LusoSmile: “O céu [estrelado] é o limite!”

Empreendedor, gestor, profissional exigente e sonhador, Renato Sousa da Silva, não se deixou acomodar pela posição confortável que conquistou profissionalmente. Há um ano decidiu abrir a primeira unidade LusoSmile Medicina Dentária, nas Caldas da Rainha- a sua ”jóia da coroa”. Atualmente o grupo soma um total de quatro unidades, com perspetiva de abertura de mais oito unidades no ano de 2019. O percurso da LusoSmile Medicina Dentária em entrevista ao seu mentor, Renato Sousa da Silva.

Firme nas palavras e ações, Renato Sousa da Silva começou por traçar o rumo da LusoSmile Medicina Dentária abrindo a primeira unidade no coração das Caldas da Rainha, na conhecida Praça da Fruta. “É bom ser livre, só desta forma podemos dar os passos corretos sem estarmos sujeitos a pressões de entidades terceiras que objetivam o lucro, sem pensar na sustentabilidade das empresas e dos colaboradores”. Foram estas as premissas que guiaram o CEO do grupo quando criaram a LusoSmile Medicina Dentária e os resultados são evidentes. “Após a conversão da unidade das Caldas da Rainha em sede do grupo, em apenas um ano, criámos o nosso call center, desenvolvemos dois laboratórios de prostodontia com ambivalências de formação e abrimos mais três unidades: Felgueiras, Tomar e Vila Real”, relata.
O processo de expansão foi concretizado “sem recorrer a parceiros financeiros ou grupos de investimento, sempre rodeado dos melhores profissionais que cresceram e integraram a LusoSmile Medina Dentária”. Para o CEO, “os colaboradores do grupo LusoSmile sabem que trabalham numa empresa que os respeita, que lhes dá asas para crescer, valorizando-os o que, consequentemente, os faz querer continuar a pertencer à família LusoSmile Medicina Dentária”. Quando decidiu criar o grupo era impossível prever o sucesso e a velocidade de crescimento que iria ter em apenas um ano. “Se soubesse, à partida, que iria ter este crescimento e sucesso teria acelerado algumas inaugurações? Não. Sempre acreditei que sozinho é possível ir mais rápido, mas juntos vamos mais longe. Não faz sentido falar em crescimento sem sustentabilidade; a pressa é inimiga da perfeição!”, exclama o CEO.
Até onde irão os sonhos de Renato Sousa da Silva? Considera que o limite “é o céu e, para mim, ele é estrelado. Pode, por vezes, haver uma estrela cadente que nos ilumina e rapidamente desaparece, mas as verdadeiras estrelas (pessoas) permanecem e crescem dentro do universo LusoSmile Medicina Dentária, que mais do que um projeto sólido, promissor e independente, é uma realidade. No universo das clínicas de saúde oral nacionais, o nosso grupo distingue-se pelo ADN que o caracteriza tais como: a qualidade de serviço, a qualidade dos materiais utilizados, bem como a formação e profissionalismo das equipas médicas e não médicas”.
A LusoSmile Medicina Dentária é o culminar de um sonho, mas como acreditava Charlie Chaplin: “a vontade de retribuir vem naturalmente e um pequeno gesto acaba por se multiplicar. Quando se planta cuidado, colhe-se gratidão, por isso, fomos abrindo mais unidades, conforme as necessidades que íamos identificando. A aposta na política de proximidade que imprimimos em todas as nossas unidades torna lógico que estas sejam implantadas fora dos grandes centros urbanos, porque queremos chegar às cidades que ainda não usufruem desta qualidade de serviço”.
Num futuro próximo pretende abrir mais oito unidades, quer continuar a “criar laços com as cidades onde nos instalamos e a conquistar as pessoas com a nossa simpatia, qualidade e rigor. Pretendo que a LusoSmile Medicina Dentária cresça com sustentabilidade, com uma imagem uniformizada e dando passos certos à nossa medida, sem depender de entidades financeiras externas. Este ano o objetivo passa por crescer e o céu [estrelado] é o limite!”, revela o mentor e CEO da LusoSmile Medicina Dentária, Renato Sousa da Silva.

