RPL Clima: Um serviço profissional para profissionais

Este ano a RPL Clima regista um importante marco: foram finalmente distinguidos com o prémio PME Líder, pelo qual estão de parabéns.
A empresa, fundada em 2000, está orgulhosa por este facto. Rui Lopes, administrador, revelou que o prémio os faz ambicionar mais já para o próximo ano, nomeadamente serem PME Excelência. Têm os números, um staff preparado e até mudaram de instalações recentemente para uma área mais ampla dentro da Zona Industrial de Vilamoura, Algarve. Todos os fatores apontam para a concretização desse objetivo.
Questionado se o prémio traz benefícios para a empresa ou se é mais uma questão de orgulho, o administrador admitiu tratar-se de ambos os aspetos. “A RPL quer estar sempre nas bocas do mundo pelas melhores razões e acho que quer PME Líder ou PME Excelência são o caminho certo. Temos e queremos estar entre os melhores”.
O setor onde se insere a RPL Clima é bastante específico. É uma empresa de comércio “puro e duro” de peças de ar condicionado automóvel para os profissionais da área. Trabalham com oficinas ou com casas de peças, não fornecem a privados. É do conhecimento de Rui Lopes que existem firmas que vendem diretamente ao público com os mesmos descontos que vendem às oficinas para revenda. O administrador é completamente contra esta política. De facto, afirma que “a RPL orgulha-se de não vender a particulares e vender exclusivamente aos reparadores dos carros”. Operam em todo o tipo de veículos, independentemente da marca do mesmo, como ligeiros, pesados, agrícolas e industriais. Por volta do ano de 2006 iniciaram um novo segmento: o transporte de refrigeração.
A concorrência não é uma preocupação, pelo contrário, é bem-vinda e há mercado para todos, revelou o nosso entrevistado. “A nossa vantagem é termos começado primeiro que os outros, somos líderes no mercado neste segmento”.
Questionado acerca dos fatores que originam o seu sucesso, respondeu-nos que o principal é a sua equipa. “Atualmente, uma empresa para estar bem no mercado e ter prestígio tem de ter uma equipa muito forte por detrás. Tenho uma equipa fantástica, só assim é possível manter este nível”.
Porém, também há fatores prejudiciais ao sucesso. O poder local e estatal não apoiam o empreendedorismo. A burocracia, por exemplo, em nada facilita a atividade da empresa. Outra questão, como expôs Rui Lopes, é “a RPL clima estar presente numa Feira de Madrid, como esteve, e não teve acesso ao programa Portugal 2020”. O empresário foi confrontado com “o facto de as empresas sediadas no Algarve não estarem abrangidas pelo programa, porque, segundo as entidades competentes, é uma zona do país onde se ganha mais per capita”. Portanto, reitera, “há apoios de um lado, mas não há do outro”.
Sem nunca largar as bases do mercado português, que lhe dá sustentabilidade e credibilidade, a RPL, através da sua sucursal Automotive Parts, procura outros mercados dentro da Europa, onde já têm alguns pontos de venda. Inclusive têm a sua própria marca: RPL Quality, com um preço competitivo.
Para o futuro, pretendem manter o ritmo a nível nacional, crescer na exportação e estar presente nas principais feiras do setor. Acima de tudo, crescer de forma sustentada.