“Trabalhamos para melhorar a qualidade de vida dos limianos”

A celebrar 20 anos de atividade, a Salco – Sociedade de Administração e Limpeza de Condomínios, Lda., é a mais antiga empresa do setor a trabalhar em Ponte de Lima. José Costa, responsável, dá-nos conta dos desafios que enfrentou nestas duas décadas e da importância da sua profissão no dia a dia dos seus clientes.

“A Salco surgiu em 1998, por ocasião do boom imobiliário que aconteceu em Ponte de Lima, à semelhança do resto do país”, refere José Costa em entrevista à Revista Business Portugal. Numa altura em que as empresas de administração de condomínios eram ainda uma realidade distante, o empresário aliou esta oportunidade de negócio à sua formação em contabilidade e fundou a Salco, tornando-a na primeira empresa do setor a nascer nesta vila do Alto Minho.

Os primeiros tempos, recorda, não foram fáceis. “Ao início deparei-me com muitas dificuldades porque as pessoas não estavam sensibilizadas para a importância de existir um condomínio. Não percebiam as vantagens e achavam que era apenas mais um encargo”, explica. O desafio consistia em passar a mensagem de forma clara, para audiências muito diversificadas. “Costumo dizer que o condomínio funciona como um reflexo da sociedade, isto porque lidamos com pessoas de todas as idades, de todas as profissões, com formações completamente diferentes, de contextos muito diversos. E o administrador do condomínio tem que ter a capacidade de comunicar com sucesso com todos eles”, considera José Costa.

Hoje em dia, e após 20 anos de atividade, o responsável acredita ter a “vida mais facilitada” nesse aspeto, isto porque já existe uma relação de amizade com os clientes, muitos deles que o acompanham desde o início. “Agora as assembleias de condomínio funcionam mais como encontros anuais com os clientes. Já nos conhecemos, já sei quais são os problemas que têm e noto que as pessoas estão muito mais sensibilizadas para a importância do condomínio. No fundo, trabalhamos para melhorar a vida dos limianos”, salienta.

Fazendo a administração de cerca de 50 condomínios em Ponte de Lima, a Salco trata de tudo o que está relacionado com o condomínio e presta também serviço de limpeza aos prédios que administra, mas não só. “Alargámos o serviço a todo o tipo de limpezas, quer a domicílios, a empresas e, mais recentemente, fruto da procura turística que Ponte de Lima vive, a alojamentos locais. Este serviço de limpezas e de manutenção de edifícios foi recentemente alvo de um grande investimento, com a aquisição de uma plataforma elevatória”. De forma a rentabilizar a mesma, foi constituída a empresa Pedestal Elevado, que se dedica ao aluguer da plataforma.

O futuro perspetiva-se, portanto, muito positivo para a Salco: “já há construção de novos edifícios em Ponte de Lima, ao contrário do que acontecia nos últimos anos em que estava tudo parado. Devem estar para aparecer mais 30 ou 40 prédios novos em breve. Ainda esta semana dei dois orçamentos novos”, sublinha o empresário, acrescentando: “continuem a confiar em nós para que possamos continuar a melhora a vossa qualidade de vida”.

You may also like...