“Trabalho diariamente para dar sempre o melhor de mim”

Daniela Esteves, Administradora

A Finpartner distingue-se, das restantes empresas de contabilidade, pelo conceito diferenciado de proximidade ao cliente aliado à utilização das novas tecnologias e a uma equipa forte e comprometida, como refere Daniela Esteves, Administradora, em entrevista à Revista Business Portugal, assumindo igualmente que este é um projeto com o qual se identifica e ao qual tem muito orgulho em pertencer. 

Observando o percurso pessoal e profissional da Daniela Esteves percebemos que é uma mulher ambiciosa, que gosta de saber mais e não desiste dos seus sonhos. São características intrínsecas à sua personalidade que se moldaram às circunstâncias da vida?

Claramente que sim. Desde muito jovem, que sempre me incutiram valores como a resiliência e a responsabilidade, sempre fui ensinada a trabalhar para obter aquilo que queria e como tal entrei no mercado de trabalho muito cedo. Este facto, abriu-me os horizontes e, desde então, passei por várias experiências que me foram moldando à pessoa e profissional que sou hoje, tendo despertado em mim a vontade de procurar novos desafios e esforçar-me para melhorar todos os dias. Tenho a sorte de ter na minha vida, tanto a nível pessoal como profissional, pessoas que me desafiaram e que apostaram em mim, o que me deu espaço e vontade para crescer. 

Chegou à Finpartner como estagiária em 2013, posteriormente abraça a função de técnica de contabilidade, seguida da função de chefe de equipa, responsável de marketing, diretora operacional e em 2020, assumiu a administração. Esta nova função veio mostra-lhe que com esforço e dedicação tudo é possível?

Sim, sem dúvida nenhuma. Quando cheguei à Finpartner, há cerca de oito anos, entrei como estagiária, nessa altura estava longe de pensar que chegaria a Administradora da sociedade. É um projeto com o qual me identifico muito e ao qual tenho muito orgulho em pertencer. Foram-me colocando vários desafios, ao longo deste período, muitos deles que me retiraram da minha zona de conforto, mas que me ajudaram a chegar ao sítio onde estou hoje, o que foi seguramente fruto de muito trabalho e dedicação a este projeto. Tive, igualmente, o privilégio de ter a confiança dos sócios fundadores que decidiram apostar em mim, o que me fez prosseguir este caminho com redobrada responsabilidade e dedicação. 

Para se ser um bom líder é imprescindível estar acompanhado por uma equipa que caminhe na mesma direção e com a mesma motivação. Que tipo de liderança cultiva junto da sua equipa e clientes?

Enquanto líder entendo que só podemos ser fortes como organização tendo connosco uma equipa forte e comprometida. Eu acredito numa liderança de integração que promova sempre um ambiente colaborativo e é isso que cultivo na nossa estrutura organizacional. Para mim é importante ouvir o feedback e as ideias dos nossos colaboradores, incentivando sempre uma comunicação transparente. Através desta partilha, muitas vezes, criam-se novos projetos, nas mais diversas áreas, que beneficiam toda a organização e acrescentam valor aos serviços que prestamos. A partilha de experiências, ideias e conhecimentos enriquece-nos como pessoas e como organização pelo que o envolvimento de todos é fundamental para o crescimento que pretendemos alcançar. 

 

A partilha de experiências, ideias e conhecimentos enriquece-nos como pessoas e como organização pelo que o envolvimento de todos é fundamental para o crescimento que pretendemos alcançar

 

Qual o papel da Finpartner, empresa que representa, no alcance de uma sociedade mais equitativa? Empresas como esta têm um grande poder de mudança de mentalidade?

Hoje em dia, o papel das empresas na sociedade é fulcral para a construção de uma sociedade mais justa equitativa e sustentável e na Finpartner procuramos contribuir para esse objetivo, o que se espelha naturalmente na nossa cultura organizacional. Um dos exemplos mais presentes é o nosso recrutamento, pois trabalhamos para criar oportunidades, de forma a contribuir positivamente para a empregabilidade. Oferecemos a oportunidade de integrar no mercado de trabalho e obter acesso a formação, a qual promovemos ativamente seja através de formações internas ou externas ou mesmo financiando, como é o exemplo dos cursos de acesso à Ordem dos Contabilistas Certificados, bem como oportunidades de experiência laboral. Adaptamos o plano de formação às necessidades de cada um, através do resultado que advém de uma avaliação às características diferenciadoras e aspetos a melhorar que fazemos anualmente a todos os nossos colaboradores. Também através do processo de avaliação definimos o plano individual de desenvolvimento traçando-o de acordo com as características e ambições de cada um, direcionando-os para a área que mais se adequa ao seu perfil, isto é, uma progressão visando uma vertente mais técnica ou uma vertente de gestão. Trabalhamos, igualmente, para promover ações que envolvam todos os nossos colaboradores e que assentem no voluntariado, como foi o caso do passado dia 21 de novembro em que participamos em atividades de promoção e conservação florestal em Sintra, ou como será o caso da recolha de bens que iremos fazer em dezembro para ajudar duas instituições de solidariedade social. A sustentabilidade e a transição verde também é um dos nossos objetivos para o próximo ano. A contabilidade é muitas vezes sinónimo de papel, mas estamos a trabalhar para que possamos reduzir ao máximo esse uso, de forma a trilharmos um caminho mais eco friendly. 

Iniciou as funções de administradora em plena pandemia, o que obviamente lhe trouxe uma responsabilidade acrescida e desafios inesperados, mas existem objetivos e metas a alcançar. Quais são os seus, enquanto mulher singular e Administradora da Finpartner?

A pandemia, foi sem sombra de dúvida desafiante, pois fomos obrigados a adaptarmos às novas circunstâncias como o teletrabalho em tempo recorde. Nunca tínhamos trabalhado à distância, tínhamos uma relação com os nossos clientes de proximidade e trabalhávamos com muita documentação física. Foi decididamente um dos momentos mais desafiantes, pois tinha a preocupação constante de manter os nossos colaboradores em segurança, de garantir que a qualidade dos serviços se mantivesse e conseguíssemos ajudar os nossos clientes no momento tão desafiante como o que nos deparámos. Contudo, e apesar de tudo, foi algo que em conjunto com a minha equipa, conseguimos superar e conseguimos nos reinventar na forma de trabalhar nas ferramentas que usamos e na forma como nos relacionamos e isso só mostra o espírito de entreajuda, profissionalismo e resiliência com que todos nós encaramos o projeto Finpartner. Um dos meus lemas é tornar-me melhor, tanto a nível pessoal como profissional, todos os dias e é por isso que trabalho diariamente, para dar sempre o melhor de mim. Ainda tenho muito caminho a percorrer e muita coisa a aprender. Espero continuar a conseguir aprofundar e desenvolver os meus conhecimentos técnicos, bem como softskills, de forma a continuar a contribuir ativamente para este projeto, o qual tenho muito gosto em pertencer, poder igualmente contribuir para a evolução da equipa que me acompanha e da própria Finpartner.

You may also like...