado por ISP, implementou um conjunto de obrigações e deveres, assistimos ao início da consolidação da rede de distribuição, iniciando-se a redefinição do futuro da mesma. Uma maior regulamentação, novos desafios de interação nos meios digitais, bem como a existência de um cliente mais informado e com maior literacia de seguros, foram fatores que inevitavelmente obrigaram os profissionais do nosso setor a redefinir o seu posicionamento no mercado, bem como a necessidade de criar uma oferta de produtos e serviços adequada aos clientes. Registamos uma tendência de consolidação e intensificação do setor, o que contribuirá para responder a desafios futuros com maior facilidade, a elevar o profissionalismo e a capacidade de resposta do setor.
A SECURUS posiciona-se como uma empresa que acrescenta valor às soluções de seguros oferecidas. Quais são os fatores diferenciadores que fazem da empresa uma escolha preferencial para os clientes, em comparação com outros operadores?
O nosso posicionamento divide-se em duas dimensões. Na primeira, o compromisso com os nossos clientes, com os quais pretendemos ter uma relação forte e de proximidade, na qual a confiança é um pilar fundamental. Somos consultores dos nossos clientes. Numa segunda dimensão, temos a nossa equipa de parceiros. Desde o início do projeto SECURUS, que apostamos nesses parceiros como estratégia de consolidação existindo igualmente a opção de integração na nossa estrutura, sempre num conceito win win.
Quais considera serem os maiores desafios enfrentados pelo setor de seguros atualmente, tanto a nível nacional como europeu? Em contrapartida, que oportunidades vê para a SECURUS explorar e expandir sua atuação no mercado?
De forma transversal a qualquer setor, a economia de escala é uma necessidade, tornando-se mesmo um objetivo fundamental. Facilita a capacidade de enfrentar desafios atuais e futuros, de acompanhar o setor tecnológico e digital e de criar uma maior cultura e literacia de seguros. Estamos atentos a oportunidades de integração/aquisição de carteiras. Temos atualmente alguns processos em análise que, ao concretizarem-se, vão naturalmente contribuir para uma maior consolidação e robustez da SECURUS, podendo passar pela abertura de novos escritórios já em 2025.
A utilização de tecnologia é um dos pilares da SECURUS. De que forma a tecnologia está a ser integrada na oferta de produtos e serviços, e como esta inovação contribui para a melhoria da experiência do cliente?
Na sequência da recente alteração da denominação da nossa empresa, estamos atualmente num processo de alteração de imagem e de criação de um novo site. A nível do site, este terá uma plataforma que permitirá uma interação com os clientes. No entanto, esta sempre coexistirá com a interação presencial a qual considerámos como insubstituível. Teremos também a oferta de produtos específicos com soluções de subscrição online, assim como uma área reservada a clientes. Com clientes cada vez mais digitais, é importante criarmos as condições para que consigam ter uma experiência de confiança e de eficiência connosco. Em simultâneo, estamos igualmente a investir em meios tecnológicos internos, de forma a que possamos ter um modelo mais eficiente e dinâmico de acompanhamento do negócio.
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Equipa
A SECURUS valoriza o espírito de equipa e a orientação para o cliente. Como é que a cultura organizacional da empresa contribui para a motivação dos colaboradores e, por conseguinte, para a prestação de um serviço de excelência aos clientes?
A entidade duma empresa, define-se em muito pelas pessoas, elas são o seu ADN. O capital humano é sem dúvida o mais importante ativo de uma empresa. É fundamental trabalhar em equipa e com uma equipa motivada e coesa. Partilhar experiências, potencializando assim sinergias, criar formações internas e/ou externas e ter espírito de interajuda, só assim conseguimos prestar um serviço de excelência aos clientes.
Quais são os principais objetivos e estratégias que a SECURUS tem delineados para o futuro? Como pretendem garantir a sustentabilidade do crescimento da empresa, mantendo o compromisso com a qualidade e a satisfação do cliente?
Vamos celebrar no próximo ano, o nosso 10º aniversario, que consideramos uma data, um marco muito especial. Temos tido um foco muito particular no crescimento sustentável, na consolidação da relação com as seguradoras, de forma a garantir uma oferta diversificada, personalizada e isenta. Estamos atentos a oportunidades de integração/aquisição de carteiras, desde que nos revejamos no modus operandi das mesmas e nas características de incorporação.
Pretendemos manter a estratégia que até à presente data nos tem definido, a qual acreditamos que seja consolidada em 2025. Pelo 2º ano consecutivo, registamos um aumento de crescimento anual de 25%. Para 2025, acreditamos num novo e importante crescimento. Como já mencionado, temos em análise processos de integração/ aquisição de carteiras, que poderão ser acompanhados por um aumento da equipa. Estes projetos, ao concretizarem-se, vão naturalmente contribuir para uma maior consolidação e robustez da SECURUS.