Warpcom, uma referência no setor tecnológico

Bruno Gonçalves, BU Manager- Cybersecurity & Public Safety

A Warpcom, pioneira em tecnologias de redes quânticas, tem por missão ser uma referência na área de Cybersecurity, procurando oferecer as soluções e os serviços mais avançados e sofisticados para proteger as organizações, tal como refere Bruno Gonçalves, BU Manager – Cybersecurity, em entrevista à Business Portugal.

Qual o conceito da Warpcom e quais os serviços que a empresa tem para oferecer?
A Warpcom é um integrador tecnológico com atuação em Portugal há mais de 20 anos, sendo uma referência no sector das TIC. Os nossos serviços assentam em quatro áreas tecnológicas: Networking & Infrastructure, Collaboration & Customer Experience, Data Center & Multi Cloud e Cybersecurity. Para apoiarmos as diferentes organizações, os nossos serviços especializados endereçam a gestão de todo o ciclo de vida da tecnologia e abrangendo: Serviços de Consultoria, Serviços Profissionais, Serviços de Suporte e Serviços Geridos (NOC e SOC).

A Warpcom criou recentemente a primeira ligação em Portugal de mais de 20 quilómetros para transmissão de informação encriptada através de chaves quânticas. Como é que surgiu este projeto?
Distinguimo-nos pela inovação, ou seja, tentamos antecipar as necessidades das organizações no futuro. Para tal investimos internamente na criação de skills especializados e em tornar o nosso portfólio o mais completo e capaz de responder às necessidades atuais e futuras. Foi neste contexto, que identificámos os desafios e exigências da Era Quântica e tentámos antever as suas potenciais ameaças. Queremos estar preparados e ter know-how para lidar com os desafios que o poder computacional quântico poderá dar aos ataques do futuro e, foi assim, que acabámos por investir e liderar um projeto que tanto nos orgulha.

Relativamente ao risco cibernético, esta é, atualmente, uma das maiores preocupações para as empresas? O que está a ser feito para o diminuir? A pandemia fez com que tivessem que se reinventar?
Efetivamente o risco cibernético está na ordem do dia. As organizações começam, finalmente, a compreender que este risco de facto existe e quais os seus impactos quando não são tomadas as ações de mitigação adequadas. A pandemia claramente expôs ainda mais as fragilidades que as organizações têm, quer do ponto de vista tecnológico, mas também de conhecimentos e awareness sobre a cibersegurança.

Em 2021 a Warpcom foi adquirida pela Evolutio, uma multinacional espanhola especializada na integração de serviços cloud. Quais os benefícios para a Warpcom desta parceria?
Esta operação teve como objetivo criar sinergias que favoreçam o crescimento de ambas as empresas, a liderança no mercado ibérico e o reforço da aposta no mercado internacional. A Evolutio é uma das maiores empresas espanholas de integração de serviços cloud e é líder nas áreas de experiência do cliente e workplace digital, que são áreas complementares às principais linhas de negócio da Warpcom. Com esta união de forças, acreditamos que teremos uma maior capacidade de apresentar respostas mais integradas e completas às organizações.

Com a evolução das TIC, considera que é importante terem profissionais cada vez mais informados e especializados?
Sim, naturalmente. Na Warpcom orgulhamo-nos de ter os melhores especialistas, pois só assim é possível prestarmos serviços de excelência. É, contudo, cada vez mais desafiante encontrar os profissionais com o conjunto de competências técnicas e de negócio que são cada vez mais necessárias. A verdade é que a evolução avassaladora das TIC requer, cada vez mais, um investimento contínuo em formação – quer do ponto de vista pessoal, quer do ponto de vista das organizações.

You may also like...