 

  • Ana Filipe, Coordenadora de Sede

Gostaríamos de começar por falar da sua experiência profissional, bem como o percurso académico e formação.
Tenho 36 anos e comecei a trabalhar com Renato Sousa da Silva em 2011. Na altura iniciei funções na sua clínica dentária de Caldas da Rainha como rececionista. Ser um dos rostos da empresa sempre foi uma grande responsabilidade, e uma das funções mais importantes que desempenhei, pois é com a receção que o paciente tem a sua primeira abordagem. É necessário saber ouvir, ser organizada e direcionar todos os assuntos que chegam até nós, de forma a que nenhuma informação se perca, pois está em causa o bom funcionamento de toda uma equipa e, acima de tudo, o acompanhamento individual de cada paciente. Ao longo do tempo, fui adquirindo competências ao nível de organização interna o que fez com que abraçasse outras funções, nomeadamente a organização de contabilidade. Com o início do projeto LusoSmile Medicina Dentária, em 2018, deixei a receção e fui nomeada Coordenadora de Sede.

Atualmente, coordena a Sede da LusoSmile Medicina Dentária. Qual o maior desafio de ser coordenador desta unidade?
Ser coordenadora da sede Lusosmile Medicina Dentária está a ser um grande desafio para mim pois, embora eu já tivesse a noção das responsabilidades acrescidas que isso trazia, tive que reajustar a forma de trabalhar às necessidades do grupo. Tenho muitos objetivos a nível profissional que tenciono atingir, e como qualquer desafio, é necessário agarrar com toda a força e trabalhar muito para chegar lá. Por isso, e tendo em conta a minha forma de estar na vida, ainda tenho muito trabalho pela frente. Acredito que com a interajuda de todas as equipas que tenho à minha volta irei conseguir desempenhar um bom trabalho. Após estes primeiros 12 meses de muito trabalho já se conseguem ver alguns resultados, muito positivos.

A LusoSmile Medicina Dentária pretende ser uma referência nos tratamentos de odontologia. De que forma garantem um serviço de excelência aos pacientes?
O principal foco da Lusosmile é o paciente, por isso primamos por um serviço de excelência, mantendo parcerias com as melhores marcas e procurando sempre novas técnicas e tecnologias que possam melhorar a saúde oral dos nossos pacientes. A contratação das equipas também é feita com muito rigor porque os nossos colaboradores são os nossos rostos e são eles que recebem e transmitem a essência da LusoSmile Medicina Dentária aos nossos pacientes. Também nas equipas médicas a nossa exigência se manifesta ao mantermos os melhores profissionais junto de nós para podermos oferecer o serviço de excelência a que nos propomos. Para ser ainda mais específica, todos os pormenores absorvem a nossa atenção para que o trabalho de qualidade que pretendemos refletir se manifeste desde a empresa de limpezas até à certificação dos equipamentos com os quais trabalhamos.

Como tem a LusoSmile Medicina Dentária contribuído para transformar a perceção da população face à importância da saúde oral?
Essa é uma das nossas grandes preocupações que é passada aos nossos colaboradores de cada unidade do grupo através da formação interna. São eles os nossos mensageiros para com os pacientes. Os nossos colaboradores, antes de mais, têm de ter a perceção e confiança na forma como trabalhamos e zelamos pelos interesses dos nossos pacientes. Só assim é que vão conseguir transmitir a importância da saúde oral a cada paciente. É preciso acreditar para fazer crer.

A LusoSmile Medicina Dentária está há um ano a promover sorrisos. Que balanço faz deste primeiro ano de Paixão pelos Sorrisos dos Portugueses?
O tempo, de facto, passou muito depressa e muita coisa foi feita. O balanço é muito positivo, porque as expectativas foram elevadas, e só com o esforço de todos foi possível chegar onde chegamos. E, à data de hoje, temos quatro unidades em funcionamento, mantendo os nossos princípios basilares, os valores e a nossa missão. É, de facto, muito gratificante e enriquecedor. Ainda assim, é tempo de olharmos para trás, para termos uma perspetiva de todos os pontos que temos de melhorar ainda mais. Tenho a noção que ainda há muito para fazer, diria até que todos nós ainda temos uma grande lista de ideias que queremos pôr em prática.

