Vender com dedicação e profissionalismo

Fundada em 2014, a Fátima Simões – Mediação Imobiliária tem como objetivo prestar um serviço adequado a cada tipo de cliente. Em entrevista à Business Portugal, Sandra Simões, atual proprietária da empresa, explica-nos como o sector do imobiliário, em Vila Praia de Âncora, tem conseguido responder à procura.

 

Sandra Simões, Administradora

A Fátima Simões – Mediação Imobiliária abriu em junho de 2014, com um espaço “pequeno” que, com o passar dos anos, foi “crescendo e melhorando”, permitindo, em 2018, fazer a mudança para outras instalações que acompanhassem o crescimento da empesa. A fundadora, Fátima Simões, já tinha trabalhado na área da imobiliária durante seis anos e, após anos de experiência na área, decidiu abrir a própria empresa, com o apoio da filha.  Após terminar os estudos, a filha foi trabalhar como rececionista e ajudar a mãe no arranque do negócio e hoje é a proprietária da empresa, após o falecimento da mãe.

A equipa é composta por três pessoas, uma rececionista, um comercial e por Sandra Simões, que está responsável pelas escrituras, partes burocráticas, “tudo o que a mãe fazia”, como a própria nos confidencia.

A empresa trabalha essencialmente entre Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira, mas neste momento “a maior procura tem sido Vila Praia de Âncora, Moledo, Caminha e aldeias próximas”.

 

Personalização do serviço à medida de cada cliente

Como nos explica Sandra, a empresa dedica-se principalmente ao sector das vendas, como   apartamentos, moradias, terrenos, ruínas e quintas. O arrendamento é algo secundário até porque “apesar de haver muita procura, não há imóveis para arrendar”.

Para colmatar essa “falha” de oferta, a Fátima Simões – Mediação Imobiliária preocupa-se em servir o cliente da melhor maneira possível, com aquilo que podem oferecer: “Ouvimos o cliente e fazemos uma seleção dentro daquilo que eles procuram. Fazemos uma pesquisa e filtramos aquilo que o cliente procura”. A empresa reduz ao máximo o trabalho que o cliente possa ter e, por isso, responsabiliza-se pelo tratamento dos contratos de mediação imobiliária, dos contratos de promessa compra e venda, da marcação das escrituras, da recolha dos documentos, até à realização final do negócio, “para que fiquem satisfeitos com o serviço prestado”.

Todo esse trabalho acaba por mais tarde compensar através da recomendação que os clientes satisfeitos fazem do serviço. “O passa a palavra acontece muito, porque já tivemos casos concretos e é essencial, acaba por ser a melhor publicidade”, salienta.

O público que procura os serviços da empresa são essencialmente da zona, “que recorrem a créditos para a primeira habitação”. Mas há também clientes de outras regiões que recorrem a para habitação de férias e ainda alguns estrangeiros, “nomeadamente ingleses que procuram o sossego e a tranquilidade numa zona que tem muito para oferecer”.

 

Pandemia: diferenças no mercado

Com o chegar da pandemia, a empresa teve de tomar medidas de prevenção e seguir todas as normas de segurança impostas pela DGS: “Limitamos bastante o número de pessoas que vão fazer as visitas e deixamos de transportar clientes no nosso carro”. Mas o serviço e a maneira de trabalhar tem-se mantido.

Apesar da situação que o país atravessa, “tem havido bastante procura”, porque as pessoas procuram sítios “mais recatados e sossegados”. O grande problema, segundo Sandra, é que “não há muitos imóveis para venda” para conseguir servir toda a gente.

Essa realidade reflete-se no valor dos imóveis. Os clientes optam por construção mais recente, pagam mais, mas “sabem que estão a comprar com qualidade”. Há alguns anos, os clientes compravam muitos imóveis e depois remodelavam, hoje, preferem pagar mais, mas comprar algo mais recente.

 

Futuro do mercado

Em Vila Praia de Âncora a construção tem evoluído tanto que há construtores à procura de terrenos e espaços onde possam fazer prédios e não encontram.  Neste momento, “só há duas construções novas”. À complexidade de encontrar imóveis, acresce a dificuldade de “não termos imóveis com determinadas características que o cliente procura”, acrescenta.

Por isso, a jovem empresária refere que “o foco da empresa não tem sido a expansão para outros mercados, mas sim a procura exaustiva de imóveis”.

Na opinião de Sandra Simões, “o cliente está mais exigente do que antes: mais informado, mais impaciente, e mesmo que queiramos fazer o serviço, muitas vezes não temos possibilidade, porque estamos dependentes de outros serviços que funcionam por marcação”.  Este é um mercado muito procurado e por isso, Sandra perspetiva um bom futuro.

 

__________

Morada: Rua 5 de Outubro, nº 26 | 4910-456 Vila Praia de Âncora

Site: www.fatimasimoesimobiliaria.com

E-mail: geral@fatimasimoesimobiliaria.com

Tel.: 912 279 864

You may also like...