Uma arquitetura única e sustentável

Em entrevista à Revista Business Portugal, Hugo Mónica deu-nos a conhecer a Greenflux Landscape Architecture. O fundador explicou-nos que a empresa, sediada em Vilamoura e Lisboa, se dedica a um design paisagístico que preza, desde 2005, o meio-ambiente.

 

Hugo Mónica, Arquiteto Paisagista

Direcionada para o segmento de luxo, a Greenflux Landscape Architecture surgiu no mercado há 15 anos e viu na pandemia uma oportunidade de fortalecer a relação junto do seu público, como nos explica em entrevista Hugo Mónica, administrador e fundador da empresa.

O percurso profissional do nosso entrevistado iniciou-se com a arquitetura e engenharia civil, a sua área de formação técnica, tendo trabalhado em grandes projetos, onde destaca pontes, estádios desportivos e pavilhões. Em 2003, decidiu investir na arquitetura paisagista, fazendo uma especialização e dois anos mais tarde nasce a Greenflux, sediada em Lisboa e Vilamoura.

Desde então, o trabalho de Hugo Mónica direciona-se para um segmento de luxo, tendo como base numa arquitetura mais sustentável.

 

Serviço direcionado para o segmento de luxo

Como nos explica Hugo Mónica, a Greenflux trabalha para um público específico, nomeadamente tendo como foco “moradias particulares, parques ou jardins com alguma dimensão a nível particular”, embora também realize algumas recuperações em linhas de água ou parques urbanos.

O público procura este tipo de negócio essencialmente pela privacidade, um dos pontos fortes da empresa, “para além de trazer um enquadramento estético com a arquitetura, uma poupança na água e nos custos de manutenção”, que são muito dispendiosos. O enquadramento com a arquitetura é muito importante porque “tem de estar ligada a arquitetura paisagista”, salienta o nosso entrevistado.

No que diz respeito ao serviço que disponibiliza, a Greenflux oferece um serviço personalizado e exclusivo para cada cliente. “O serviço no mercado de luxo tem de ser personalizado mediante o programa que os clientes sugerem, uma vez que as casas são dos clientes e muitos dos jardins são a imagem do próprio cliente.”

 

Arquitetura sustentável

A Greenflux foca-se essencialmente numa arquitetura sustentável, isto é, mais económica. Neste caso, através de “jogos com pedras, sistemas de rega adaptados com consumos muitos baixos de água, indo ao encontro da oferta tecnológica do mercado que garante menos manutenção, menos gastos e oferece alguma beleza estética e artística aos jardins”, salienta Hugo Mónica. As soluções tecnológicas que existem atualmente “ajudam a ter as melhores escolhas na seleção das plantações (sistema de rega, manutenções de baixo consumo)”. O principal objetivo é “criar uma simbologia própria nos jardins” de cada cliente, que resulta de uma “grande interação” que a empresa mantém.

Ao contrário de outros segmentos de negócio, que com a pandemia tiveram grandes perdas de procura, a Greenflux vivenciou o oposto. Como explica Hugo Mónica, passando mais tempo em casa, as pessoas viram no jardim um escape perante a situação que estamos a viver, porque passaram a “viver fora de casa, mas dentro da propriedade, com novos espaços de lazer”. Assistimos a uma “valorização do espaço exterior da casa, porque mesmo vivendo em apartamento ou num espaço mais pequeno, as pessoas querem um espaço verde em casa”, explica. Por isso, a pandemia “deu ainda mais realce à questão das manutenções do baixo consumo”, uma vez que existe uma maior procura pelos clientes.

Segundo Hugo Mónica, a Greenflux distingue-se, principalmente, pela oferta de serviço com “baixa manutenção, baixo consumo de água e um valor estético enquadrado com a arquitetura da casa”.  Estes são os três principais pontos pelos quais as pessoas escolhem a Greenflux como parceira. Contudo, é fundamental uma “cooperação com outros colegas e empresas da área”, conclui.

 

__________

Morada: LT2 Volta do Indico 104 | 8125-406 Vilamoura

E-mail: greenflux.geral@gmail.com

Site: www.greenflux.net

Tel.: +351 916 309 141

You may also like...