O que podemos esperar para o futuro?
A nossa paixão, o que nos faz mover todos os dias, e o que não nos deixa desistir, são os nossos pacientes. É por eles que esta grande equipa vai continuar a construir um grupo de clínicas dentárias ainda maior, por forma a podermos estar cada vez mais perto de toda a população nacional. Acreditamos que tudo é possível, quando se trabalha com paixão e acima de tudo quando temos um CEO que faz questão de lutar ao nosso lado.

 

  • Sara Couto, CO Centro/Sul


Gostaríamos de começar com um breve resumo da sua experiência profissional, bem como o percurso académico e formação.
O meu percurso académico culminou no curso de Direito que cedo percebi não ser a minha vocação, mas que me deu bases muito sólidas de conhecimentos aplicáveis no dia a dia em diversas vertentes. Ter uma carreira profissional e construir algo sustentado sempre foi o meu sonho. Por isso comecei, ainda enquanto estudante universitária, a trabalhar num grupo bancário na vertente de Contact Center onde pude desenvolver capacidades de comunicação telefónica, abordagem comercial e supervisão de equipas. Ainda no mesmo grupo bancário, evoluí para o Departamento de Recursos Humanos e Qualidade onde tive a oportunidade de abraçar todo um projeto na vertente de formação e qualidade dos colaboradores. Sendo a minha grande paixão a restauração, exerci cargo de gestão na mesma área num restaurante de que fui proprietária tendo acompanhado todo o processo do início até ao seu término. Este projeto ocupou quatro anos da minha vida e deu-me a oportunidade de conhecer o Renato Sousa da Silva que, como bom apreciador da qualidade de serviço que é, era meu cliente assíduo. E é então que surge a Medicina Dentária na minha vida onde comecei, com a direção e acompanhamento de Renato Sousa da Silva na unidade de Caldas da Rainha como Gestora de Paciente por um período de 10 meses, passando depois a coordenadora daquela unidade onde desenvolvi e sedimentei capacidades de gestão aplicadas à área da saúde oral.

Atualmente, acompanha as unidades Centro Sul da LusoSmile Medicina Dentária como Coordenadora de Operações. Que desafios o levou a aceitar o convite de Renato Sousa da Silva?
Por norma, gosto de desafios que me permitem incrementar as minhas valências pela diversidade; gosto de sair da minha ‘zona de conforto’ para poder crescer e não estagnar no tempo. Quando os desafios são lançados por alguém com quem nos identificamos pelo rigor, profissionalismo, coerência de valores e respeito pelas pessoas, é impensável não aceitar.

Qual o acompanhamento que considera fulcral assegurar como Coordenadora de Operações?
Para mim, a satisfação das pessoas com quem trabalho todos os dias – equipas e pacientes – é um dos motores essenciais de qualquer atividade. Tendo este princípio por base todos os dias o desafio é atuar por forma a que os procedimentos sejam uniformes em todo o grupo LusoSmile; é perceber o que move as nossas equipas a ‘vestirem a camisola’; é assegurar que os nossos pacientes veem a LusoSmile Medicina Dentária como unidades de referência.

A LusoSmile Medicina Dentária é, cada vez mais, uma referência no setor da saúde oral. Qual é o segredo do sucesso?
Trabalhamos para que as nossas equipas se sintam inseridas numa empresa que, acima dos números, olha para as pessoas e as acompanha com a individualidade e respeito que lhes devemos. Por isso apostamos, formamos e desenvolvemos os profissionais que colaboram connosco para que sejam os melhores quer numa vertente técnica quer, acima de tudo, numa vertente humana. Privilegiamos o conforto e a qualidade dos serviços prestados nas nossas unidades. Recebemos cada paciente com a certeza de que ele é único e tem necessidades específicas prestando-lhe toda a informação e acompanhamento adequado. Quando o foco assim é trabalhado o sucesso acontece.

