Uma Paixão para a Vida

 

 

Basta o nome para sabermos do que se fala. Licor Beirão – o licor de Portugal.            

O licor que encanta a vida dos portugueses desde 1929 e que é a paixão de José Redondo.

 

A mãe era quem melhor conhecia a fórmula ainda hoje secreta, fechada a sete chaves, do precioso líquido. O pai um empreendedor que apesar das dificuldades trazidas pela 2ª Guerra Mundial avança, para não ficar sem emprego, investindo as suas poupanças, com a compra da fábrica de Luís Pinho, produtora do Licor Beirão. Começa então o árduo trabalho que transformou este licor numa bebida com uma notoriedade que aumenta a cada ano que passa.

José Redondo cresceu com o instinto empreendedor do pai que para além da fábrica de licores teve várias outras empresas, e com a paixão da mãe que se dedicou de corpo e alma à produção do licor de Portugal. A mesma paixão que lhe mantém na voz o entusiasmo e nos olhos o brilho. A mesma paixão que transmitiu aos filhos e que vai passando aos poucos a cada um dos 10 netos: “Os meus netos mais velhos já vêm aqui para a fábrica, cumprem algumas tarefas, fazem um relatório do trabalho desempenhado e no final do dia negociamos o pagamento. Procuro passar aos meus netos aquilo que passei aos meus filhos e que me foi passado pelos meus pais. É importante eles integrarem-se no espirito da empresa e no futuro, se tiverem qualidade e forem pessoas de valor, entrarão no negócio conhecendo já o seu funcionamento”.

Para José Redondo esta presença desde cedo é ainda fulcral para se desenvolver a cumplicidade e confiança: “Em muitas empresas os trabalhadores não veem com bons olhos os chamados “filhos do patrão” que estudaram nas melhores escolas, formaram-se no estrangeiro e chegam com muitas ideias de mudança que são encaradas com relutância pelos funcionários mais antigos. Aqui pelo contrário a relação de cumplicidade entre os funcionários e os meus filhos é muito grande porque os conhecem desde pequenos. Isto é algo fabuloso e um dos grandes segredos do nosso sucesso”.

Um sucesso que parece crescer a cada ano que passa e que faz com que José Redondo possa manter dois dos vetores mais importantes da sua vida, a família e o Licor Beirão, unidos. O terceiro é rugby do qual se ocupa em todos os momentos livres.

 

A nova Imagem

 

2014 foi um ano de novidades que estão a dar que falar não fosse o marketing, desde há muito, um dos melhores aliados para José Redondo: “Há dois fatores fundamentais para o sucesso: a qualidade e o marketing. Podemos ter o melhor produto do mundo mas se não o soubermos publicitar, ele nunca passará disso mesmo, um bom produto mas que não se vende. Da mesma forma podemos ter a melhor estratégia de marketing que se o nosso produto não for bom só o venderemos enquanto é novidade. Qualidade e marketing têm de andar de mãos dadas e é isso que fazemos”.

É por esta mesma razão que em 2014 a marca Licor Beirão lançou uma nova imagem, explica: “Ao longo dos anos, desde que o Licor Beirão existe temos como estratégia fazer pequenas alterações à imagem pois sabemos que é necessário renovar sistematicamente para acompanhar o progresso”.

Assim a marca licor beirão muda de garrafa, de rótulo e de fita: “A garrafa foi redesenhada e apresenta um ar mais elegante, o rótulo é mais estilizado. A fita passa novamente a ser de cetim. Este é um dos aspetos que representa um custo enorme para a empresa pois trata-se dum trabalho manual, onde mais de uma dúzia de funcionárias colocam cuidadosamente a fita à volta do gargalo, contudo resistimos à tentação de a retirar pois faz parte da imagem de marca da garrafa. Todos estes pequenos pormenores são símbolos de qualidade que também distinguem os produtos”.

A renovação da imagem que foi preparada durante dois anos está também relacionada com a crescente internacionalização: “Estamos a apostar forte na internacionalização, decisiva para o Licor Beirão e admitimos inclusive novos funcionários para trabalhar os mercados estrangeiros”.

Atualmente os mercados mais fortes são os Estados Unidos, a Suíça, o Luxemburgo e Angola onde o crescimento tem sido muito sólido.

Mas as novidades não ficam por aqui. O ano de 2014 trouxe ainda um novo produto que combina o licor de Portugal à tentação do chocolate: “Bombom é com licor Beirão”.

José Redondo explica como surgiu a ideia: “Os chocolates de Licor Beirão são um trabalho conduzido, pelo meu filho, Daniel Redondo, diretor geral da empresa. Foi um trabalho bastante complicado mas que resultou em pleno. É um produto que tem muita qualidade e que faz parte da campanha de Natal – por cada garrafa leva uma caixinha de bombons.” A aceitação tem sido muito boa e por isso mesmo a ideia é continuar com a produção deste novo produto que será colocado à venda.

Apesar das novidades a que a marca já habituou os seus fiéis clientes há algo que nas palavras de José Redondo não muda, e nunca mudará: “O Licor Beirão continua a ser produzido da mesma forma pela maceração de plantas, algumas das quais já são plantadas aqui na Quinta do Meiral, especiarias e sementes e pela dupla destilação resultando no aroma característico do Licor Beirão que o diferencia de outros licores feitos a partir de uma essência”.

Razão porque a nova garrafa tem um rótulo onde declaro: “Eu José Redondo, responsável pela produção de Licor Beirão certifico que este precioso líquido obtido por processo de maceração e dupla destilação de plantas aromáticas e especiarias cumprindo a receita que me foi passada pela minha mãe”.

 

O novo ano

 

A terminar o ano, José Redondo faz um balanço muito positivo de 2014: “Este ano trouxe boas novidades ao nível do crescimento para o exterior. Neste momento estamos com uma percentagem de vendas externas de cerca de 24 por cento, o que representa um crescimento na ordem dos cinco por cento”.

O objetivo, garante, é ter um crescimento gradual: “Não pretendemos atingir um crescimento muito elevado. Aquilo que pretendemos é crescer de uma forma sustentada. Tenho muito receio das modas porque normalmente os produtos que viram moda ao final de dois ou três anos caem. Para mim o crescimento de um dígito é suficiente”.

Depois do investimento de dois milhões de euros feito na renovação dos alambiques, na linha de produção e no novo armazém, José Redondo diz que as perspetivas para 2015 são muito boas.

O que o novo ano trará é ainda uma incógnita, agora aquilo que mesmo se mantendo em segredo, os clientes podem esperar, é que o Licor Beirão manterá a receita e a qualidade de sempre.

 

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