Visa ajuda PMEs Portuguesas a adaptarem-se e tirar partido do comércio digital

A Visa lançou a plataforma “Digitize your Business”, uma iniciativa para apoiar as pequenas e médias empresas em Portugal a ultrapassar os desafios decorrentes da pandemia. As PMEs que tenham intenção de se lançar ou aprimorar os negócios online têm à sua disposição diferentes ferramentas para se iniciarem no mundo do comércio eletrónico: desde dicas sobre como criar uma plataforma de e-commerce, como construir uma loja online ou qual a melhor forma de estabelecer parcerias que permitam colocar o plano em marcha.

Com 45% dos consumidores portugueses entrevistados num estudo recentemente realizado pela GfK para a Visa a admitir que adotaram os pagamentos eletrónicos, em detrimento do dinheiro físico, desde o início da pandemia, as pequenas e médias empresas têm sentido mais do que nunca necessidade de adaptar os seus negócios para responder às crescentes expectativas digitais dos consumidores. O estudo revelou ainda que os novos hábitos de consumo foram também impulsionados pela ascensão do e-commerce, um método que teve um crescimento exponencial nos últimos 12 meses.

Roble Dorronsoro, Head of MS&A da Visa para o Sul da Europa, afirma: “Um grande número de pequenas e médias empresas enfrentam atualmente desafios importantes para superar os efeitos devastadores da pandemia da Covid-19. A digitalização poderá certamente ser o impulso necessário para manter as atividades, mas a realidade é que muitas destas empresas não têm recursos ou o know-how para fazer a transição para modelos de negócio e pagamentos digitais de forma eficaz e reagir às novas exigências dos consumidores. A Visa, decorrente do trabalho continuado que tem vindo a fazer junto das PMEs, entende que pode ser parte da solução e, por isso, decidimos reunir um conjunto de ferramentas valiosas que vão ajudar nesta transição para o online e a tirar partido dos muitos benefícios dos pagamentos eletrónicos.”

Para além da Visa, a Caixa Geral de Depósitos associou-se a este projeto através do Digital Payments Gateway, que permite às empresas aceitar pagamentos na sua loja online; A Unicre, através da sua unidade de negócios adquirente Reduniq, especializada em serviços para empresas, juntou-se à sua solução de pagamento remoto @Payments, que permite aos comerciantes gerar um pedido de pagamento diretamente para o telemóvel e/ou e-mail de um cliente. A myPOS faz também parte do projeto com uma solução de pagamento integrada que permite aceitar pagamentos físicos e online, com liquidação instantânea numa única conta de comerciante. Também a Viva Wallet se juntou à iniciativa para disponibilizar soluções para aceitação de pagamentos em TPA e online, pagamentos “pay-by-link”, contas IBAN, cartões de débito e cartões pré-pagos para gestão de despesas empresariais

Rui Lima, Diretor Central da Direção de Marketing de Rede da Caixa Geral de Depósitos, diz que “a digitalização tem um grande potencial para transformar os modelos de negócio, mas requer uma adaptação por parte das pequenas e médias empresas. No contexto atual, na CGD, estamos focados na construção de soluções, nomeadamente na aceitação de pagamentos, que permitam às micro e pequenas empresas expandir os seus mercados e servir melhor os seus clientes, acelerando assim a recuperação económica.”

Para Tiago Oom, Diretor da REDUNIQ: “Foi com grande entusiasmo que a REDUNIQ se uniu à Visa para criação desta iniciativa, tão pertinente nos dias de hoje, e que vai de encontro ao grande objetivo que temos em apoiar as pequenas empresas a digitalizarem as suas operações e, com isso, fazer crescer os seus negócios. A Visa e a REDUNIQ têm vindo a desenvolver várias iniciativas de apoio à digitalização dos pagamentos e, acreditamos, esta será mais uma iniciativa de sucesso e de grande relevo para o tecido empresarial Português.”

“A parceria com a Visa sempre foi uma parte importante da proposta de valor que a myPOS traz para as pequenas e médias empresas portuguesas. Todos os comerciantes myPOS recebem um cartão Visa gratuito, o que torna ainda mais fácil usar os fundos que são liquidados instantaneamente com os pagamentos aceites. Fazer parte do Digitize your Business ajuda a tornar nossa oferta exclusiva mais popular e confiável entre os comerciantes. Essa parceria também cumpre a nossa missão de capacitar pequenas e médias empresas a expandir os seus negócios, fornecendo-lhes as ferramentas de pagamento certas a preços acessíveis”, complementa Pedro Osório de Castro, Country Manager para Portugal da myPOS.

“A Viva Wallet, o primeiro neobank europeu inteiramente baseado em cloud, está a permitir que comerciantes nacionais acedam às mais recentes tecnologias de pagamento, tanto em TPA como online, com comissões que podem chegar a 0%. Como membro principal da Visa e um processo de abertura de conta simples, totalmente online, é com satisfação que nos juntamos ao Digitize your Business”, conclui Pedro Saldanha, Country Manager da Viva Wallet Portugal.

Recentemente, a Visa anunciou que, desde o início do programa desenvolvido para ajudar as PMEs a superarem os efeitos da pandemia, mais de dois milhões de pequenas e médias empresas em toda a Europa já beneficiaram do apoio da empresa. Este número representa um marco importante na meta estabelecida pela Visa para ajudar oito milhões de PMEs na Europa e cinquenta milhões em todo o mundo a lançarem-se online por forma a expandir os seus negócios.

You may also like...