Qual considera ser o fator diferenciador da LusoSmile no mundo da Medicina Dentária?
Correndo o risco de me repetir, o fator que nos diferencia no mundo da Medicina Dentária é, sem sombra de dúvida, o olhar para a individualidade de cada uma das pessoas que nos procuram; escutar as suas necessidades para que possamos concretizar o plano de tratamento mais adequado. Ao fazermos isto, devolvemos saúde oral, mas também devolvemos, muitas vezes, autoestima, amor-próprio, vontade de sorrirem com paixão para a vida.

A LusoSmile Medicina Dentária celebra este ano o seu primeiro aniversário. Que balanço faz deste primeiro ano de trabalho?
Tem sido um ano de trabalho árduo, mas muito gratificante. Estamos a crescer de forma muito sustentada e sedimentada. Estamos todos os dias a semear e todos os dias a colher. Só assim faz sentido continuar.

O que podemos esperar no futuro das clínicas LusoSmile?
Podemos esperar a coerência dos valores que são a base da LusoSmile e com os quais nos pautamos no dia a dia: fidelidade às reais necessidades e preocupações dos pacientes; dedicação nas respostas e serviços apresentados; adotar posturas, comportamentos e ações, de forma voluntária, que promovam o bem-estar das pessoas; consciencialização e formação da população para as necessidades de saúde oral.

 

  • Miguel Norte, CO Centro/Norte

Gostaríamos de começar com um breve resumo da sua experiência profissional, bem como o percurso académico e formação.
Felizmente, comecei o meu percurso profissional cedo com uma vertente de atendimento ao público e fidelização do cliente. Fui evoluindo com várias formações seja ao nível de protocolos de trabalho seja a nível de liderança de equipas. Fui procurando novos desafios que me fizessem crescer e estou ligado à saúde oral há dez anos num percurso que começou desde a base conciliando a gestão de pessoas com toda a operação interna de uma unidade de saúde. Gosto extremamente do que faço, por toda a dinâmica envolvida e pela satisfação que vamos sentindo nas pessoas.

Atualmente, acompanha as unidades Centro Norte da LusoSmile Medicina Dentária como Coordenador de Operações. Que desafios o levou a aceitar o convite de Renato Sousa da Silva?
Primeiro pela pessoa: já nos conhecemos muito bem. Profissionalmente, há mais de seis anos que partilhamos práticas de trabalho com o mesmo objetivo e, depois, pelo facto de acreditar que este projeto de raiz tem os ingredientes certos para ser bem sucedido. Depois, pelas pessoas, pela integridade de um todo e, acima de tudo, uma visão na satisfação do paciente que é o que nos diferencia e demonstra o que pretendemos.

Qual o acompanhamento que considera fulcral assegurar como Coordenador de Operações?
Tocar no detalhe, ser rigoroso no processo do início ao fim, seja em clima interno, seja na relação paciente e clínica. É fundamental exigirmos de nós mesmos para que o resultado final seja mais um sorriso, fonte da nossa motivação.

A LusoSmile Medicina Dentária é, cada vez mais, uma referência no setor da saúde oral. Qual é o segredo do sucesso?
Um conceito diferenciador, suportado pela aposta na tecnologia, excelente qualidade de materiais e pessoas eximias profissionalmente que se tornam totalmente contagiantes com o seu espírito de dedicação e sensibilidade própria com um grande foco na satisfação do paciente.

Qual considera ser o fator diferenciador da LusoSmile no mundo da Medicina Dentária?
Tornamos a saúde oral acessível a todos conciliando a qualidade final de serviço prestado numa referência que já é reconhecida pelos nossos pacientes.

A LusoSmile Medicina Dentaria celebra este ano o seu primeiro aniversário. Que balanço faz deste primeiro ano de trabalho?
Muito positivo, o plano de expansão concretizou-se de forma sólida. Estamos com as recentes unidades a dar-nos a conhecer nas regiões em que estamos inseridos com ótimos indicadores e a credibilizar aquilo a que nos propusemos.

