SLI Audiovisuais: O backstage de um espetáculo

Jair Sagradas é a cara da empresa SLI Audiovisuais. Com 21 anos de experiência no ramo, o responsável e técnico de som partilha com a Revista Business Portugal um pouco do seu negócio, os desafios que enfrenta, a relação com a sua equipa e os planos para o futuro.

“O mundo dos audiovisuais não é fácil, dá muito trabalho e tem de se gostar realmente do que se faz”, é desta forma que Jair Sagradas, dono da SLI Audiovisuais, apresenta aquele que é o seu mundo, todos os dias, nos últimos 21 anos. Começou com outra empresa, mas há 15 anos criou aquela que hoje é a empresa dos seus olhos e pela qual trabalha arduamente diariamente – a SLI Audiovisuais.
O nome – SLI- é escolhido precisamente pelas três vertentes que trabalha: o som, a luz e a imagem. “Nunca quis colocar o meu nome como nome da empresa. Acho que isso acaba por ser um erro, porque é aliar um trabalho a uma cara, quando o que fazemos não resulta se não for feito em equipa. Felizmente, eu sou conhecido pelo trabalho que faço com os que trabalham comigo e não por causa de ter o meu nome na empresa”, afirma Jair Sagradas.
Responsável por uma equipa de técnicos especializados em som, luz e imagem, Jair Sagradas não esconde o amor que tem pelo negócio que tem vindo a desenvolver nos últimos tempos. “Gosto mesmo muito do que faço e tento fazê-lo com toda a seriedade e profissionalismo possível”. Com o trabalho que tem apresentado em todos os sítios em que marca presença, o dono da SLI afirma que a sua empresa tem vindo a crescer e a tornar-se numa das referências da área. “Eu sinto que Portugal já tem mais respeito por esta empresa, já lhe reconhece o mérito que merece”.

Os serviços
A SLI Audiovisuais disponibiliza uma grande diversidade de serviços para os seus clientes. “Nós fazemos os mais variados trabalhos diariamente, que acabam por se completar”, diz Jair Sagradas. Pode, então, dispor de aluguer de equipamentos, montagem de equipamento, pré programação de iluminação e desenho técnico, serviços técnicos tanto para live como para corporate, equipamento personalizado, gravação de clips ou auditoria visual.
O técnico e responsável pela SLI explica-nos que todos os trabalhos são estudados ao pormenor e que nada é realmente feito sem antes os seus clientes aprovarem o desenho e o projeto efetuado pela equipa de especialistas de planeamento 3D. “Nós quando vamos para a rua, temos sempre o cuidado de fazer um projeto em 3D, para apresentar ao artista, à banda, ao promotor. Assim, quando chegamos ao local, todas as pessoas envolvidas sabem de que forma vai ser tudo montado”, explica.
Para além dos live, o dono da SLI refere que os trabalhos desenvolvidos para os corporate são, também, muito importantes para a sua empresa. Embora não exijam tanto a nível de equipamentos como os espetáculos que realiza, são uma peça fundamental para dar a conhecer os seus técnicos, os seus serviços e o seu trabalho. “A minha equipa anda sempre muito bem identificada e estes trabalhos acabam por nos dar a conhecer. São eventos mais simples, que tem uma necessidade diferente de material, mas que acabam por nos preencher a agenda na chamada época baixa”, confidencia.

A equipa
Para Jair Sagradas, a sua equipa é família. Não existem hierarquias impostas, estão todos de igual para igual, porque “só assim se consegue trabalhar bem”. Dispõe de pessoas que são especializadas em som e imagem das quais se orgulha todos os dias. “Eu tenho uma equipa muito boa, são pessoas muito profissionais, apaixonadas pelo que fazem e, acima de tudo, leais”, comenta.
Cultivar boas relações é o lema de trabalho na SLI Audiovisuais. Tanto dentro da empresa como fora, o importante é conseguir chegar ao outro de forma honesta e sincera. “Só assim conseguimos andar para a frente. Ter um bom ambiente de trabalho e criar boas e honestas impressões é, sem dúvida, o mais importante”.

Futuro
Jair Sagradas tem 21 anos de trabalho na área do audiovisual e, por essa razão, já conta com as mais variadas experiências no currículo, como ser técnico de som do Tito Paris, do Badoxa, da Yasmine e do DJ Télio, ou ter sido responsável por vários eventos musicais, um pouco por toda a África.
Com essa bagagem, o gerente da SLI Audiovisuais, sabe que todos os passos que dá têm de ser estudados e planeados, pois a área em que trabalha muda rapidamente e, por essa razão, gosta de ter todos os seus planos bem estruturados.
Para o futuro, Jair Sagradas quer continuar a fazer parte de projetos que o desafiem e o façam crescer a nível pessoal e profissional. Quer, também, continuar a ter uma equipa coesa e forte para enfrentar qualquer adversidade. Para o dono da SLI, o futuro passa, essencialmente, por trabalhar ao máximo e não olhar para trás.

You may also like...