“Trabalhamos para o fazer sorrir”

A Cliabum é uma clínica dentária localizada no centro de Ílhavo, que se distingue pela forma personalizada, familiar e atenciosa com que recebe e põe a sorrir os seus pacientes. Carla Lourenço, médica dentista e administradora, deu-nos a conhecer este projeto resultante de muito trabalho e amor à profissão.

 

Carla Lourenço, Médica dentista e Administradora

Com mais de duas décadas de atividade, a Cliabum é, sem dúvida, uma referência. Que retrospetiva faz do percurso da clínica e qual o conceito que traduz a sua identidade?

Ser uma “referência na área da Medicina Dentária” é motivo de orgulho, mas não é e nunca foi um objetivo. É consequência de muito trabalho e amor à profissão. No entanto, temos consciência, como equipa, que “ser uma referência” não foi fácil e acarreta muita responsabilidade. Não é fácil chegar ao topo, mas mantermo-nos no topo é ainda mais difícil. A Medicina Dentária mudou muito nos últimos anos e essa mudança acarreta e acarretou estudo, adoção de novos métodos de trabalho, novas formas de comunicação com os pacientes, entre os elementos da equipa, com o laboratório de prótese e com o meio envolvente. Já não executamos os atos clínicos como nos foi ensinado na faculdade. Monotonia não consta no dicionário do dia a dia da nossa clinica. Cada paciente é único, com necessidades únicas e com tratamentos específicos e individualizados. E é essa a essência da clinica. Nunca paramos, nunca paramos de aprender, de servir a comunidade em que estamos inseridos e nunca paramos de desenhar sorrisos.

 

“Temos um serviço para cada sorriso” significa que a Cliabum tem um vasto leque de serviços. Que serviços são estes e o que diferencia a clínica nos dias de hoje?

A Medicina Dentária é uma área da saúde com um vasto leque de possibilidades de atuação. É impossível um único dentista dominar todas as áreas e sub-áreas da Medicina Dentária. Assim, a clinica teve a necessidade de recrutar Médicos Dentistas para abranger todas as áreas de atuação. Sempre com o objetivo de executar atos de excelência para servir os nossos pacientes. E a “excelência” é obtida através da formação dos elementos do quadro clínico como também no investimento em tecnologia. A clinica investiu e investe em equipamento tecnológico que está a permitir passar de uma fase analógica para uma fase digital. É um processo que passa por uma curva de aprendizagem e adoção de novos protocolos de atuação.

 

Como está estruturada a Cliabum? Como é constituída a sua equipa?

A Cliabum tem como diretora clinica a Dr.ª Carla Lourenço. A sua área de atuação é em Ortodontia (aparelho de corrcção dentária), Periodontologia (doenças das gengivas e tecidos moles) e também executa atos clínicos de generalista. A equipa tem mais Médicos Dentistas. Com mais tempo de “casa” temos a Dr.ª Vânia Barros que é uma médica dentista generalista, com forte formação em Endodontia (tratamento do canal) e Dentisteria (restaurações dos dentes). O Dr. Mário Moreira é o nosso Médico Dentista cuja área de atuação é principalmente em Endodontia, todos os casos de elevado grau de exigência, nessa área, são encaminhados para ele. O Dr. Octávio Ribeiro atua na área de Oclusão (problemas de posicionamento dentário, ósseo e articular na cavidade oral), Disfunção Temporomandibular (dor orofacial e muscular) e reabilitação oral com implantes dentários. A Dr.ª Ana Paula Botto trabalha na área de Ortodontia e é doutorada na área. A aquisição mais recente é a nossa Médica Dentista estagiária Dr.ª Ana Madaíl cuja atuação é em Medicina Dentária generalista. A equipa também é composta pelas assistentes dentárias Natália Figueiredo e Céu Tavares que para além de darem total apoio clinico são responsáveis pela organização e higienização da clinica.

 

A pandemia impôs uma nova realidade às empresas. Como é que a Cliabum enfrentou os novos desafios decorrentes deste novo cenário que vivemos?

A pandemia é encarada pela nossa equipa como um desafio. Desafio ao nível da proteção individual, da proteção da equipa e ao nível da proteção dos nossos pacientes. A clinica e as clinicas dentárias, em geral, são muito seguras e com grande experiência no controlo de infeções cruzadas. No entanto, este vírus e o seu modo de propagação traduziu-se numa novidade. Porquê? O tempo de vida do vírus, no ar e em superfícies,  como o vidro, é de horas e dias. Nunca antes tinha sido descrito e identificado uma capacidade de sobrevivência tão grande fora do corpo de um hospedeiro. A qualidade do ar foi, de certa forma, negligenciada, desde sempre, pelas clinicas. Para isso, investimos em equipamentos para controlar a qualidade do ar. O ar é esterilizado, estatisticamente, num raio de 2 metros de cada equipamento e desinfetado num raio de 2 a 4 metros. Os equipamentos de proteção individual como toucas, máscaras, proteção dos pés e batas descartáveis são equipamentos que permitem a defesa dos profissionais de saúde e são essenciais para a atuação clinica nesta pandemia.

 

Qual a estratégia definida em termos de futuro para que cada cliente continue a ser especial na Cliabum? Que objetivos acalenta a médio prazo?

Apesar da transformação digital da clinica existe um elemento que não podemos descartar: a humanização das nossas atuações clinicas. Os nossos pacientes são mulheres e homens que têm necessidades e características especificas. Vamos atuar sempre de encontro a essas necessidades.  Mas a humanização não passa só pelos nossos pacientes. A nossa equipa também precisa de qualidade de trabalho e qualidade de vida. Vamos fazer um esforço para adequar os nossos horários, marcações e atuações clinicas para conseguir esse objetivo. Assim, o que realmente queremos é desenhar “sorrisos em pessoas felizes que são tratados por médicos dentistas igualmente felizes e equipa feliz”.

 

__________

Morada: Avenida 25 de abril, Esplanada Illiabum R/C | 3830-044 Ílhavo

Tel.: 932 464 798 | 913 423 933 | 234 326 439

E-mail: geral@cliabum.pt

Site: www.cliabum.pt

You may also like...