O que podemos esperar no futuro das clínicas LusoSmile Medicina Dentária?
Sempre conscientes das bases do nosso sucesso, sabemos onde queremos estar e porquê e, nesse sentido, queremos manter o que nos traz aos dias de hoje: fazer bem, fazer diferente e espalhar sorrisos de forma apaixonante.

 

  • Eva Fonte, Gestora de Unidade Clínica Caldas da Rainha

Gostaríamos de começar por falar da sua experiência profissional, bem como o percurso académico e formação.
A minha experiência profissional esteve ligada também à saúde, mas como delegada de informação médica num gigante da farmacêutica. Depois passei pelo marketing digital para a promoção do imobiliário e cheguei à dentária como gestora de paciente. Enquadrada numa equipa que se transformou numa escola, numa vivência enorme de todos os dias e na família que eu escolhi. Quanto à minha formação académica tenho frequência de ensino superior na vertente de Marketing Turístico.

Atualmente, coordena a LusoSmile Medicina Dentária – Caldas da Rainha. Qual o maior desafio de ser gestora de uma unidade clinica LusoSmile?
A gestão da clínica LusoSmile Medicina Dentária – Caldas da Rainha acontece numa sequência de promoção profissional, enquanto Gestora de Paciente. Assumir a coordenação da clínica quando já se faz parte da equipa é, sem dúvida, um enorme desafio. Tenho desafios diários que nos fazem correr atrás, mas que me enchem de orgulho: Caldas da Rainha é a nossa casa-mãe que funciona como unidade de formação e exemplo a todas as novas unidades o que me faz participar no processo de evolução das novas equipas; manter uma equipa sénior diariamente motivada é uma constante; fazer, todos os dias, acontecer um ‘Tudo, Agora, e Já’.

A LusoSmile Medicina Dentária pretende ser uma referência nos tratamentos de odontologia. De que forma garantem um serviço de excelência aos pacientes?
Os pacientes são a nossa grande paixão. São eles a razão do nosso existir. A excelência começa no exato momento em que praticamos a democratização ao acesso da saúde oral. Somos rigorosos na qualidade de todos os serviços prestados de uma forma profissional, ética e completamente personalizada, através de uma equipa verdadeiramente qualificada e formada. Fazemos diariamente o exercício mental de ‘calçar os sapatos’ dos outros, para que, de forma idónea, possamos responder às necessidades de cada um.

Como tem a LusoSmile Medicina Dentária contribuído para transformar a perceção da população face à importância da saúde oral?
A nossa primeira consulta é muito mais que um diagnóstico. É informativa, é formativa, é emocional. Não vamos criar as necessidades nos pacientes, as necessidades já lá estão. Muitas vezes por desconhecimento, dificuldades financeiras ou até mesmo por negação os pacientes ‘não as querem ver’. A LusoSmile Medicina Dentária criou os seus próprios canais para conseguir diariamente construir sorrisos. É através de um plano de saúde oral integral, de facilidades de pagamento, de consultas de revisão de seis em seis meses, sem qualquer custo associado ao paciente, que estes sorrisos acontecem.

A LusoSmile Medicina Dentária está há um ano a promover sorrisos. Que balanço faz deste primeiro ano de Paixão pelos Sorrisos dos Portugueses?
Foi um ano extremamente trabalhoso, foram situações novas e desconhecidas para muitos de nós, quase diariamente. Aberturas de clínicas, receção e formação a novas equipas. Horas e horas gastas num trabalho de equipa e crescimento sem igual. É, sem qualquer dúvida, o ano mais proveitoso na minha vida profissional. Fazer parte deste tão bom projeto, faz-nos sentir realmente válidos e felizes. Ao olhar para trás, apraz-me dizer obrigada por este bom turbilhão.

