Jfigueira – Engenharia Industrial: Um exemplo de empreendedorismo, qualidade e inovação
Nesta edição, a Revista Business Portugal apresenta-lhe a JFigueira – Engenharia Industrial, uma empresa portuense que tem vindo a afirmar-se no mercado nacional. Estivemos à conversa com José Figueira, mentor do projeto, para conhecer os meandros do negócio e o segredo para o sucesso alcançado.
Em conversa, José Figueira começou por nos confidenciar as razões que o levaram, há cerca de dois anos, a lançar-se no mercado e a criar a sua própria empresa de engenharia. A laborar na área de projeto e inovação desde 1999, o entrevistado reconhece que o know-how e experiência na área contribuíram para que, em 2017, embarca-se na aventura de investir numa empresa própria. “Fui sempre trabalhando em várias empresas a nível nacional e internacional e chegou uma altura em que precisava de um desafio. Como já tinha um forte conhecimento do mercado, tinha fornecedores e clientes a apoiarem-me nessa decisão. Portanto, pensei: ‘é agora ou nunca’”. Desde a sua génese, a JFigueira vem evidenciado um crescimento sustentado e constante. José Figueira confessa que a empresa trabalha com cautela e que cada passo é ponderado e pensado para que o caminho seja o mais acertado.
Do norte e para o norte
A JFigueira dedica-se ao projeto, desenvolvimento, e fornecimento de equipamentos industriais especiais e dedicados à medida das necessidades do cliente. A atuar em diversos setores de atividade, como as indústrias metalomecânica, robótica, alimentar, automóvel e, mais recentemente, a náutica, a JFigueira encontra nas grandes multinacionais e grandes empresas, sobretudo da região norte do país, o seu maior volume de trabalho. “Em Portugal, trabalhamos sobretudo no norte. A grande indústria está toda focada no norte e não nos interessa, para já, expandir muito, podendo dessa forma ter um acompanhamento mais próximo”, assume o entrevistado.
Uma empresa, vários parceiros
O conceito chave na mão é um dos serviços disponibilizados pela empresa, que encontra nos seus parceiros de trabalho o segredo para a satisfação total dos seus clientes. “Na JFigueira estamos muito focados na parte de engenharia mecânica, mas com os nossos parceiros conseguimos desenvolver e complementar soluções integradas. Temos parceiros na parte de automação e na parte de fabrico. Cada um esta focado naquilo que domina, no que é bom, e nesta fase este é o melhor compromisso, permitindo-nos ter uma estrutura leve e flexível”.
“Estamos sempre a inovar e a arriscar”
A estratégia da JFigueira assenta, principalmente, na criatividade e na qualidade dos seus serviços e soluções. “Sem dúvida que uma das nossas mais-valias é a criatividade, mas a qualidade também. Esta área depende, todos os dias, da criatividade. Há dois anos que existimos e não houve ainda um único dia em que fizéssemos a mesma coisa. São sempre novos desafios, sempre novas soluções. Gosto muito desta vertente criativa, mas o nosso principal foco deve ser sempre a qualidade”. Caminhar lado a lado com a inovação e desenvolvimento tecnológico tem sido também uma mais valia para a empresa que procura acompanhar a par e passo os avanços tecnológicas na área industrial. “A indústria está a evoluir muito, portanto nós temos que aplicar as últimas tendências. Já aplicamos muitas, como por exemplo a soldadura a laser entre outros. Estamos sempre a inovar e a arriscar. Está no nosso ADN”.
Objetivo: criar um produto próprio
Empreendedorismo é a palavra de ordem numa empresa que perspetiva, no futuro, desenvolver um produto próprio e diferenciador, que seja “o rosto da JFigueira. Estamos a desenvolver uma parceria com uma outra empresa para, em conjunto, desenvolvermos um produto de qualidade e diferenciador, que seja o rosto da JFigueira. Para além disso, estamos desenvolver parcerias com outras empresas, que já tenham outra dimensão, e que nos ajudem a crescer e a alavancar o nosso crescimento”.
Aumentar a equipa também faz parte dos planos da empresa. “Apesar de todas as perspetivas, o mercado tem capacidade para crescer e nós vamos arriscar. Vamos aumentar a equipa”.