Aki-D’el-Mar: frescura do mar na primeira linha da Nazaré

Na icónica praia da Nazaré, a Marisqueira Aki-D’el-Mar destaca-se pela qualidade inigualável do seu marisco, trazido diariamente da costa e da sua própria depuradora. Com uma filosofia de “viveiro para a mesa”, o espaço criado por Paulo Cruz em 2004 e agora liderado por José Mota e Manuela Sábio, mantém o compromisso de frescura e autenticidade, fazendo das suas especialidades um verdadeiro ponto de referência na região.

 

 

 

A Marisqueira Aki-D’el-Mar é um ponto de referência na Nazaré. Como surgiu a ideia inicial de criar este espaço, e quais foram os maiores desafios?

A Marisqueira Aki-D’el-Mar, encontra-se na primeira linha da praia da Nazaré. A esplanada interior e exterior, com vista direta para a maravilhosa praia da Nazaré, tornam uma simples refeição, numa experiência única. A montra, apresenta, desde logo, uma tentadora oferta de mariscos cozidos: camarão, sapateira, santola, navalheira, búzios e percebes. As especialidades da casa satisfazem os paladares marisqueiros mais exigentes. Do berbigão à espanhola ao lavagante à casa. Pelo meio, a carta estende-se às Amêijoas à Bulhão Pato, à Açorda de Lagosta com Gambas, à Cataplana e ao Arroz de Marisco e à Lagosta Grelhada. Gabam-se também as Gambas à Guilho, a Salada de Búzio ou a maionese de lagosta. Na entrada da marisqueira temos o nosso ex-líbris, um aquário bem recheado com lagostas, lavagantes, sapateiras, santolas, navalheiras, entre outros mariscos sazonais. Quando falamos na história da Marisqueira Aki-D’el-Mar, temos de falar sobre a Depuradora Aki-D`el-Mar nas Caldas da Rainha. A Marisqueira Aki-D’el-Mar foi criada em 2004 por Paulo Cruz, um apaixonado por bivalves, e especialista em marisco. A proximidade à Lagoa de Óbidos, Peniche e a toda a costa até à Nazaré fez nascer este projeto que leva a frescura  do mar ao prato. A Depuradora Aki-D`el-Mar, encontra-se a cinco minutos da Lagoa de Óbidos, e a entrega do berbigão, e das amêijoas japonesa, boa, macha, do longueirão e dos caranguejos à nossa depuradora, garantem toda a frescura  e vitalidade destes mariscos. Após a depuração, estes bivalves,  são enviados para a Marisqueira Aki-D’el-Mar na Nazaré. Da costa de Peniche recebemos os melhores Ouriços, os afamados percebes da Berlenga, e da costa da Nazaré, lagostas, lavagantes, navalheiras, santolas, percebes da costa e bruxas dos Mar. Acreditamos, que este reconhecimento está ligado à frescura e qualidade dos nossos produtos, bem como a uma confeção simples, apenas a salientar o verdadeiro  sabor de cada marisco. Em 2023, após doença súbita de Paulo Cruz, e por ligações emocionais, José Mota e Manuela Sábio, agarram este projeto com todo o carinho e dão continuidade à Marisqueira e à Depuradora. O conceito, qualidade,  frescura e o cuidado para com o cliente, mantêm-se. Continuamos a levar a frescura  do mar ao prato.

A frescura e o sabor dos mariscos são traços marcantes da Aki-D’el-Mar, mas o que mais diferencia a sua marisqueira das restantes na região? Como é que esta filosofia de “marisco direto do viveiro para a mesa” influencia o posicionamento da casa perante os seus clientes?

Efetivamente, mas com toda a humildade, confirmamos que a frescura e o sabor autêntico, são traços marcantes da Aki-D’el-Mar. Por recebermos diariamente os bivalves e por termos um escoamento diário do marisco, são fatores relevantes para esta frescura. Valorizamos os produtos locais. Os bivalves são depurados na nossa depuradora das Caldas  e de seguida enviados para a marisqueira na Nazaré. A filosofia é real,  o marisco  segue direto do viveiro para a mesa, e esse conceito influencia pela positiva o posicionamento da marisqueira. E uma grande importância em manter uma equipa motivada e formada  para um melhor serviço ao cliente.

 

 

 

 

A Aki-D’el-Mar já conquistou distinções como a do “Boa Cama, Boa Mesa”. Qual a estratégia de posicionamento adotada para alcançar este nível de reconhecimento? Que papel desempenha esta distinção na perceção dos clientes e fidelização ao restaurante?

Todas as distinções são recebidas com muito orgulho, honestidade e humildade. O mérito é fruto de um trabalho de toda a equipa. Somos pessoas simples, que apresentamos produtos confecionados de forma simples, mas sempre com muita frescura. Trabalhamos para que os nossos clientes fiquem satisfeitos, e para quando tiverem vontade de comer um bom marisco, tenham como referência a Aki-D`el-Mar. É também um incentivo para continuarmos a melhorar.

No setor da restauração, cada vez é mais importante adaptar-se às tendências gastronómicas e às preferências dos consumidores. Como se mantêm atualizados com as tendências? Que novidades estão a ser planeadas, seja no menu, seja na experiência proporcionada aos clientes?

Estamos atentos às novidades na nossa área. A nível nacional e internacional, visitamos feiras de marisco e gastronómicas. Recentemente adaptamos ao nosso menu opções vegan e vegetarianas e alguns pratos que complementam o menu para clientes que não consomem marisco. A nossa confeção é muito simples, água, sal e piri piri a gosto. apenas com o objetivo de salientar o sabor do marisco. O cliente quando dos visita já sabe que trabalhamos desse modo.

 

 

 

Quais são os grandes objetivos que tem delineado para a Aki-D’el-Mar? Existe alguma estratégia específica ou planos de expansão, novas especialidades, ou alterações nos serviços que gostaria de destacar?

Sim temos muitas ideias em cima da mesa, mas ainda nada em concreto que possamos divulgar. Na marisqueira além do serviço à mesa, temos também serviço de take-away que inclui todos os produtos que temos na ementa, bem como o mariscos vivo. Nas Caldas da Rainha, no mesmo edifício da depuradora temos também uma loja take-away de marisco, com marisco cozido, vivo ou congelado. O cliente pode escolher nos nossos aquários, qual a lagosta ou sapateira que quer para si. Cozemos na hora, conforme o gosto ou necessidade. Estamos muito conscientes do que o aquecimento global, e as alterações climatéricas estão a provocar. Há menos quantidade nos nossos mares,  as espécies estão muito mais vulneráveis, o que influencia o futuro de todos nós. Pretendemos continuar a inovar com novas receitas e especialidades, num espaço acolhedor, onde o cliente se sinta feliz e possa partilhar datas importantes connosco.

You may also like...