10 ideias de brindes personalizados para fidelizar clientes

Basta irmos a um festival de música ou visitarmos uma feira de negócios/emprego para notarmos que a maioria das pessoas presentes não sai desses locais sem uma pequena lembrança do momento ou um brinde promocional debaixo do braço. Tal é a importância deste tipo de brindes que, não raras vezes, as filas junto às bancas das marcas presentes nesses eventos são enormes e não há quem arrede pé, mas por quê?

A importância dos brindes na fidelização de clientes

Conforme a Business Wire, o mercado de brindes personalizados na Europa gerou um volume de negócios de 9,67 mil milhões de dólares em 2023 e a expetativa é que cresça cerca de 7% até 2029.

Estes números revelam uma procura acentuada por brindes personalizados, mas a Business Wire faz questão de ir mais longe na sua análise do mercado e indica que esta tendência se deve a um desejo crescente dos consumidores procurarem um brinde que, de algum modo, expresse a sua individualidade e se consubstancie como uma espécie de gratificação pela sua lealdade a uma determinada marca.

A expressão da individualidade e a gratificação são dois elementos importantíssimos de algo maior: a identificação do consumidor com os valores, estilo ou ética de uma marca.

O brinde personalizado acaba por funcionar, assim, como um mimo partilhado entre dois elementos de uma mesma família, ainda que o laço que une os seus elementos seja comercial.

A aproximação entre cliente e empresa que acontece através da oferta de um brinde personalizado com que este último se identifique tem, ainda, uma vertente de visibilidade pública que acontece quando se veste uma t-shirt ou se usa um qualquer objeto com o logo ou uma frase alusiva a uma determinada marca, como acontece, por exemplo, com as camisolas de clubes personalizadas com o nome e número do adepto ou as lanyards de marcas desportivas ou operadoras de telecomunicações onde se penduram telemóveis e chaves.

 

Ideias de brindes úteis e personalizados para diferentes setores

A identificação entre a marca e quem recebe o brinde personalizado é o meio através do qual se consegue fidelizar um cliente, mas é importante que esse brinde esteja em linha com a área de negócio da empresa e o seu público-alvo.

Para não faltarem ideias às empresas, com a ajuda da Signa, especialistas na distribuição de brindes publicitários, tome nota destes 10 brindes personalizados que podem fazer as delícias dos seus clientes:

1 – Powerbank

Não há quem passe sem o seu smartphone ou o portátil, razão mais do que suficiente para oferecer aos seus clientes um powerbank personalizado para que nunca lhes acabe a energia necessária para ultrapassarem o seu dia-a-dia profissional.

2 – Caneca

Independentemente da sua área de negócio, uma caneca personalizada será sempre um brinde que fará as delícias de qualquer tipo de cliente.

3 – Pasta e mochila para portátil

Em áreas corporativas ou no ensino, os profissionais são obrigados a, não raras vezes, andarem munidos de computadores portáteis.

Ao oferecer pastas e mochilas personalizadas para portáteis onde gravita, de forma sóbria e estilizada, o logo da sua empresa e até o nome do cliente, vai não só ajudá-lo a dar visibilidade à marca como tornar a vida de quem o ajuda a alcançar o sucesso mais simples e ergonómica.

4 – Agenda personalizada

Apesar de o smartphone funcionar como um bloco de notas para muitas pessoas, as agendas personalizadas continuam a ser extremamente úteis, especialmente para clientes que precisam de anotar encomendas de forma rápida e acessível.

5 – Fita Lanyard

Ideal para eventos empresariais, feiras, festas e festivais, as lanyards personalizadas são um brinde repleto de bom gosto, utilidade e de fácil personalização.

6 – Garrafa-termo

Se há algo a que ninguém pode escapar é à hidratação regular. Além de promover o bom funcionamento do organismo, a água ajudará os seus clientes a manterem o foco e a energia para serem mais produtivos no seu dia-a-dia profissional e pessoal (ginásio, por exemplo).

Para tornar a hidratação dos seus clientes mais simples, porque não oferecer-lhes uma garrafa-termo com um design atrativo e uma personalização em linha com os seus gostos?

7– Caneta

Este é um brinde que tem tanto de tradicional, como de democrático, já que qualquer cliente seu irá precisar de utilizar, em dado momento, uma caneta.

Ao personalizá-la com o nome e contactos da sua empresa, vai poder ainda beneficiar de uma visibilidade extra junto não só do cliente, mas de todas as pessoas a quem este empreste a caneta ou o veja escrever com ela

8– Saco ecológico

A sustentabilidade está em cima da mesa e tem cada vez mais importância para os consumidores aquando da sua tomada de decisão sobre que produtos comprarem.

Neste sentido, se quer passar a mensagem de que a sua empresa pauta a sua atuação pela procura da sustentabilidade, ofereça um saco de tecido personalizado e ecológico e marque pontos junto dos seus clientes.

9 – Suporte magnético

É muito provável que os seus clientes passem uma boa parte do dia dentro dos seus carros e, viagens de e para o emprego ou escola, razão para que pondere oferecer-lhes um suporte magnético para automóvel que lhes vai permitir segurar o seu smartphone em segurança enquanto conduzem.

10 – Para-sol

Na senda do automóvel, terminamos com um brinde que não só é um painel publicitário para sua empresa, como tem uma grande utilidade para os seus clientes em dias de calor: um para-sol para o carro.

 

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