Somisis: 26 anos de dedicação, qualidade e credibilidade

Qualidade, especialidade, confiança e credibilidade. Assim, poderíamos começar por descrever a empresa que hoje lhe apresentamos. Com sede na Figueira da Foz, a Somisis disponibiliza ao mercado serviços de manutenção industrial. Em entrevista à Revista Business Portugal, António Pedro, fundador da Somisis, descreveu o nascer do negócio, a sua evolução e projetou o futuro da empresa, que completa 26 anos.

António Pedro é o mentor de um projeto que carrega consigo a experiência, o know-how e a credibilidade de mais de duas décadas. Para melhor compreender as origens da Somisis é necessário recuar ao ano de 1993, quando António Pedro decidiu envergar pela sua criação. O negócio floresceu na Figueira da Foz, numa altura em que a economia atravessa um período difícil. A adversidade não fez o empresário baixar os braços e o negócio, que inicialmente “começou com um empregado”, foi “crescendo lentamente”. Hoje, a Somisis conta com noventa “excelentes profissionais de todas as áreas”, que diariamente cumprem a principal missão da empresa: Proporcionar aos seus clientes elevados níveis de satisfação, através de produtos e serviços de qualidade, a preços competitivos excedendo as suas expectativas e promovendo a sua fidelização.

Sorte? Não, qualidade!
A Somisis dedica-se, desde a sua fundação, à prestação de serviços de manutenção industrial. Nomes como Nestlé, DOW Portugal, EDP, Fapricel, Santos Barosa, Celbi, Celtejo, ou ainda Navigator, fazem parte do vasto leque de clientes da empresa figueirense. “Trabalhamos com o Grupo Navigator há 25 anos. Foi o nosso primeiro cliente”, confessa o empresário. António Pedro reconhece que o caminho não foi fácil e só com um serviço de qualidade foi possível chegar aos grandes grupos nacionais e internacionais. “A sorte não vem por acaso. Dá muito trabalho e eu trabalhei muito para ter essa sorte”.
Na verdade, acreditamos que não é sorte. A qualidade dos serviços prestados pela Somisis tem um segredo especial, que António Pedro nos revelou em entrevista. “Conseguimos manter a confiança dos nossos clientes, através da formação de bons profissionais, capazes de dar resposta eficaz e de qualidade. Temos uma característica que nos diferencia: apostamos na formação. Esta é uma área de trabalho muito rigorosa e exigente, porque exige conhecimentos e formação técnica em diversas áreas, como a eletrónica, a hidráulica, a pneumática e a informática. Para além disso, na nossa área, não há muitas pessoas formadas. Somos nós, que através dos nossos encarregados, damos essa formação”.
António Pedro reconhece que a Somisis tem “uma equipa forte e que vive a empresa”. Dessa equipa, faz parte o filho, Pedro Gaspar, que há 23 anos vem acompanhando o trabalho desenvolvido pelo pai.

Qualidade reconhecida
Qualidade, especialidade, confiança e credibilidade são palavras chave numa empresa que assume como principal compromisso manter a integridade, o profissionalismo e trabalho em equipa, bem como os elevados padrões de qualidade de todos os produtos e serviços, promovendo a satisfação constante de todos os seus clientes. “Todos os serviços que fazemos, assumimos com uma grande responsabilidade. Procuramos, sempre, faze-los da melhor forma possível e assim satisfazer os nossos clientes”. Um empenho unanimemente reconhecido ao longo dos anos. “Na nossa área estamos muito bem vistos. Todas as empresas com que trabalhamos, gostam do nosso trabalho, o que é muito gratificante para a Somisis. Para além disso, desde 2012, somos distinguidos com o estatuto de PME Líder e PME Excelência”.

Objetivo: Evoluir e crescer
Ao longo dos 26 anos de história, e de muito trabalho, a empresa foi crescendo, adaptando e alargando a área de influência, conquistando mercado e credibilidade. António Pedro mostra-se satisfeito com o trabalho desenvolvido até ao momento e confessa ainda sentir a mesma motivação do início do projeto. “Ainda há mais para conquistar. Conquistamos um nome a nível nacional, as empresas acreditam no nosso trabalho e isso é meio caminho para continuar a evoluir”.
Ester Gaspar assume a gestão financeira da Somisis e, em confidencia, garante que a empresa está “bem de saúde. O balanço do último ano foi muito positivo. No primeiro trimestre de 2019 tivemos melhores resultados do que os obtidos em igual período do ano passado. Por isso, acho que 2019 vai superar as nossas expectativas”. Perspetiva-se um futuro longo e de crescente sucesso para a Somisis e o objetivo a atingir está bem definido: “O objetivo é que a empresa cresça. Estagnar não é a melhor opção. É como no futebol, quando jogamos para o empate, perdemos a vitória”.

You may also like...