O que podemos esperar para o futuro?
Um grupo sólido, com um crescimento sustentado, com valores e visão ímpares, rodeado de profissionais de excelência. O foco continuará sempre naqueles que são os nossos pacientes. Será neste grupo que os pacientes vão querer tratar-se, será neste grupo que os profissionais de referência vão querer ser parte integrante da equipa!

 

  • Filipa Oliveira, Gestora de Unidade Clínica Felgueiras

Gostaríamos de começar por falar da sua experiência profissional, bem como o percurso académico e formação.
O meu percurso em saúde oral iniciou-se em 2014, num grupo de clínicas dentárias como gestora de pacientes. Em 2018, agarrei a oportunidade de trabalhar com esta família LusoSmile Medicina Dentária que me permite poder levar as pessoas a acreditar mais no seu sorriso.

Atualmente, coordena a LusoSmile Medicina Dentária – Felgueiras. Qual o maior desafio de ser gestora de uma unidade clinica LusoSmile?
Assumir a gestão da clínica de Felgueiras foi um grande desafio e responsabilidade. A maior alegria é sentir uma equipa unida que caminha junta para ajudar a criar o sucesso de todos.

A LusoSmile Medicina Dentária pretende ser uma referência nos tratamentos de odontologia. De que forma garantem um serviço de excelência aos pacientes?
Temos sido uma referência pela simplicidade e transparência na elaboração dos planos de saúde de oral e acompanhamento dos mesmos. Sendo uma clínica multidisciplinar, temos todas as áreas de medicina dentária o que nos permite operar nos sorrisos dos portugueses, transmitindo segurança daqueles que nos escolhem e que, muitas vezes, não têm boas recordações de dentista.

Como tem a LusoSmile Medicina Dentária contribuído para transformar a perceção da população face à importância da saúde oral?
Desde outubro de 2018, com a chegada da nossa clínica a Felgueiras, que as pessoas sentem cada vez mais urgente a realização de tratamento dentários. Temos em clínica tanto crianças como idosos; pacientes que nunca tinham ido ao dentista e muito menos realizado tratamentos globais. Connosco é agora possível realizar o que para, muitos dos nossos pacientes, representa um sonho.

A LusoSmile Medicina Dentária está há um ano a promover sorrisos. Que balanço faz deste primeiro ano de Paixão pelos Sorrisos dos Portugueses?
A Lusosmile Medicina Dentária está há um ano não só a promover como também a refazer sorrisos. O balanço é o mais positivo que podia ter. É com orgulho que pertenço a esta equipa que, para mim, é uma família. Os pacientes sentem a harmonia da clínica, a amizade e preocupação genuína pelo seu bem-estar. São acompanhados e acarinhados desde o momento da primeira visita ao término do tratamento. Esta confiança que estamos a gerar nos pacientes permite-nos estarmos a conseguir refazer os sorrisos de centenas de pessoas só em Felgueiras.

O que podemos esperar para o futuro?
Para o futuro só podemos esperar coisas positivas porque trabalhamos com paixão e isso reflete-se no atendimento e tratamentos aos pacientes. Com alegria vamos estar sempre prontos a realizar sonhos.

 

  • Alexandre Sousa, Gestor de Unidade Clínica de Vila Real

Gostaríamos de começar por falar da sua experiência profissional, bem como o percurso académico e formação.
A minha experiência profissional tem sido bastante preenchida. Desde muito jovem comecei a trabalhar no contacto com o público, maioritariamente nas épocas de férias e de forma a obter alguma independência económica. A partir desse momento adquiri o gosto por trabalhar com pessoas. No entanto, e por motivos pessoais, acabei por seguir no ensino pela área de Solicitadoria, algo que me trouxe bastantes conhecimentos legais aplicáveis no dia a dia. Porém, o contacto direto com pessoas e poder ajudá-las sempre despertou em mim um sentido de desafio, bem como de satisfação pessoal, o que me fez ter experiências na área comercial. Quando a oportunidade de trabalhar na LusoSmile Medicina Dentária surgiu, não pude negar, por se tratar de um método e ideologia de trabalhar com que me enquadro bastante: o foco no paciente, no seu bem-estar e em ajudar a que tenha uma boca saudável vai ao encontro da minha vocação de trabalhar com pessoas.

