Victor Matos: um exemplo de empreendedorismo e investimento

Foi na Vala do Carregado, no Ribatejo, local onde se encontra a sede da Sociedade de Vinhos Victor Matos II, S.A., que o mentor do projeto ao qual dá nome esteve reunido com a Revista Business Portugal. Victor Matos falou-nos do seu percurso singular, dos principais projetos que se encontra a desenvolver e ainda nos confidenciou algumas novidades que se avizinham.

 

Victor Matos, Fundador

Empreendedor por natureza, com um espírito resiliente e com o investimento a correr-lhe nas veias, Victor Matos cedo se iniciou no mundo dos negócios. Seguindo as pisadas do seu avô e do seu pai, começou a vender vinho de porta em porta com apenas 15 anos e assim iniciou a entrega de uma vida ao sector vitivinícola. Em 1976, estabeleceu-se em nome individual, em 1988, criou a firma Victor Matos Lda. e, em 1996, fez nascer a Sociedade de Vinhos Victor Matos II S.A., uma empresa de referência no sector dos vinhos, tanto no mercado nacional como internacional.

O armazém central, as linhas de enchimento e o escritório ficam situados na Vala do Carregado, a trinta quilómetros de Lisboa, compreendendo uma área de 50 mil metros quadrados. Em complemento ao complexo central, existem armazéns em Olhalvo e também no Carregado. O conjunto das instalações tem capacidade para armazenar vários milhões de litros de vinho.

Amavelmente, Victor Matos levou-nos numa visita guiada às instalações da Sociedade de Vinhos Victor Matos II, S.A., dando-nos a oportunidade de ver de perto a sua magnitude e tecnologia de ponta, que faz com que a empresa seja capaz de dar resposta às exigências do mercado e às necessidades dos seus clientes. Com uma forte aposta na modernização, inovação e tecnologia, a empresa dispõe dos melhores meios para o armazenamento do vinho: tonéis de madeira em mogno e carvalho, depósitos de betão, balões revestidos a poliéster e cubas em inox. A rede de armazenamento é complementada por um conjunto de bombas e sistemas de frio, que permitem a estabilização dos vinhos, e por linhas de enchimento de garrafas, tetra pack e bag in box.

 

Quem visita as instalações desta Sociedade de Vinhos, depara-se com técnicas de produção e enchimento totalmente inovadoras, com processos robotizados e automatizados que permitem uma maior capacidade de produção. “Mantemos atualizadas as tecnologias de armazenamento e enchimento, segundo as necessidades específicas de cada área. Procuramos otimizar a logística de distribuição, para que possamos servir os nossos clientes da melhor forma possível.”

 

Toda esta magnitude e investimento, permitem que a Sociedade de Vinhos Victor Matos II, S.A. tenha uma panóplia de produtos bastante variada, desde vinhos de mesa, onde destacam as seguintes marcas: “Dáveiras”, “Adega do Chaparral”, “Porta do Convento”, “Lagar das Pias”, “Chão de Pias”, “Só Pias”, “Amigos de Pias”, “V.M.”, “Amália” entre outras; a vinhos regionais, onde pontificam as marcas: “Saramago”, “Foral D. Diniz”, “Uva do Monte” e “Bolota Alenteja”. As marcas de vinhos produzidas e comercializadas pela empresa são muito conhecidas e com altos padrões de qualidade.

Esta Sociedade de Vinhos aposta no que é produzido em Portugal, com qualidade e potencial para ser vendido em qualquer parte do mundo e os números são demonstradores do sucesso destes produtos, sendo que a empresa vende entre 30 a 40 milhões de litros de vinho por ano.

 

Investimento & Desenvolvimento

Victor Matos, que já acumula uma vasta experiência no mercado dos vinhos, sempre se mostrou disponível para novos desafios e prova disso é que, ao dia de hoje, conta com vários investimentos em várias zonas do país. Depois da criação da Sociedade de Vinhos Victor Matos II, S.A., o empresário fez nascer ainda a HODS – Herdade do Outeiro Diniz e Santiago, S.A. –, em 1997, sendo a empresa composta por duas herdades. A de Vendas Novas, com 220 hectares, tem a capacidade de receber 500 toneladas de uvas, diariamente.

Experiente na produção de vinhos alentejanos, Victor Matos decidiu ir mais longe. Comprou terrenos na zona de Alenquer e Terras do Sado, onde tem cerca de 62 hectares de vinhas no total, e prepara-se agora para se lançar com novas marcas de vinho, desta feita, da zona de Lisboa, sendo seu objetivo produzir Vinhos do Alentejo, Vinhos de Terras do Sado e Vinhos de Lisboa, nunca descurando uma qualidade superior.

“A minha malha foi no Alentejo, onde tenho uma das maiores adegas da região. Atualmente, estamos numa segunda fase, em Lisboa, onde só não estou a plantar vinhas neste momento, porque a legislação não me dá esse direito”, explica Victor Matos, que lamentou os entraves burocráticos que tem enfrentado e deixou o desejo de ver os seus familiares darem seguimento aos seus negócios e continuidade à expansão, uma vez que os apoios existentes “são apenas para os jovens agricultores/investidores, deixando de fora os séniores experientes do nosso país”.

Para além destes investimentos referidos, o nosso entrevistado pretende ainda fazer da atual destilaria um museu. “Tenho muitos artefactos, objetos, pipas e materiais ligados ao vinho que me acompanham há anos e que merecem ser vistos e conhecidos por quem se interessa pelo mundo dos vinhos”, frisou.

E não estivéssemos nós a falar de um dos principais players do sector vínico português, ainda mais uma novidade se junta a este leque: um hotel de charme às portas de Lisboa. “Pretendo alargar o âmbito da minha atividade ao enoturismo e tenho um projeto pensado, muito bonito, para a construção de um hotel na propriedade denominada Palácio da Quinta do Duque, em Vialonga – Vila Franca de Xira, que adquiri recentemente.”

 

Vala do Carregado

2600-728 Castanheira do Ribatejo – Portugal

Tel.: (+351) 263 856 130

info@vinhosvm.com

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