“Um player relevante no mercado de bebidas vegetais europeu”

Em entrevista à Revista Business Portugal, Cristina Faria de Macedo, CEO, lembra que White and Green foi capaz, ao longo dos anos, de ser um líder em inovação, definindo tendências e com uma enorme capacidade de lançar produtos diferenciadores no mercado das bebidas vegetais. Paralelamente, a empresária destaca a aposta forte na internacionalização com a construção de uma nova unidade de produção, estrategicamente localizada no Porto de Vlissingen, na Holanda.

Cristina Faria de Macedo, CEO

O projeto White & Green deu vida ao sonho de construção de uma empresa dedicada à produção de alternativas vegetais aos lacticínios. Como e quando surgiu o projeto?
O projeto surgiu, em 2012, movido pela convicção de uma mudança dos hábitos de consumo na procura de uma alimentação mais saudável e sustentável para o planeta, para os quais não existia qualquer empresa produtora em Portugal.

Hoje em dia, a empresa sediada em Vagos é líder de mercado nacional e assume uma posição de destaque no mercado espanhol. Como descreve o percurso de crescimento e desenvolvimento da empresa, bem como o processo de internacionalização?
A White and Green foi capaz, ao longo dos anos, de ser um líder em inovação, definindo tendências e com enorme capacidade de lançar produtos inovadores no mercado das bebidas vegetais. Continuamos a investir no desenvolvimento de produtos que vão ao encontro das necessidades dos consumidores e das tendências de conversão dos hábitos alimentares e nutricionais, mantendo o foco no sabor e na competitividade.

Com uma aposta clara em soluções 100% de origem vegetal, naturais, sem lactose, isentas de glúten e repletas de sabor, a White & Green produz da Terra para o Planeta. Concretamente, que produtos contempla a White & Green, sob a marca Shoyce?
A White and Green desenvolveu a sua marca Shoyce com uma vasta gama de deliciosas bebidas vegetais, que vão ao encontro dos consumidores que pretendem uma alimentação mais saudável e sustentável. Desenvolvemos uma marca que com um vasto leque de produtos, saborosos, para todas as necessidades e ocasiões, para todos os públicos, faixas etárias e géneros.

A vossa produção tem por base uma agricultura controlada. Como descreve o processo de desenvolvimento dos produtos até estar pronto a ser adquirido pelo consumidor?
A White and Green dispõe de processo de produção totalmente verticalizado e integrado desde o grão até ao produto final. Os nossos produtos têm por base matérias-primas selecionadas de origem vegetal, de elevada qualidade, que garantem produtos saborosos, isentos de alergénios, OGM, glúten, lactose e enriquecidos com vitaminas e cálcio!

A aposta em tecnologia de ponta, num processo produtivo inovador com recurso a energias alternativas, assumindo uma produção consciente que se revela na utilização de matérias-primas locais, com vista ao fomento da produção sustentável têm sido fatores cruciais para o sucesso alcançado? Que outros aspetos vos diferenciam no mercado?
A White and Green dispõe de processo de produção totalmente inovador de tecnologia de ponta que permite extrair das matérias-primas, as suas melhores características nutricionais e um sabor delicioso. Utilizamos embalagens cujos materiais são de origem reciclada, e desenvolvemos processos de recuperação de energia e água que nos permitem implementar uma estratégia assente numa produção sustentável que respeita o planeta. As nossas matérias-primas são maioritariamente de origem nacional promovendo a economia nacional.

Apesar desta área de negócio ter registado um crescimento exponencial nos últimos anos, acredita que ainda existe uma grande margem de progressão? A inauguração de uma nova fábrica no mês de julho surge nesse contexto? Que objetivos esta nova unidade vai permitir atingir?
O mercado alternativas vegetais irá continuar a crescer exponencialmente, pois vai ao encontro das escolhas do consumidor por uma dieta de origem vegetal em alternativa a alimentos de origem animal, que respeita o planeta, e permite aos consumidores expandirem as suas opções de alimentação saudável.
O mercado do centro da Europa apresenta crescimentos exponenciais, ano após ano, a W&G decidiu fazer uma aposta muito forte na internacionalização com a construção de uma nova unidade de produção localizada estrategicamente no Porto de Vlissingen, na Holanda, apropriando-se assim das vantagens logísticas e utilizando todo o know-how de processo e produto desenvolvido, ao longo dos anos, em Portugal. Este é um movimento estratégico muito importante, com investimentos superiores a 21 milhões de euros que permitiram posicionar a W&G como um player relevante no mercado de bebidas vegetais europeu.

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