Atualmente, coordena a LusoSmile Medicina Dentária – Vila Real. Qual o maior desafio de ser gestor de uma unidade clínica LusoSmile?
Este está a ser um projeto que me entusiasma bastante. Primeiro, porque estou a descobrir uma parte nova de Portugal que desconhecia e que acabou por me surpreender pela sua beleza e pela simpatia do seu povo. Depois, porque na região de Trás-os-Montes a população ainda encara muito a saúde oral na perspetiva de dente a dente e não como um todo. Com a nossa forma de tratar a boca com planos de tratamento integrais, em que o paciente fica com todos os problemas resolvidos ao nível da saúde, função e estética, estamos a conseguir, paciente a paciente, mudar a forma como veem os problemas em boca. Relativamente a desafios eles são vários: desde toda a logística que uma clínica Lusosmile Medicina Dentária exige, a toda a relação interpessoal entre elementos. No entanto, e como o nosso próprio lema o indica, tudo por nós é feito com paixão e brio. E isso acaba por se refletir nas próprias equipas. Existe muito o espírito de entreajuda e de união, mensagem e ambiente este que acaba por passar para os nossos pacientes.

A LusoSmile Medicina Dentária pretende ser uma referência nos tratamentos de odontologia. De que forma garantem um serviço de excelência aos pacientes?
Creio que já respondi um pouco a esse tema, nas perguntas anteriores. Tudo reside na forma como se encara este trabalho e como o fazemos todos os dias. Desde que entrei para a Lusosmile Medicina Dentária, que senti que há sentimentos como a felicidade, a entrega, o profissionalismo e a predisposição para fazer sempre mais e melhor que estão sempre presentes. Algo sempre muito fomentado pelo nosso Ceo Renato Sousa da Silva e por todos os elementos que lideram este grupo. Quando se faz um trabalho com total entrega e paixão, desde as promotoras que se encontram na rua a divulgar as nossas unidades, aos médicos das várias áreas de tratamento, que realizam os mesmos, só se poderá ser uma referência. Quanto ao serviço em si, todos os pacientes que entram na nossa clínica passam por uma consulta inicial em que é feita uma avaliação integral. Realiza-se uma Ortopantomografia e é diagnosticado um plano de tratamento, por um médico dentista. Algo que por si só já é bastante vantajoso porque se detetam não só os problemas visíveis, mas muitos outros. Porém, onde de facto a Lusosmile Medicina Dentária é diferente, é na forma como o paciente é atendido. Como muitas vezes é dito entre nós, um dos nossos objetivos é fazer o paciente se sentir em casa, a partir do momento em que entra na nossa clínica. No que se refere aos tratamentos, realizamos todo o tipo de intervenções na boca do paciente pois temos equipas médicas que debatem, em conjunto, qual o melhor plano para os pacientes. Por fim, um paciente, ao entrar na Lusosmile Medicina Dentária não trata só os seus problemas atuais. São antecipados possíveis problemas futuros e é dado um acompanhamento vitalício com consultas de revisão de seis em seis meses, também sem custo, como medida de prevenção e manutenção de uma boca saudável.

Como tem a LusoSmile Medicina Dentária contribuído para transformar a perceção da população face à importância da saúde oral?
Sensibilizando todos os pacientes que nos visitam da importância de ter uma boca saudável. Relembrando que uma boca com cáries, infeções, falta de peças dentárias e sem um tratamento adequado poderá ser prejudicial para o paciente e poder-lhe-á trazer consequências futuras preocupantes. Quando um paciente se trata connosco, e vê todos os seus problemas orais resolvidos, assim como a sua qualidade de vida a melhorar exponencialmente, ele próprio irá sensibilizar quem o rodeia divulgando, assim, o nosso método de trabalho a terceiros.

