São Bartolomeu de Messines, no centro do Algarve

Carla Benedito é a presidente desta Junta de Freguesia e foi com ela que estivemos à conversa por forma a conhecermos um pouco mais da terra natal do poeta João de Deus.

Pedia que começasse por fazer uma apresentação desta sua freguesia…
A nossa freguesia, geograficamente, situa-se no centro do Algarve. Estamos entre o mar e o início da serra, estamos mesmo na fronteira. Geograficamente, estamos muito bem situados e somos a maior freguesia do Algarve, com 250 quilómetros quadrados de área. Temos cerca de oito mil habitantes e uma população bastante envelhecida. Messines é conhecida por ser a terra natal de várias personalidades, é uma vila que tem história e faz parte da história do Algarve. Saliento João de Deus, que é uma referência nacional, é o único algarvio no Panteão Nacional. Este ano celebramos 190 anos desde o seu nascimento e, por isso, vamos ter um ano recheado de atividades em sua homenagem. Nesta freguesia tivemos também o Remexido, que foi um guerrilheiro importante na história do Algarve. Quanto a pontos de interesse, posso enumerar a Casa Museu João de Deus, a Igreja da Nossa Senhora da Saúde, a Igreja Matriz de São Bartolomeu de Messines e o Museu do Traje e das Tradições.

E as gentes daqui como são?
O povo de Messines sabe bem receber e, por isso, fazemos aqui a nossa Semana Gastronómica, em novembro. Aí damos a conhecer a nossa gastronomia e pratos típicos como os milhos com carne de porco e as sopas bastante fortes. A verdade é que São Bartolomeu de Messines é também muito visitada por pessoas que gostam de fazer caminhadas e passeios pedestres. Nesse sentido, como temos a via algarvia que atravessa parte da nossa freguesia, acabamos por ser um bom destino para quem procura esse tipo de experiência conjugada com segurança, bem-estar, tranquilidade e boa comida.
São Bartolomeu de Messines também é atravessada pela autoestrada e conta com a presença de zonas industriais…
Nós já temos duas zonas industriais e isso deve-se à nossa situação geográfica. Estamos mesma à saída da autoestrada, temos os caminhos-de-ferro, temos o IC1 (estrada principal que liga o Algarve ao resto do país). Estamos contemplados com duas zonas industriais, que se encontram neste momento em expansão.

E a laranja continua a ter muita expressão?
Sim, se dermos uma volta aqui na nossa vila, principalmente pelo barrocal, vemos que estamos rodeados de laranjeiras. Temos muitos pomares no nosso território e claro que essa é uma das principais atividades económicas de São Bartolomeu de Messines.

Sente que a laranja é um ponto cada vez mais forte, que eleva o nome de Silves? Por exemplo, sobre esta Rota da Laranja, o que é que se espera?
Nós esperamos que a Rota da Laranja divulgue a nossa laranja, claro, e toda a zona onde é produzida. Acho que era muito interessante, também, as pessoas que vêm, experimentarem apanhar laranjas, por exemplo, acho que era uma experiência única. A juntar a isso temos o cheiro das laranjeiras, que só por si resultam num momento muito agradável.

Sabemos que a presidente tem enormes compromissos para com os seus fregueses. Quais são os principais projetos de que pode falar?
Costumamos fazer a Festa das Tradições, que geralmente é no final de agosto. Temos a Semana Gastronómica, em novembro, o nosso mercado mensal (que agora conta com um novo espaço) e posso dizer que esse mercado, que se realiza na última segunda-feira de cada mês, atrai muita gente e mantém viva a tradição trazendo muitos visitantes à nossa vila. Fomos os pioneiros na edição do Mercado da Terra, com o intuito de aproximar quem vende e quem compra, divulgando os produtos locais. Este Executivo está empenhado em defender os interesses e a identidade da nossa freguesia, com uma gestão competente, atendendo às necessidades dos residentes, comércio local, associações e coletividades.
Quais são os principais desafios, atualmente, para a presidente? Quais são as principais necessidades da freguesia?
Uma coisa que me preocupa muito são as pessoas de mais idade que moram sozinhas. Infelizmente, temos muitas pessoas nessa situação e penso que este apoio de proximidade que a junta de freguesia presta é de uma enorme importância para este grupo de habitantes. Por isso sim, a parte social é atualmente a minha maior preocupação e espero poder arranjar mais soluções nesse sentido.

Qual a mensagem/convite que quer deixar aos nossos leitores?
Não podem deixar de visitar São Bartolomeu de Messines. Nós temos muitos monumentos, várias ermidas e igrejas. A nossa gastronomia também é muito boa e temos vários restaurantes recomendados aqui na zona. A nossa Barragem do Funcho, é o maior espelho de água da zona, onde podemos realizar agradáveis caminhadas e momentos de lazer em família. Realmente nós somos uns sortudos por vivermos nesta freguesia e termos esta qualidade de vida, difícil de encontrar noutras paragens.
Visitem a nossa freguesia e descubram toda a nossa riqueza.

You may also like...