Setúbal: Município participado

Maria das Dores Meira, Presidente do Município

Com uma forte aposta no empreendedorismo e nos empreendedores, o Município de Setúbal tem beneficiados os seus munícipes com políticas municipais de atração de investimento e desenvolvimento económico que já começam a dar frutos. Sobre os seus incentivos, conversamos com Maria das Dores Meira, presidente do Município.

 

Começo esta entrevista por lhe pedir que apresente Setúbal aos nossos leitores.

Setúbal é a cidade capital do concelho com o mesmo nome onde habitam perto de 130 mil pessoas. Somos conhecidos pelas nossas paisagens, praias e gastronomia, mas também por sermos terra de trabalho. Conjugamos, no mesmo território, duas realidades distintas: por um lado, temos duas áreas naturais de grande importância, o Parque Natural da Arrábida e a Reserva Natural do Estuário do Sado, por outro, temos aqui algumas das maiores empresas do país geradoras de parte substancial do PIB nacional. Temos enorme orgulho na nossa forte identidade cultural e social e, por isso, gostamos de nos afirmar autonomamente no contexto da grande Área Metropolitana de Lisboa.

Maioritariamente reconhecida pela sua vertente turística, Setúbal é muito mais do que a ligação a Tróia, as praias da Arrábida a e terra de Bocage. Quais os pontos de passagem e vista obrigatória?

Setúbal tem muito para ver. Indicar alguns pontos de visita significa deixar muito de fora. Para uma visita rápida à cidade e ao concelho é obrigatória a passagem pelo centro da cidade, com o seu extraordinário centro histórico, a começar na Praça do Bocage, e uma das mais bonitas avenidas de Portugal, a Avenida Luisa Todi. Depois, é obrigatório visitar a Fortaleza de São Filipe e dali apreciar a extraordinária paisagem da que é uma das mais belas baías do mundo, passar pelas praias da Arrábida e pela serra, de onde se pode usufruir do que será, seguramente, uma das mais belas paisagens do mundo. Aconselho também uma visita ao Moinho de Maré da Mourisca para assistir ao pôr do sol ou observar aves e, claro, a experimentar a nossa gastronomia recheada de bom peixe, choco frito e extraordinários vinhos.

Nesta edição falamos de municípios empreendedores e promotores de empreendedorismo. Que programas de apoio tem o Município nesta área?

A Câmara Municipal de Setúbal tem procurado ativamente novos investimentos nos mais variados setores para fortalecer a economia local. Temos colhido bons resultados dessa prática, com o fortalecimento, nos últimos anos, em especial, do nosso setor turístico. O crescimento da procura tem sido notável, o que é comprovado pelo aparecimento, constante, de novos negócios na área da restauração e do alojamento, a par da recuperação, por estrangeiros (e não só) que escolheram aqui fixar-se, de património habitacional degradado e há muito abandonado. Para que conseguíssemos gerar esta procura precisámos, previamente, de fazer consideráveis investimentos públicos na qualificação urbana do concelho, renovando vias rodoviárias e praças, apostando em arte pública, apostando na criação de novos e qualificados equipamentos culturais cuja oferta constitui hoje forte atrativo. Paralelamente, agilizámos o funcionamento da máquina administrativa da câmara municipal de forma a dar respostas mais rápidas a quem nos procura para investir. Posso, assim, dizer, que toda a nossa atividade quotidiana constitui um programa de apoio ao desenvolvimento, com uma visão integrada das necessidades de um concelho que, por demasiado tempo, foi olhado com alguma desconfiança. Hoje somos procurados para os mais variados investimentos, temos uma procura turística como nunca tivemos. Posso dizer que hoje há uma enorme confiança em Setúbal que permite que o concelho se desenvolva cada vez mais.

O NNIES – Ninho de Novas Iniciativas Empresariais de Setúbal é um equipamento municipal criado e pensado para acolher novos projetos no setor empresarial. Como surge este projeto?

Este projeto surge da necessidade de criar um espaço onde novas empresas, em fase de arranque, possam iniciar a consolidação da sua atividade. Funciona nas galerias do Mercado do Livramento, num espaço que requalificámos, propositadamente, para esta finalidade e onde estas novas empresas podem instalar, em salas com todas as condições, os seus serviços durante um período limitado e com rendas controladas.

E como tem sido a recetividade e adesão dos empreendedores setubalenses a esta iniciativa?

A recetividade tem sido muito boa. Temos um conjunto diversificado de empresas ali instaladas que beneficiam das excelentes condições que são colocadas à sua disposição, entre as quais um auditório, salas de reuniões, serviços comuns de apoio e, claro, da possibilidade de trabalhar num dos mais famosos mercados do mundo.

A fixação de novos negócios na região acopla outras consequências, também elas positivas para Setúbal, nomeadamente fixação de população, criação de novos postos de trabalho e, consequentemente, maior riqueza…

Sim, e isso tem sido muito evidente no nosso concelho. A mudança de perceções em relação a Setúbal, fruto de um trabalho continuado, tem contribuído bastante para a fixação de novos negócios. O ambiente económico e social que se vive hoje, a par das extraordinárias condições que aqui temos, contribui decisivamente para atração de investidores, mas também para que aqueles que aqui sempre viveram comecem a apostar mais na sua terra. Claro que esta transformação se deve, essencialmente, aos agentes económicos que acreditaram em Setúbal, mas deve-se também ao esforço continuado que temos feito para criar melhores condições a quem aqui se queira fixar, para melhorar a cidade, para que seja bom viver aqui. Depois, há que destacar que temos excelentes acessibilidades que nos ligam à capital e ao seu aeroporto em meia hora, temos um dos mais importantes portos comerciais do país e temos um tecido económico e empresarial importantíssimo que, só por si, gera também maior atratividade. Tudo isto acompanhado de disponibilidade de espaço para instalar mais negócios, mais empresas e todo um setor turístico em desenvolvimento, mas com muito ainda para explorar.

 

Quais as áreas que mais procuram este apoio municipal? Quais as áreas de atividade com maior incidência na região?

Setúbal é hoje procurada para muitas coisas. Desde a instalação de novos estabelecimentos hoteleiros a grandes empreendimentos na área da náutica, assim como grandes empresas atraídas pelas nossas excelentes acessibilidades e centralidade na área metropolitana de Lisboa, além do facto de sermos também a porta de entrada no grande Alentejo.

 

E o futuro, por onde passa?

O futuro está em Setúbal.

 

You may also like...