Venda à distância, próxima de si

Equipa

A Ship4you é uma empresa 100 por cento portuguesa de multisserviços, multilingue, omnicanal, particularmente vocacionada para todas as vertentes da venda à distância e do marketing de hoje, que iniciou o seu percurso em 2012. Em entrevista à Revista Business Portugal, Cristina Coelho, CEO, conta-nos que o percurso foi marcado pelo constante crescimento e aprendizagem, tendo-se contornado sempre os desafios mais impossíveis.

 

A Ship4you, como empresa multidisplinar, oferece um verdadeiro pacote de serviços de A a Z no marketing direto e no e-commerce. Quais os principais serviços disponibilizados?

Digamos que podemos dividir o todo dos nossos serviços em quatro áreas distintas, mas que como é obvio se integram e, apesar de poderem funcionar por si só, se complementam no fluxo de todos os serviços de venda à distância.

Antes de mais, temos o nosso próprio sistema informático ERP/CRM, que está sempre em constante desenvolvimento e que nos permite gerir as diferentes bases de dados, os stocks, as diversas campanhas de marketing, os vários tipos de pagamentos e os diversos tipos de expedição, tendo em conta as diferentes características, língua, moeda e fiscalidade do país de destino. O facto de poder ser utilizado à distância, permite ser utilizado por si só e reunir num sistema único toda a informação referente a vários mercados e fornecer todas as estatísticas necessárias aos nossos clientes.

Temos um departamento que se ocupa só do tratamento de dados, ou seja, da recolha, registo, digitalização, ou qualquer outro tratamento necessário ao seguimento da informação que nos chega das mais diversas formas. Aqui, incluímos o registo de encomendas por correspondência e o controlo de encomendas com origem no e-commerce.

Como tratamos encomendas, temos o nosso departamento de expedição e armazenagem, que se ocupa, ou de dar seguimento ao tratamento de encomendas feito por nós, ou oriundas de outros sistemas como no caso de sites de e-commerce, ou clientes que têm sistemas próprios. O nosso armazém guarda o stock físico dos nossos clientes e processa e envia a mercadoria, de acordo com as instruções de cada cliente para o respetivo país de destino e com o transportador mais adequado.

Para complementar estes serviços, temos um departamento de serviço ao cliente que acompanha todos os processos pós-venda, através de vários canais, consoante os vários tipos de vendas.

No âmbito específico do e-commerce, para além da componente de expedição, armazenagem e serviço a clientes, apoiamos na criação de lojas online, interligadas ou não com o nosso sistema, quer no desenvolvimento da plataforma de venda, como no marketing digital.

 

“Queremos fazer a diferença nos resultados da sua empresa. É por isso que somos diferentes.” É desta forma que a Ship4you se apresenta. Para além do serviço integrado, como é que a empresa marca a diferença num mercado global e competitivo?

O facto de sermos uma equipa com mais de 20 de anos de experiência e um vasto conhecimento sobre a venda à distância, permite-nos apoiar os nossos clientes em várias vertentes e para vários países.

Marcamos a diferença pela qualidade dos nossos serviços, a proximidade com o cliente e, sobretudo, a flexibilidade que temos em nos adaptarmos a cada cliente, em vez de obrigarmos cada cliente a adaptar-se a nós.

Como exemplo, temos um cliente que diz gostar muito de trabalhar connosco, porque quando nos pede algum tipo de serviço extra nunca dizemos que é impossível e procuramos sempre a solução mais adequada, por muito difícil que seja.

 

Desde o início da década, muito se tem falado sobre e-commerce em Portugal, fruto da criação de novos players no setor e, sobretudo, devido ao hábito de fazer compras on-line, que cresceu significativamente. Contudo, Portugal a nível europeu, é um dos mercados com menor volume de compras on-line. Qual a sua perspetiva sobre esta questão e como poderá evoluir o e-commerce em Portugal?

Pensamos que a evolução em Portugal vai continuar a ser exponencial, mas é necessário que as empresas de venda on-line portuguesas invistam mais em marketing e na logística integrada. Os prazos de entrega são importantes e não dependem só dos transportadores, dependem essencialmente da forma como as encomendas são tratadas.

Se quando compramos on-line em mercados terceiros não nos preocupamos muito com a data em que vamos receber a nossa encomenda, quando compramos em Portugal queremos receber já.

 

O novo coronavírus trouxe consigo um novo paradigma e obrigou as empresas a uma reorganização e reivenção. Qual foi a estratégia adotada pela empresa face à pandemia?

Estivemos sempre atentos às indicações da DGS e tentamos seguir à risca todas as normas que iam sendo impostas. Desde o início que dividimos a equipa em turnos e quem tinha oportunidade para ficar em teletrabalho assim o fez, de forma a diminuir ao máximo o número de pessoas nas nossas instalações. Adotamos medidas de limpeza e desinfeção mais rígidas e todos os contactos físicos com o exterior foram feitos com o uso de máscara e luvas de forma a manter a segurança de todos.

 

A pandemia levou ao encerramento de muitas empresas, para conter a propagação da infeção, deixando o on-line como o canal livre para o escoamento de produtos, com entregas ao domicílio. Considera que haverá um antes e um depois da pandemia para a área dos serviços de e-commerce e logística?

Sim, sem dúvida.  Muitos negócios, como forma de combater as portas fechadas, sentiram uma enorme necessidade de se reinventar e apostar no on-line. Aquela que antes era uma opção para mais tarde investir, tornou-se na única forma viável de manter os negócios à tona durante estes últimos meses. Nós próprios começamos a sentir uma maior procura dos nossos serviços por parte de empresas portuguesas, quando até à data a grande maioria dos nossos clientes eram e são estrangeiros.

 

Quais são os projetos e objetivos traçados pela Ship4you em termos de futuro?

O principal para nós, a curto prazo, é sempre manter os nossos clientes satisfeitos e apoiá-los em tudo o que necessitam, mas como é obvio a procura de novos desafios é para nós uma constante.

O nosso maior desafio para os próximos anos é a entrada e consolidação da Ship4you no mercado português. Queremos ter como clientes mais empresas portuguesas que trabalhem não só o mercado nacional como também queiram trabalhar o mercado externo onde podemos, sem dúvida, ajudar.

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