A LusoSmile Medicina Dentária está há um ano a promover sorrisos. Que balanço faz deste primeiro ano de Paixão pelos Sorrisos dos Portugueses?
Faço um balanço extremamente positivo! Ter acompanhado o nascimento deste projeto, fazer parte dele desde o dia um e vê-lo a crescer da forma como tem crescido, só me faz sentir orgulhosa e muito contente por ter contribuído e fazer parte dele. Creio que este é o sentimento que envolve todos os elementos deste grupo. Convém não esquecer que há um ano éramos uma unidade, nas Caldas da Rainha, com cerca de 20 colaboradores. Neste momento, já mais que triplicamos este número e continuamos a crescer. Tudo tendo por base um grande empenho, profissionalismo, brio, força e crença tanto ou mais como quando começamos (há um ano atrás).

O que podemos esperar para o futuro?
Nada que não seja nosso apanágio: receber e tratar todos os nossos pacientes como se fosse um elemento da nossa família. Realizar os tratamentos com o máximo profissionalismo. E sensibilizar todas as pessoas que nos visitam de que uma boca saudável é essencial para uma vida saudável.

 

  • Elisabete Oliveira, Gestora de Unidade Clínica de Tomar

Gostaríamos de começar por falar da sua experiência profissional, bem como o percurso académico e formação.
Há dez anos, quando terminei a minha licenciatura em Gestão e Administração de Serviços de Saúde, iniciava-se uma nova era na medicina dentária. Pensei que podia ser uma boa aposta ingressar nesse mundo até à data um pouco desconhecido para mim. Sem saber bem o que me esperava, enviei alguns currículos e a verdade é que tive logo respostas. Havia uma elevada procura de recursos humanos porque foi uma fase em que a medicina dentária começou a crescer e, cada vez mais, procurava recursos qualificados para conseguir a diferenciação dos seus serviços.
Verdade é que a medicina dentária é tremenda, envolve-nos de tal maneira que nos apaixonamos e cá estou eu, dez anos depois, a trabalhar para colocar Portugal a sorrir.

Atualmente, coordena a LusoSmile Medicina Dentária – Tomar. Qual o maior desafio de ser gestora de uma unidade clinica LusoSmile?
O maior desafio é, sem dúvida, ter uma equipa unida e motivada. É importante termos uma equipa que acredita que só com a colaboração de todos é possível ter serviços de excelência. É essencial que o espírito ‘Um por todos e todos por um’ seja a base de uma equipa e isso, existe na Lusosmile Medicina Dentária. Sou apaixonada pelo que faço e a paixão é algo que consegue contagiar o que nos rodeia.

A LusoSmile Medicina Dentária pretende ser uma referência nos tratamentos de odontologia. De que forma garantem um serviço de excelência aos pacientes?
Na Lusosmile Medicina Dentária cada paciente é único sendo assegurado um atendimento personalizado. O nosso maior objetivo é a democratização da saúde oral, ou seja, chegar a todas as pessoas através daquele que será o seu plano ideal de tratamento.

Como tem a LusoSmile Medicina Dentária contribuído para transformar a perceção da população face à importância da saúde oral?
Na Lusosmile Medicina Dentária todos os pacientes iniciam o seu processo com uma primeira consulta em que, principalmente, gostamos de formar e informar sobre a importância da saúde oral e os cuidados a ter, assim como as implicações que podem surgir do não tratamento das necessidades existentes em boca. Este é o nosso ‘modus operandi’: chegar a todos os pacientes através da passagem do nosso conhecimento e know how.

A LusoSmile Medicina Dentária está há um ano a promover sorrisos. Que balanço faz deste primeiro ano de Paixão pelos Sorrisos dos Portugueses?
Quando temos os pacientes na nossa clínica a considerar-nos família; a dizerem-nos que lhe mudámos a autoestima; que lhe realizamos o sonho, por vezes, de uma vida e nos referenciam aos amigos e familiares… o balanço só pode ser excelente. Tenho a certeza que estamos a ir no rumo certo.

O que podemos esperar para o futuro?
Quando temos uma empresa com um elevado nível de responsabilidade social, que trabalha com base na transparência e na excelência dos serviços, o futuro só se pode auspiciar bastante risonho.

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