SISPROD: uma empresa ibérica

Com quase cinco anos de existência, a SISPROD é uma empresa representante das principais marcas fabricantes de máquinas para a Indústria Electrónica, em regime de exclusividade. Após mais de uma década de sucesso em Portugal, fruto de um projecto anterior, o mercado Espanhol foi uma prioridade desde o início da empresa e neste momento já representa uma fatia bastante importante do volume de negócios da SISPROD, que irá ultrapassar este ano os dois milhões de euros.
A SISPROD tem na sua base uma equipa de três pessoas, Ricardo Lopes, Artur Oliveira e Judite Mendes que, saídos em 2012 de um projeto na mesma área de negócio, decidiram abrir a SISPROD no dia imediatamente a seguir. “Esta empresa iniciou atividade no dia 1 de janeiro de 2013. Começámos a trabalhar exatamente com as mesmas marcas que já representávamos no projeto anterior, os mesmos clientes, mas decidimos avançar para o mercado Espanhol, já que é um mercado cinco vezes maior que o Português e que cresce a uma velocidade superior”. Durante os três anos que se seguiram, a equipa era formada apenas pelos três elementos fundadores, cuja função foi, sem descorar o que tinham conseguido no mercado Luso, dar a conhecer a empresa em Espanha. “Fazíamos muitas visitas a potenciais clientes naquele mercado, fomos sempre muito bem recebidos, embora sem grandes frutos numa fase inicial como já seria de esperar. Deparamo-nos como é óbvio, com a resistência natural pelo facto de sermos pouco conhecidos por aquelas bandas, assim como o facto de todas essas empresas já terem fornecedores de equipamentos habituais e de longa relação, a maioria deles Espanhóis. Paulatinamente, fomos conseguindo provar a qualidade dos nossos productos e sobretudo do nosso serviço, que é algo que nos diferencia da forte concorrência”. Uma das principais apostas para dar a conhecer a Sisprod ao mercado Espanhol, a empresa, para além do que já foi mencionado, apostou fortemente em expor na maior feira Ibérica, em Madrid, a Matelec, feira bianual em que a Sisprod tem participado na máxima força.
A forma de se relacionar com os clientes e o regime de exclusividade dos seus produtos são dois elementos distintivos da SISPROD. “Quem é alheio a este negócio vem à SISPROD à espera de encontrar uma PME daquelas em que se trabalha sempre atrás de um computador, mas aqui não é assim. Sem sairmos à rua, o nosso trabalho não se faz. Somos nós quem tem de ir à procura do cliente, de mostrar que conhecemos as suas necessidades e, sobretudo, que temos a melhor solução para resolver os seus problemas. Costumo dizer que a concorrência tem bons produtos e trabalham bem, no entanto nós somos melhores e é esta a diferença que impomos a nós próprios. Em complemento, damos preferência a representações em regime de exclusividade, sendo o nosso catálogo constituído maioritariamente por representações exclusivas quer em Portugal como em Espanha. Só aceitamos trabalhar assim, porque traz vantagens a todos os intervenientes. Dessa forma, tanto Clientes como Fornecedores sabem que nos vamos esforçar por eles e por fazer um bom trabalho, colocando o foco principal num profundo conhecimento desses mesmos produtos quer ao nível comercial como ao nível técnico. Em verdade, aumenta significativamente a nossa responsabilidade quando nos dedicamos a 100 por cento aos produtos e marcas em que acreditamos e os quais escolhemos após um processo de selecção rigoroso, o que nos garante uma maior ligação de confiança com o cliente, já que o compromisso com eles começa muito antes, quando elegemos aquilo que lhes vamos propor como solução, já que estes produtos representam um investimento bastante elevado, pelo que o cliente procura uma empresa que lhe dê garantias de qualidade, quer na compra dos equipamentos, quer na assistência técnica”.
Os equipamentos que a SISPROD comercializa servem para produzir Circuitos Electrónicos. O processo que passa pela montagem de componentes em placas – PCB’s – quer em processo SMD como THT tem como objectivo final a obtenção de hardware previamente desenvolvido para uma determinada aplicação. Na Península Ibérica, a indústria automóvel é um exemplo de uma área que está sempre na vanguarda dos processos mais atuais. “Dispomos de vários tipos de equipamentos, desde aqueles que são fundamentais para a produção de circuitos electrónicos, Printer, P&P, Fornos, Inspecção Óptica, Soldadura THT, Manipulação, como outros de cariz mais opcional, sejam os de Limpeza, Raio X, Reparação, Cablagens, Deposição de Fluidos, Armazenamento Inteligente e em condições extremas, etc…. São máquinas que integram tecnologia de ponta e que permitem tempos de produção bastante rápidos”. Para além destes a Sisprod comercializa ainda toda uma gama de produtos acessórios e consumíveis dedicados à Indústria Electrónica. “Também vendemos postos de trabalho, indumentaria, pisos e todo o tipo de material ESD de forma a garantir que os locais e pessoas estão protegidos contra a electricidade estática de forma a não danificar os componentes eletrónicos”.
A evolução do mercado tem sido muito positiva e em cinco anos a SISPROD consolidou a sua presença no mercado Ibérico, tendo usufruído de um incentivo a um projecto de internacionalização no âmbito do Portugal 2020, incentivo esse concedido devido a uma classificação acima da media do projecto pela Sisprod apresentado, a tal ponto que já conta com mais três elementos na equipa – Engenheiros Electrotécnicos que têm por função viajar por todo o mercado garantindo uma maior proximidade com os clientes e a sua integral satisfação. “No ano passado ultrapassámos a marca de um milhão e meio de euros de faturação e este ano já alcançamos os dois milhões, sendo que já temos em carteira mais de meio milhão de euros para o ano de 2018. A evolução tem sido fantástica e o que queremos é continuar a crescer, tanto em quantidade como em qualidade, e para isso, muito tem contribuído a nossa aposta num plano de gestão de qualidade implementado há dois anos com base na norma ISO9001/2015, tentando garantir dessa forma as boas práticas fundamentais ao estrito cumprimento dos maiores desafios que os nossos clientes e esta indústria nos solicitam dia após dia assim como à conquista absoluta do mercado Ibérico”.